Buscar

Adg1 - Arquitetura de Redes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg1 - Arquitetura de Redes
1)
"Percebe-se, na atual era da informação, um verdadeiro choque de culturas no qual quem não se atualiza e não se adapta à nova cultura criada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) acaba atropelado por elas. Dá-se, então, a necessidade de políticas publicas para a inclusão digital em todas as esferas da sociedade, mas, principalmente, na área da educação, em que docentes e discentes carecem de métodos, ferramentas e treinamentos para o uso proativo da informática aplicada (um exemplo muito comum é o transtorno causado pelo uso de celulares nas salas de aula, que caracteriza o despreparo da sociedade em lidar com essas novas tecnologias" (LIMA FILHO, 2014).
Pode-se concluir então que a necessidade que os seres humanos tem de se conectar e se comunicar é o fator que impulsionou a formação ____________________ que, em outras palavras, é o que podemos definir como o conjunto de dispositivos finais e intermediários envolvidos na comunicação entre dois ou mais hosts.
Qual das alterativas abaixo preenche corretamente a lacuna do texto acima?
Alternativas:
b)das Redes de Computadores
2)
Os meios de transmissão mais comuns para interligar dispositivos finais e intermediários são fibras óticas, cabos coaxiais ou par metálico trançado (meios guiados) e podem também ser por sinais de rádio WI-FI, micro-ondas ou infravermelho (meios não guiados) os quais, dependendo do tamanho ou área geográfica que compreende esta interligação podem haver também diferentes meios de acesso tanto em relação aos tipos de equipamentos, como os tipos de protocolos e padrões específicos, tanto para redes locais ou redes corporativas de longas distâncias.
Qual das alternativas apresenta a sigla para o tipo de rede de computadores que agrega poucos dispositivos dentro de uma sala de uma residência ou sala de reunião como controles remotos, SmartTV ou sistemas de teleconferência com data-show integrado?
Alternativas:
a)PAN (Personal Area Network)
3)
Para atender às metas do negócio e técnicas de um cliente para um projeto de rede corporativa, pode ser necessário recomendar uma topologia de rede que consiste em muitos componentes inter-relacionados. Essa tarefa se torna mais fácil se você puder "dividir e conquistar" o trabalho e desenvolver o projeto em camadas. Os especialistas em projeto de rede desenvolveram o modelo hierárquico de projeto de redes para ajudá-lo a desenvolver uma topologia em camadas discretas. Cada camada pode ser focalizada em funções específicas, permitindo que você possa escolher os sistemas e as características corretas para a camada.
FONTE: OPPENHEIMER, P. Projeto de redes top-down. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Quando um analista de redes faz o planejamento de uma rede ele normalmente faz um desenho de um diagrama conhecido como topologia (ou Layout lógico). De acordo com as melhores práticas para desenvolvimento de redes (por exemplo o modelo de análise top-down) esta topologia deve ser dividida em 3 camadas. Qual das alternativas descreve estas camadas?
Alternativas:
c)Núcleo, Distribuição e Acesso
4)
As primeiras redes WAN (Wide Area Network) exploravam os recursos fornecidos pelos provedores de telefonia, como a PSTN (Public Switched Telephone Network) que a princípio tinha como objetivo realizar a transmissão da voz humana de uma forma mais ou menos reconhecível. FONTE:TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Tradução de Daniel Vieira e revisão técnica Isaías Lima. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
Qual das alternativas apresenta um dos primeiros dispositivos de redes que permitiu a conexão de um computador a outro computador por longas distâncias?
Alternativas:
b)Modem

Outros materiais