Buscar

estudo de caso 2022 projeto de lei (Recuperação Automática)

Prévia do material em texto

A violência contra crianças e adolescentes está cada vez mais crescendo no território brasileiro, considera-se violência contra criança e adolescente todo ato ou omissão cometidos pelos pais, responsáveis ou qualquer outra pessoa e instituição capaz de causa danos físicos, sexual ou psicológico a vítima. Existe há anos varias leis e projetos que visa garantir a segurança, proteção e bem estar das crianças e adolescentes, e é nosso dever como cidadão e futuros pedagogos estar a par desse senário para não cometermos qualquer tipo de violência contra eles e também para sabermos identificar qualquer sinal de que estejam sofrendo violência ou vivendo em ambiente violento.
Após a leitura de vários tratados e projetos, o por mim escolhido foi a Declaração dos direitos da criança, que foi proclamada em 20 de novembro de 1959, e em 24 de setembro de 1990 o Brasil a ratificou. 
Os artigos que considerei mais relevantes foram os artigos 1 e 24
 Artigo 1 diz: 
considera-se como criança todo ser humano com menos de 18 anos de idade, salvo quando, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes.
Artigo 24;1 diz:
Os Estados Partes reconhecem o direito da criança de gozar do melhor padrão possível de saúde e dos serviços destinados ao tratamento das doenças e à recuperação da saúde. Os Estados Partes devem envidar esforços para assegurar que nenhuma criança seja privada de seu direito de usufruir desses serviços de cuidados de saúde.
O artigo 24 diz que os estados devem prezar pela saúde das crianças lhes proporcionando o tratamento necessário para que eles fiquem saudáveis e tenham a sua disposição o tratamento necessário de acordo com a necessidade de cada criança. Onde moro por anos faltou pediatra no único hospital e posto de saúde da cidade, por várias vezes as crianças que tinham alguma necessidade especificas foram consultadas por médicos clínicos gerais, não sendo pediatras, fora as vezes que os mesmos tiveram que procurar médicos pediatras em outras cidades mais próximas por não haver na nossa cidade. Uma vez levei minha filha de dez anos no hospital da cidade e não havia medico pediatra, e a doutora que a atendeu me disse que não sabia o que a minha filha tinha, então tive que sair da minha cidade e procurar um hospital mais próximo com pediatra para diagnosticar minha filha. Acredito que por ser uma cidade pequena seja difícil encontrar pediatras que queiram trabalhar aqui, pois de vez em quando surge um na cidade, mas não fica muito tempo. 
Outro fator que acredito ser agravante para não ter pediatra na cidade é que seriam muitas crianças para serem atendidas por um só medico, o que não ajuda muito na retenção dessas especialidades medicas na nossa cidade.
2. Projeto de lei 390/2020-institui o serviço de denúncia de violência contra criança e adolescentes, via número de whatsapp, projeto proposto pelo deputado Gilson de Souza.
Projeto que visa receber denúncias referentes as violências praticadas e ou tentadas contra crianças e adolescentes no estado do Paraná. No Paraná estudos demonstram que 45% das notificações de violência são contra crianças e adolescentes. Esse projeto de lei visa proteção das crianças, por meio de ações de fiscalização, promovida pelas instituições estaduais a partir de denuncias feitas por familiares e ou qualquer cidadão que perceba indícios de maus tratos ou testemunhe atos de violência, esse número de telefone não recebe ligação apenas textos de denuncia fotos e vídeo. Muito relevante esse projeto de lei pois ao ser feito a denúncia via whatsapp para os devidos órgãos já serve como prova tanto de que houve uma denuncia tanto do ocorrido, e como hoje o whatsapp é um importante meio de comunicação muito utilizado tanto pelo cidadão comum como pelos órgãos governamentais, acredito ser benéfico para o combate a violência contra criança e adolescente. Na cidade onde moro seria super interessante ter acesso a essa lei também, pois aqui não são em todas as áreas que pega rede antena de celular, mas rede de wifi sim, então nesse sentido facilitaria bastante as denúncias, e como já mencionei acima hoje praticamente todo mundo tem acesso a um smartphone com whatsapp e wifi.

Continue navegando