Buscar

Documento 55 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Case – Marca AXZ
 
A marca feminina de moda AXZ, que surgiu nativamente digital, tornou-se uma das principais marcas de moda feminina no Brasil. Fernando Albuquerque e Luiz Accorsi sempre pensam fora da caixa e estão de olho em tudo que acontece ao seu redor e no mundo, prestando atenção nas tendências de mercado e no comportamento das pessoas.
Foi assim que os amigos, hoje sócios, identificaram uma oportunidade de mercado no mercado de moda online. Isso em 2008. Diante dessa oportunidade de mercado, os amigos começaram a pesquisar mais sobre esse mercado e perceberam, nessa mesma época, que o Brasil era um país interessante para se investir devido à lacuna de produtos e serviços, junto ao crescimento da população de classe média.
Foi identificando uma oportunidade de mercado que os amigos tiveram a grande ideia de empreender no Brasil uma marca de moda feminina, posicionada no segmento fast fashion, nativamente digital.
O e-commerce da marca AXZ foi inaugurado no Brasil em 2012. Com pouco tempo de mercado, a marca se consolidou como uma das principais marcas de moda feminina no Brasil. Entretanto, passados oito anos de funcionamento do e-commerce, os sócios perceberam que precisavam investir no mundo físico para continuar atendendo as demandas atuais e futuras das consumidoras brasileiras para se manter relevantes no mercado cada vez mais dinâmico e em constantes mudanças.
Com forte espírito inovador, os sócios estavam decididos a rever o seu modelo de negócio. Dessa forma, marcaram uma reunião para daí a uma semana com a equipe estratégica para discutir os novos caminhos trilhados pela empresa. No dia da reunião, Luiz Accorsi e Fernando Albuquerque haviam sido os primeiros a chegar à sala de reunião. Estavam ansiosos com o novo rumo que a empresa AXZ poderia seguir. Era um momento de olhar para o passado e presente e projetar o futuro da empresa. Os membros da equipe já haviam chegado e ocupavam seus lugares.
Fernando abriu os trabalhos falando do objetivo da reunião; na sequência, apresentou uma síntese da trajetória da empresa e os diferenciais do negócio: “O objetivo desta reunião é pensar sobre o novo caminho que será trilhado pela marca AXZ em 2021. Por conta disso, é importante relembrar os nossos passos e conquistas nesses oito anos de história antes de avançarmos. Já somos mais de 200 funcionários. A nossa marca cria, desenvolve e comercializa cerca de 10 mil produtos por ano, entre roupas - casuais, esportivas, executivas, além da moda praia e moda íntima, sapatos e acessórios com preços competitivos”.
A empresa se destaca pelo seu modelo de negócios disruptivo, D2C (direto para o consumidor), pois eliminamos os intermediários; somos um modelo de negócio diferente do tradicional. Somos responsáveis por toda nossa cadeia de produção, passando pelo marketing e comunicação, do design à entrega. Além disso, somos a única marca de moda do Brasil a possuir uma transportadora própria – o que possibilita entregar peças com grande rapidez. Aqui em São Paulo, por exemplo, a entrega é realizada no mesmo dia para consumidora, em muitos casos, em até 2 horas e meia. Já em outros estados, o tempo estimado é de três dias.
Em 2016, lançamos o nosso aplicativo de compra para IOS e Android. Em relação às redes sociais, o Instagram da marca é a nossa principal base para relacionamento, com 713 mil seguidores. Por esse motivo, apostamos em ações diversificadas com influenciadores de inúmeros estados do Brasil para otimizar a venda de produtos. Após levantarmos os dados de vendas por região, constatamos que a nossa consumidora está concentrada nas principais capitais brasileiras: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Finalizando sua apresentação, Luiz Accorsi apresentou os desafios da marca para 2021: nesses oito anos no mundo digital, entendemos que é preciso ter um pé no varejo físico, pois identificamos que a consumidora brasileira mudou o seu comportamento de compra. Além disso, com o varejo físico, queremos resolver ou minimizar as reclamações relacionadas ao preço do frete para devolução de peças e das compras abaixo de R$ 199,00. Esses são os nossos desafios para 2021.
Diante desse cenário, “eu e o Luiz solicitamos a vocês que analisem os nossos diferenciais de mercado, que pesquisem as mudanças e tendências tanto do macroambiente de maneira geral, que podem afetar o nosso negócio, quanto do varejo especificamente. E, a partir do aprofundamento das informações, vocês têm a tarefa de definir uma estratégia inovadora de longo prazo para o fortalecimento da plataforma digital para além do meio eletrônico, trazendo clientes do off-line para o online, proporcionando uma experiência de compra cada vez melhor para o consumidor, independentemente do canal”.
 
O aprendizado proposto visa a explorar como a marca AXZ, que nasceu nativamente digital, pode continuar atendendo às novas demandas, necessidades atuais e futuras das consumidoras e se manter relevante no mercado cada vez mais dinâmico e em constantes mudanças.
Considerando o caso que será apresentado, você, como membro da equipe estratégica da empresa, deve refletir sobre aspectos como:
1. Quais as principais mudanças e tendências que podem impactar o varejo físico?
· Transformação digital com as retailtechs.
· Automação de processos com a Inteligência Artificial.
· Aposte em um novo ecossistema de pagamentos.
· O reconhecimento facial também está entre as tendências do varejo.
https://www.aqua.com.br › tendencias-do-varejo-para-2021
2. Quais os impactos das tecnologias digitais e do novo perfil do consumidor brasileiro no varejo físico e online?
A forma como o consumidor interage atualmente com a tecnologia, provocou um crescimento exponencial das compras on-line, criando um impacto significativo nas vendas pelo e-commerce. Conforme mencionamos anteriormente, a geração millennials motivou muito o crescimento tecnológico aplicado ao varejo..
https://nerus.com.br › blog › e-commerce › o-novo-consu.
3. Quais tecnologias digitais podem ser adotadas no varejo offline e online?
· Experiência omnichannel. Cada vez mais as empresas varejistas estão apostando na experiência omnichannel. ...
· Internet das Coisas. Outra dica de inovação no varejo é a implementação da Internet das Coisas. ...
· Big Data. ...
· Carteiras digitais. ...
· Tecnologia e sustentabilidade ambiental.
https://www.gigatron.com.br › post › 5-dicas-para-inovaç
4. Pesquise sobre loja-conceito (flagship stores) e guide-shops. Agora responda: que tipo de loja de varejo a marca AXZ deve abrir? Justifique.
As lojas conceito, ou flagship stores, proporcionam ambiente de aproximação entre marca e cliente, além de configurar tendência do mercado contemporâneo. A modernização dos espaços tem sido explorada pelos estabelecimentos que querem ser identificados dessa maneira.
https://www.sebrae.com.br › sites › PortalSebrae › artigos
Deve abrir LOJAS CONTEMPORANEA:
 O design contemporâneo, por exemplo, caracteriza a empresa preocupada com inovação em benefício do consumidor, ao contrário daquelas que se preocupam apenas com o processo da venda.
A loja também deve investir na visibilidade da marca, desde a sua apresentação na vitrine até a escolha das cores. Publicidade e mobiliário fazem parte desse conjunto de elementos que tornam a loja e seus produtos reconhecidos imediatamente por quem consome.
https://www.sebrae.com.br › sites › PortalSebrae › artigos
5. Qual a melhor localização para a instalação das lojas? Justifique.
1. Faça uma lista de prioridades. Faça uma lista com 20 a 30 itens fundamentais para o ponto do negócio. ...
2. Verifique as regras. ...
3. Observe o ponto. ...
4. Cheque a concorrência. ...
5. Faça um contrato de 5 anos. ...
6. Não decida sob pressão. ...
7. Exija a cláusula de vigência.
Para garantir a visibilidade do seu ponto, prefira imóveis que tenham o mesmo nível da rua e sem recuos. Se vai abrir uma loja em shopping centers, priorize os pontos próximos à entrada principal, escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora.
https://www.sebrae.com.br› sites › PortalSebrae › artigos

Continue navegando