Buscar

Sustentabilidade loco regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema/assunto: Sustentabilidade loco regional.
Em tempos atuais a sustentabilidade é constantemente abordada nas principais cidades e capitais globais onde naturalmente há a maior concentração de pessoas e relação de consumo, porém devemos notar que os melhores exemplos e propostas estão sendo estruturadas em cidades menores, com pouca visibilidade e abrangência, mas que servem como diretriz para os grandes centros urbanos.
Como exemplo disso, na cidade de Piracaia com 27.462 habitantes (segundo censo do IBGE de 2020), interior de São Paulo e apenas 89 km da capital, há uma economia que basicamente é estruturada pela produção agrícola local. 
Grande parte dos produtores, realizam as produções para consumo próprio ou venda/troca entre os demais produtores da mesma cidade ou dos demais municípios limítrofes (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis e Vargem).
Com isso, toda a produção do município não é realizada em escala industrial para abastecimento de grandes centros urbanos, mas sim para consumo próprio ou venda/troca para o próprio sustento e micro economia regional.
Como boa parte da produção local é realizada em locais onde os produtores vivem, há uma grande preocupação com a preservação do ambiente de plantio para continuidade de todo o ciclo, com isso há pouca utilização de métodos agressivos ao meio ambiente (ex. fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, etc).
Prova dessa afirmação é defendida pela especialista Gabriela Donaton (2018) em dissertação de pós- gradução em Geografia na UNESP, que mostra que haviam 60 produtores que já cultivam no sistema orgânico em 2018.
Portanto, é possível olhar para cidades menores que já estão trabalhando a anos em projetos sustentáveis entregando produtos com maior qualidade e sem danos à saúde da população, além de manter a preservação ambiental e utilizar esses exemplos para os grandes centros de produção agrícola para todo o país.
Referências Bibliográficas:
DONATON, Gabriela. A produção orgânica do município de Piracaia- SP e a Relação produtor- consumidor: O caso da associação Piracaia orgânica, 2018.Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/214223/donaton_g_me_prud.pdf?sequence=5&isAllowed=y>. Acesso em: 31 jul. 2022.

Outros materiais