Buscar

Av1 - Farmacognosia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Farmacognosia
1)O desenvolvimento científico e tecnológico permitiu que os estudos e a aplicação clínica dos conhecimentos de farmacognosia evoluíssem amplamente nos últimos anos, ocorrendo um destaque para a abordagem etnodirigida, a qual busca investigar a inter-relação entre compostos naturais e o saber popular na busca do descobrimento de novos fármacos para uso clínico. Sobre a identificação das possíveis sequências na confecção de um fármaco de origem natural, analise as seguintes sentenças:
1. Identificação do composto ativo de um fármaco utilizado como finalidade medicamentosa por uma comunidade.
2. Observação da relação dos moradores de uma comunidade específica com suas plantas cultivadas e seus conhecimentos naturais.
3. Forma farmacêutica acabada, contendo o princípio ativo identificado, apresentado em forma de cápsula.
4. Comprovação e validação científica da utilização do composto natural utilizado por uma comunidade específica. 
Assinale a opção que representa a ordem CORRETA da sequência de confecção de um fármaco de origem natural:
Alternativas:
· a)2 - 1 - 3 - 4.
· b)2 - 1 - 4 - 3.
· c)1 - 2 - 4 - 3.
· d)1 - 2 - 3 - 4.
· e)4 - 2 - 1 - 3.
2)Nos últimos anos, o Brasil vem desenvolvendo várias pesquisas e contribuindo de maneira relevante na área da farmacognosia. Nesse sentido, vários caminhos para o estudo de plantas medicinais foram explorados, destacando-se quatro tipos básicos de abordagens: randômica, etológica, quimiotaxonômica e etnodirigida. 
Sobre esse contexto, as considerações que apresentam corretamente a abordagem do estudo de plantas medicinais é:
Alternativas:
· a)A comparação entre a abordagem etnodirigida e a aleatória revelou a superioridade da abordagem etnodirigida quando comparado o percentual ativo das plantas medicinais, no entanto, essa superioridade não é significativamente diferente.
· b)As investigações randômicas compreendem a coleta ao acaso de plantas para triagem fitoquímicas e farmacológicas, apesar de ser uma abordagem baseada na aleatoriedade, existem critérios na escolha das plantas a serem testadas.
· c)A abordagem etnodirigida consiste na seleção de espécies de plantas com a indicação de estudiosos em específicos contextos, no qual testaram e validaram o princípio ativo de determinada planta medicinal.
· d)Uma suposição tácita de sucesso na descoberta de novos fármacos a partir de pesquisas randômicas em relação as pesquisas etnodirigidas, levaram a um incremento significativo no número de tais pesquisas.
· e)A abordagem randômica apresenta algumas limitações como a dificuldade de coletar informações fidedignas das pessoas e o fato do uso de plantas em diferentes culturas encontra-se associado, na maioria das vezes, a religiosidade e questões éticas que envolvem acesso ao conhecimento tradicional associado ao uso da biodiversidade.
3) Entre as plantas medicinais utilizadas popularmente, a grande maioria pertence ao grupo das angiospermas, caracterizadas por apresentarem sementes, flores e frutos, sendo consideradas mais evoluídas e complexas do reino vegetal, além de apresentarem uma grande variedade de ativos metabólicos de interesse medicinal. As angiospermas são tradicionalmente classificadas em monocotiledôneas e dicotiledôneas, associe as características morfológicas da coluna A com a classificação das angiospermas apresentada na coluna B.
 
	Coluna A
	Coluna B
	I - Nervuras reticulares (nervação foliar).
II - Feixes vasculares difusos (vasos no caule).
III - Raiz fasciculada ou em cabeleira.
IV - Flor trímera.
V - Feixes vasculares dispostos em círculo (vasos no caule).
 
	A- Monocotiledônea
B- Dicotiledônea
 
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Alternativas:
· a)I-A; II-A; III-A; IV-A; V-B.  
· b)I-B; II-A; III-A; IV-A; V-B.
· c)I-A; II-B; III-B; IV-B; V-A.
· d)I-A; II-B; III-A; IV-B; V-A.
· e)I-A; II-B; III-A; IV-B; V-B.
4)
A farmacopeia brasileira é descrita pela ANVISA como o “Código Oficial Farmacêutico do País”, no qual se estabelece dentre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para saúde.
Considerando a farmacopeia brasileira, o que se deve levar em consideração é:
Alternativas:
· a)A elaboração da farmacopeia brasileira em conjunto com universidades credenciadas e submetidas à análise da Comissão da Farmacopeia Brasileira (CFB), a qual é nomeada pela ANVISA, só após a homologação dos trabalhos desenvolvidos.
· b)A revisão do código escrito da farmacopeia brasileira é feito a cada 10 anos, o que tem por finalidade estabelecer requisitos de qualidade e, assim, promover a saúde e a segurança na utilização de insumos, medicamentos, drogas vegetais e ativos farmacológicos de toda natureza a serem utilizados em território nacional.
· c)A última versão da farmacopeia brasileira, a qual foi publicada recentemente em 2016, sendo dividida em dois volumes, o primeiro é voltado as monografias de insumo farmacêuticos, especialidades, entre outros produtos, e o segundo é destinado aos métodos gerais.
· d)A publicação da farmacopeia brasileira por meio da resolução - RDC n° 18, de 3 de abril de 2013, que a torna um documento não oficial para utilização apenas em alguns estados do território brasileiro.
· e)As monografias de plantas medicinais presentes na farmacopeia brasileira são de plantas ainda desconhecidas por suas funções farmacológicas, porém, ainda conta com descritores botânicos, características macro e microscópicas, entre outras orientações que tornam a farmacopeia um material extremamente relevante para uso terapêutico das plantas medicinais brasileiras.
5)As plantas possuem características particulares para seu cultivo, o que inclui fatores como: tipo de solo adequado germinação das sementes ou à penetração e fixação das raízes, até características de condições climáticas específicas para sua reprodução e propagação. Sobre os procedimentos de cultivo de plantas medicinais, analise as seguintes sentenças:
 I- Fatores ambientais, ou fatores externos, podem afetar a viabilidade de cultivo de uma determinada espécie em uma determinada região, porém, não afeta a qualidade e a quantidade da produção de ativos vegetais de interesse.
 II- O primeiro passo para o cultivo eficiente de plantas medicinais é compreender que fatores ambientais como altitude, latitude, temperatura, umidade relativa do ar, solo, disponibilidade de água e nutrientes vão interferir indiretamente na produção dos princípios ativos das plantas.
III- No cultivo de plantas medicinais torna-se necessário a adoção de princípios e técnicas agroecológicas, como a inserção de barreiras de vento, o preparo do solo, a adubação com fontes químicas e o uso de cobertura com placas de alumínio. Todas essas técnicas favorecem a conservação do solo, melhorando as condições de cultivo.
 IV- Dentro das técnicas agroecológicas no cultivo de plantas medicinais, recomenda-se sempre que possível a utilização de policultivo e consórcio de plantas, técnicas que promovem a proteção das plantas medicinais e a otimização do uso do solo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Alternativas:
· a)Somente as afirmativas I e III estão corretas.
· b)Somente a afirmativa IV está correta.
· c)Somente a afirmativa II está correta.
· d)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
· e)Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Continue navegando