Buscar

Livro MORTE E VIDA SEVERINA -JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MORTE E VIDA SEVERINA- JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Auto de Natal de temática regionalista.
João Cabral de Melo Neto fez parte da Geração de 45, a terceira fase modernista: engajada nos temas sociais e com grande envolvimento na política.
A obra está dividida em 18 partes. Antes de cada parte existe uma pequena apresentação do que acontecerá - o mesmo podemos encontrar nos autos medievais. O poema começa com a apresentação de Severino.
Os versos do poema são curtos e muito sonoros. A maioria conta com sete sílabas poéticas, também conhecido como redondilha menor, outra característica dos autos.
A constante repetição de versos é uma ferramenta muito usada por João Cabral. Além de servir como reforço semântico para o tema, promove a homofonia e a repetição de sons, que dão uma maior musicalidade aos versos.
Morte e Vida Severina retrata a trajetória de Severino, que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida. Severino encontra no caminho outros nordestinos que, como ele, passam pelas privações impostas ao sertão.
A aridez da terra e as injustiças contra o povo são percebidas em medidas nada sutis do autor. Assim, ele retrata o enterro de um homem assassinado a mando de latifundiários.
Assiste a muitas mortes e, de tanto vagar, termina por descobrir que é justamente ela, a morte, a maior empregadora do sertão. É a ela que devem os empregos, do médico ao coveiro, da rezadeira ao farmacêutico.
Nota, ao vagar pela Zona da Mata, onde há muito verde, que a morte a ninguém poupa. Retrata, contudo, que a persistência da vida é a única a maneira de vencer a morte.
No poema, Severino pensa em suicídio jogando-se do Rio Capibaribe, mas é contido pelo carpinteiro José, que fala do nascimento do filho.
A renovação da vida é uma indicação clara ao nascimento de Jesus, também filho de um carpinteiro e alvo das expectativas para remissão dos pecados.
Personagens
Severino é o narrador e personagem principal, um retirante nordestino que foge para o litoral em busca de melhores condições de vida.
Seu José, mestre Carpina, é o personagem que salva a vida de Severino, impedindo este de tomar sua própria vida.
Análise da Obra
Morte e Vida Severina é um poema de construção dramática com exaltação à tradição pastoril. Ele foi adaptado para o teatro, a televisão, o cinema e transformado em desenho animado.

Continue navegando