Buscar

Industrialização no país

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo de industrialização brasileira é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início no século XX, quase 200 anos após a industrialização na Europa.
Dentre os fatores que contribuem para esse atraso podemos citar o fator histórico pelo Brasil ser colônia de Portugal e estabelecer uma forte parceria com a Inglaterra, primeiro país a se industrializar na Europa, era um dos principais fornecedores de matéria-prima e produtos agropecuários para o seu parceiro que se industrializou fortemente no século XVIII. Em 1785 as colônias foram proibidas de exportar produtos manufaturados. Desta forma, o que restou ao Brasil foi continuar com a sua economia agropecuária.
O Brasil passou a se industrializar somente no ano de 1930 na era Vargas, na região sudeste do país, e só foi descentralizada desta região a partir do ano de 1970.
Atualmente, o Brasil é um país emergente com forte industrialização e intensa participação capitalista global, desde a década de 1990. É considerado um dos melhores países para se investir e instalar indústrias no mundo.
Apesar de possuir uma forte industrialização e participação capitalista diante do mundo, o Brasil ainda é dependente tecnologicamente de outros países mais desenvolvidos. O Brasil tem uma fragilidade de investimento em pesquisa e educação e, consequentemente, uma menor produção na área tecnológica.

Outros materiais