Buscar

Estudo de caso-Saúde e bem estar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo dados coletados pela OMS (abud MAG,2022) e (Neves,2019) as principais causas de mortalidade no mundo mediante a enfermidades são: Doenças Cardiovasculares, Câncer, Doenças Respiratórias, infecções de vias áreas superiores, Doenças de Alzheimer e outros tipos de demência, Doenças digestivas, Morte Neonatal, Doenças Diarreicas, Diabetes e doenças no fígado. 
	Algumas medidas que podem reduzir os riscos e que se mostram eficazes em casos de doenças cronicas são: Suspensão da Nicotina, Alimentação mais saudável e equilibrada com restrição do sal no preparo de alimentos, consumo de Frutas e vegetais, Práticas de atividades físicas regulares, consumo moderado de álcool, evitar o excesso de peso, Priorizando a criação de políticas governamentais que corroborem para a construção de um ambiente propício a uma vida saudável, Outrora caso haja a necessidade o uso medicamentoso para a contensão da Diabetes, Hipertensão e Hiperlipemia (OPAS,2019).
	Compreende-se que as doenças crônicas não transmissíveis são desenvolvidas ao longo da vida de forma gradativa e silenciosa, afetando a qualidade de vida do indivíduo. Algumas das principais DCNT são: Doenças Cardiovasculares, colesterol alto, doenças respiratórias, hipertensão, câncer, diabetes. Sendo assim Alguns fatores de riscos que podem aumentar as taxas de mortalidade ou o respectivo agravamento das mesmas, tais como: Obesidade, doenças congênitas, doenças genéticas, comorbidades, alimentação inadequada e consumo inadequado de álcool ou Nicotina (Bueno, 2019).
	Já no âmbito escolar é raramente presentes sintomas inerentes às DCNT, mas não garante que os jovens e crianças não estarão sujeitos ou protegidos dos fatores de risco ou em situações de morbidez ao longo da vida. Muitos desses distúrbios orgânicos que acorrem na idade adulta podem ser prevenidos e minimizados se hábitos saudáveis fossem permeados durante as idades mais precoces. (Guedes, 1999) Entende-se que as instituições de ensino podem agregar ao seu repertório educacional para aumentar a dinâmica de prevenção contra as DCNT, sendo algumas delas: Práticas de atividades físicas, melhorando a saúde, bem-estar, controle de obesidade e índice glicêmico, diminuição do sedentarismos, melhorando os índices de colesterol LDL esta ação deve estar em conjuntura com uma alimentação saudável, com o estímulo do consumo de frutas e vegetais e cronogramas alimentares com um aporte nutricional.
	Os projetos executados em minha cidade Piraju Sp que podem contribuir para a prevenção e evitar possíveis fatores de risco de DCNT, são a equipe de canoagem, campeonatos interclasses dentro das instituições de ensino com a proposta de incentivar a atividade física e caminhadas. A educação inclusiva diz respeito a atender as necessidades do aluno, onde a escola para de ser um espaço segregativo para um espaço para todos, cabendo uma adaptação do ambiente de modo que os mesmos se sintam pertencentes. Algumas propostas que podem ser implementadas para a inclusão desses alunos com DCNT são: Alimentação balanceada com acompanhamento de um nutricionistas e desenvolver atividades físicas que todos os alunos tenham capacidade de executar, possibilitando uma igualdade e hegemonia e integração da turma.

Continue navegando