Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FARMACOGGNOSIA APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
	ALUNA: ISABELA CRISTINA ALVES DE SOUSA SILVA
	MATRÍCULA: 01452336
	CURSO: FARMACIA
	DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA APLICADA
	PROFESSOR– UMBERTO PEREIRA
	POLO: UNINASSAU CARUARU - PE
1. Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
A qualidade adequada das matérias-primas deve ser definida de acordo com bases científicas e técnicas. Nos procedimentos rotineiros de análise de qualidade, geralmente é preconizado o emprego de metodologias químicas, físico-químicas e biológicas, sendo necessária a correlação entre os parâmetros analisados e a finalidade à qual se destina.
Estabelecido esses critérios, o emprego de protocolos de análise, permitindo o acompanhamento e a documentação de todos os procedimentos, é fundamental para assegurar e gerenciar a qualidade da matéria-prima e a produção dos metabólitos secundários responsáveis pela atividade biológica do material. Os parâmetros da qualidade para fins farmacêuticos são, em princípio, estabelecidos nas farmacopeias e códigos oficiais. 
No caso das matérias-primas vegetais originadas de plantas clássicas, ou seja, aquelas estudadas do ponto de vista químico e farmacológico, existem monografias definindo critérios de identidade e de teor de constituintes bioativos, o que deve ser o próprio marcador químico. Dependendo da origem do vegetal, podem ser utilizadas, além da farmacopeia brasileira, outras, de diferentes países. 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto explicando: 
· a rota do metabolismo secundário responsável pela síntese das saponinas triterpênicas; propriedades gerais; 
· a ocorrência e distribuição das saponinas no reino vegetal; os principais métodos de detecção desse tipo de metabólito; 
· e como devem ser realizadas a identificação e quantificação do marcador químico na matéria-prima vegetal do Panax ginseng.

Outros materiais