Buscar

Formação e Desenvolvimento de Coleções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
Avaliação II – Individual
1-O desenvolvimento de coleções é essencial no controle de crescimento do acervo, bem como na racionalização dos recursos. O planejamento inclui as etapas de seleção, aquisição, desbastamento e avaliação de acervos. Sobre os documentos e processos que envolvem o desenvolvimento de coleções, analise as sentenças a seguir:
I- A Política de Desenvolvimento de Coleções deve ser um documento suficientemente flexível para que sejam incluídas e excluídas informações referentes ao acervo.
II- A etapa de aquisição é um processo puramente administrativo.
III- A seleção de obras para o acervo deve ser realizada individualmente e, exclusivamente, pelo bibliotecário.
IV- O desbastamento do acervo só é recomendado quando a biblioteca começa a ter problemas de espaço na inserção de novas obras no acervo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A-As sentenças I e II estão corretas.
B-As sentenças II e III estão corretas.
C-As sentenças I e IV estão corretas.
D-Somente a sentença III está correta.
2-Com o passar do tempo, a divisão entre Biblioteconomia e Documentação se tornou cada vez maior. Atualmente, é possível perceber que há fronteiras que delimitam essas três áreas. A Biblioteconomia possui seus objetivos ligados à administração e à organização de bibliotecas, à seleção, à aquisição e à organização da informação contida em determinado suporte. Sobre os diversos critérios de seleção de materiais bibliográficos existentes, assinale a alternativa INCORRETA:
A-Quanto ao critério da cobertura/tratamento, os assuntos e os aspectos importantes contidos na obra devem ser tratados adequadamente, cobertos em detalhes e não superficialmente, sempre respeitando o público-alvo da biblioteca.
B-De acordo com o critério do usuário, o nível de vocabulário deve estar em conformidade com o tipo de usuário.
C-Segundo o critério da relevância/interesse, o material selecionado precisa ser relevante para os usuários, para, assim, despertar seu interesse e se conectar a partir de suas experiências prévias.
D-O critério atualidade implica que a obra deve conter informações atuais, em especial no que se refere à ortografia.
3-Com relação aos conceitos, o processo de seleção está relacionado às etapas da seleção, incluindo o trabalho da comissão de seleção – aquela que decide sobre os itens que serão incorporados ao acervo e elabora a lista de itens aprovados para serem inseridos conforme os critérios estabelecidos na política. Com base no contexto exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A política de seleção é o documento onde são apresentadas as responsabilidades de cada integrante do processo de seleção (bibliotecários e comissão de seleção).
II- Uma vez que o processo de seleção tem a função de composição do acervo junto à missão institucional, tendo como responsável o bibliotecário para essa tomada de decisão, há a necessidade de se estabelecer diretrizes básicas para essa tomada de decisão.
III- Estabelecer critérios de seleção é uma tarefa individual e sugestiva que deve ser realizada pelos profissionais sempre pensando na comunidade que será atendida.
IV- A seleção deve ser realizada em grupo, por meio de comissões criadas especialmente para isso e compostas por membros da comunidade usuária e pelo bibliotecário e profissionais envolvidos. Assinale a alternativa CORRETA:
A-Somente a sentença II está correta.
B-As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C-Somente a sentença III está correta.
D-Somente a sentença I está correta.
4-A aquisição é uma das etapas que acontece após a seleção dentro do processo de desenvolvimento de coleções e, neste sentido, compreende a compra, doação e permuta/negociação de materiais informacionais. Sobre o processo de aquisição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Figueiredo (1998) afirma que a aquisição é um processo de implementação de decisões da seleção por intermédio da compra, doação e permuta dos documentos.
( ) Para Evans (2000) o processo de aquisição engloba a localização e a aquisição de materiais considerados como apropriados para a coleção.
( ) Conforme Lima e Figueiredo (1984, p. 145), a aquisição é o “processo de agregar itens a uma coleção por meio de compra, doação ou permuta.”
( ) Para Miranda (2007) a aquisição ocorre por três modalidades: compra, permuta e doação.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-F - V - V - V.
B-V - V - V - F.
C-V - F - F - V.
D-V - V - V - V.
5-De uma maneira geral, o desenvolvimento de coleções incluirá a avaliação das necessidades dos usuários, a avaliação da coleção atual, a determinação da política de seleção, a coordenação da seleção de itens, o “desbastamento” e a armazenagem de partes da coleção, e o planejamento para compartilhamento de recursos.
Considerando o que o desenvolvimento de coleções compreende, assinale a alternativa CORRETA:
A-Uma política informacional da biblioteca.
B-Um processo que determina prioridades para circulação de documentos.
C-Uma política de avaliação do acervo.
D-Um processo de planejamento e de tomada de decisão.
6-Atualmente, o bibliotecário é tido como o gestor da informação, de recursos humanos, de recursos financeiros, da infraestrutura e dos processos que executa frente às atividades diárias da sua profissão. Acerca do processo de aquisição de materiais em uma biblioteca, assinale a alternativa INCORRETA:
A-O nível de complexidade das atividades de aquisição varia conforme as características das instituições onde ocorrem.
B-O controle patrimonial do acervo é atividade inerente ao processo de aquisição.
C-Usar sistema de classificação com adaptações ou expansões adequadas à área de atuação da biblioteca é fundamental no processo de aquisição.
D-Cabe à equipe de aquisição a organização de arquivos com os documentos referentes aos processos de compra, doação, permuta, descarte e transferência de documentos, bem como de falhas e demandas não atendidas.
7-O desbastamento é definido como um processo pelo qual se exclui do acervo ativo, títulos e/ou exemplares, partes de coleções, quer para remanejamento, descarte ou conservação (restauração). Sobre o desbastamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O desbastamento é um processo contínuo e sistemático, para conservar a qualidade da coleção, ocorrendo sempre devido à necessidade de um processo constante de avaliação da coleção.
( ) O desbastamento deve ser feito de acordo com as necessidades da Biblioteca e com o julgamento da Comissão da Biblioteca num prazo que varia entre três a cinco anos.
( ) O desbastamento é a retirada de forma definitiva de materiais que não possuem mais motivos para continuar no acervo.
( ) O desbastamento é definido como o processo onde o material desatualizado ou inadequado – após ser criteriosamente avaliado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V - V - F - F.
B-V - F - F - V.
C-V - V - V - F.
D-F - V - V - V.
8-Muitas vezes, o desbastamento do acervo é realizado sem o auxílio de uma política de desenvolvimento de coleções bem definida. As atividades de remanejamento e descarte são realizadas à medida da necessidade, sem que diretrizes previamente planejadas sejam seguidas. Sobre a principal consequência dessa prática, assinale a alternativa CORRETA:
A-O desenvolvimento desigual da coleção, com algumas áreas ampliadas sem necessidade, enquanto outras minguam por falta de materiais.
B-A perda de apoio institucional, com a diminuição da provisão de recursos financeiros para aquisição.
C-O desinteresse paulatino dos usuários pela coleção, uma vez que os materiais que mais lhes interessam são sistematicamente retirados do acervo.
D-O aumento da aquisição de obras digitais na biblioteca, garantindo a manutenção do espaço físico disponível.
9-Todo o serviço pensado e criado para a comunidade deve ser baseado em seu estudo prévio visando adquirir conhecimento para saber como agir e garantir a plena utilização do que se aprendeu sobre a comunidade. Os estudosde comunidade garantirão que se tenha o conhecimento objetivo sobre a realidade de um determinado grupo social. Sobre os métodos para obtenção desses estudos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Levantamento indireto.
II- Levantamento direto da situação.
III- Combinação do levantamento indireto e o direto.
( ) Pode-se dizer que utiliza os documentos que puderem ser consultados e obtidos, complementando-os e os atualizando por intermédio da busca direta de novos dados.
( ) Pode-se dizer que a partir de documentação existente como relatórios, dados estatísticos, monografias, entre outros.
( ) Pode-se dizer que por meio de questionários, entrevistas e observações no local.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-I - III - II.
B-III - I - II.
C-II - III - I.
D-III - II - I.
10-Em uma atividade de rotina de reposição de livros nas estantes, o auxiliar de biblioteca identifica um livro em péssimo estado de conservação. Considerando a situação, acerca do que uma biblioteca deverá fazer, analise as sentenças a seguir:
I- Descartar o livro imediatamente e dar baixa no setor de registro.
II- Retirar o livro da estante e enviá-lo para o setor de desbastamento.
III- Substituir o livro imediatamente por outro disponível no setor de desenvolvimento de coleções.
Assinale a alternativa CORRETA:
A-As sentenças II e III estão corretas.
B-As sentenças I e III estão corretas.
C-As sentenças I e II estão corretas.
D-Somente a sentença II está correta.

Outros materiais