Buscar

Ciências socias para odontologia - questionário respondido - bloco 2

Prévia do material em texto

O que é violência doméstica?
Todo ato ou omissão praticado por pais, parentes ou responsáveis contra criança e ou adolescentes, sendo capaz de causar a vítima dor ou dano de natureza física, sexual e/ou psicológica.
Quais os tipos de violência domestica? 
Negligência, abandono, supervisão, violência psicológica, violência física e abuso sexual
Quais as causas da violência doméstica?
Problemas sociais e uso de substâncias lícitas e ilícitas.
Qual a definição de abuso sexual?
É toda a situação em que uma criança ou um adolescente é utilizado para gratificação sexual de pessoas, geralmente mais velhas.
Quais os tipos de abuso sexual?
Intrafamiliar, extrafamiliar e exploração sexual comercial.
Quais as modalidades do abuso sexual?
Abuso sexual sem contato físico e com contato físico.
O que é o abuso sexual sem contato físico?
Assédio sexual, abuso sexual verbal, telefonemas obscenos, exibicionismos, voyeurismo, pornografia e pedofilia.
O que é o abuso sexual com contato físico?
Atos físico-genitais, caricias nos órgãos genitais, tentativas de relações sexuais, masturbação, sexo oral, penetração vaginal e anal e pedofilia.
Quais os símbolos da pedofilia?
Borboleta = pedofilos sem preferência de gênero; coração = amante de meninas; triangulo de linhas grossas = amante de meninos; triangulo com linhas delgadas = preferência por meninos bem pequenos.
Quais as causas do abuso sexual?
Gratificação pessoal de pessoas mais velhas; uso de drogas, prostituição;satisfação simbólica em manter o vigor sexual; eternização num corpo jovem; relação de poder e dominação; vagina ou anus mais apertados; desvirginamento de uma mulher.
Sinais do abuso sexual?
Materiais: constatação médica; enfermidades psicossomáticas; dst’s ; dor, lesão, inchaço ou sangramentos na área genital; dificuldade de caminhar e sentar.
Imateriais: comportamento, medo, pânico de escuro ou lugares fechados, mudanças extremas, oscilação de humor, regressão a comportamentos infantis, tristeza e abatimento profundo, impulsos e comportamentos autodestrutivo ou suicida, segredos, falta de confiança em adultos, fuga de contatos físicos, ansiedade, isolamento social, comportamento agressivo e raivoso, baixo nível de estima própria,sexualidade,aprendizagem e hábitos de higiene.
O que é “ENVELHECIMENTO ATIVO”?
É a manutenção do idoso no mercado de trabalho e preservação de sua capacidade funcional pelo mais longo tempo possível.
O que é “ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL”?
É a otimizaçãode oportunidades para saúde física, mental e social do idoso, capacitando-o a ser um membro ativo da sociedade. É de suma importância quando se consideram os custos do envelhecimento.
O que é “ENVELHECIMENTO COM SUCESSO”?
É a manutenção da capacidade física e mental, assegurando que o idoso tenha capacidade de reserva para lidar com os fatores estressantes que surgem com o envelhecimento.
No ponto de vista odontológico, o que pode ser ofertado ao idoso?
oferta de programas de prevenção contra doenças e promoção da saúde bucal, serviços de atenção primária, atendimento domiciliar, reabilitação protética.
Quais os objetivos da política nacional do idoso?
assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
Quais são as diretrizes de atuação da política nacional do idoso?
Atendimento ao idoso por intermédio de SUAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS (em detrimento ao atendimento asilar, exceto quando absolutamente necessário), Capacitação de RECURSOS HUMANOS na área de geriatria e gerontologia, EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE quanto ao caráter biopsicossocial do envelhecimento. PRIORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AO IDOSO em órgãos públicos e privados.
Quais são as competências das entidades e órgãos públicos para com os idosos?
Garantia de assistência à saúde pelo SUS em seus diversos níveis, Prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso, - Normalização e fiscalização do funcionamento de instituições geriátricas e similares por gestores do SUS, Normatização de serviços geriátricos hospitalares. Intercâmbio entre secretarias estaduais de saúde, municípios e centros de referência em geriatria e gerontologia para treinamento de equipes interprofissionais. Inclusão em concursos públicos de nível federal, estadual ou municipal da geriatria como especialidade. Realização de estudos epidemiológicos de determinadas doenças do idoso com vistas à prevenção, tratamento e reabilitação. Criação de serviços alternativos de saúde para o idoso.
Quando ocorre a incapacidade bucal?
ocorre quando o idoso não consegue exercer funções inerentes ao sistema estomatognático: mastigação, deglutição e fonação, contatos sociais por problemas odontológicos.
Onde é mais freqüente a perda dentária?
Na arcada superior.
Qual a maior causa de extração dentária em indivíduos até 45 anos?
Carie dentária.
O que ocorre com a mucosa oral com o envelhecimento?
Torna-se fina, frágil, e, assim, reagindo de forma negativa à pressão realizada pelas próteses totais usadas por pacientes edêntulos.

Continue navegando