Buscar

5.4- Seminário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5.4: Procure na literatura:
 a) A relação da viscosidade de líquidos com a temperatura. 
Denominamos viscosidade como a medida da resistência interna de um fluido, seja ele um gás ou um líquido, com relação à resistência oferecida quando uma camada de líquido se move com relação à outra subjacente. Com isso viscosidade e resistência a movimento são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior for à viscosidade maior é a resistência ao movimento. Assim, podemos concluir também que a viscosidade é inversamente proporcional capacidade de escoar, de fluir.
A viscosidade é consequência do atrito interno de um fluido. Ela se resulta da resistência fluídica ao movimento. Ela divide os fluidos em duas categorias: Os newtonianos e os não-newtonianos. 
Alguns fatores podem alterar a viscosidade de um fluido, entre eles a temperatura. Para um molécula se deslocar em um líquido, ela deve adquirir uma energia para escapar das moléculas vizinhas. Com o aumento da temperatura, a mobilidade das moléculas no líquido aumenta, fazendo o líquido ficar mais fluido. Assim, a viscosidade é inversamente proporcional à temperatura.
b) Para um líquido puro, qual a relação entre a viscosidade e as forças intermoleculares?
Quanto maiores forem as forças intermoleculares, mais fortemente as moléculas estarão ligadas entre si. Isso torna o escoamento mais difícil e assim a viscosidade maior. Já quando as forças intermoleculares forem mais fracas, as moléculas estarão fracamente ligadas, fazendo com que o escoamento seja facilitado e a com que a viscosidade diminua.

Outros materiais