Buscar

SEMINARIO ELETROTECNICA 2

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO ELETROTÉCNICA 
Energia Fotovoltaica
Maria Antônia Tavares Melo RA= 0055169
Henrique Parreira Gonçalves RA= 0055157
Ruan Santana Alves RA= 0055179
Lóren Suélem Santos RA= 0055163
Núbia Guimarães Leal RA= 0055171
Carolina de Senna Bispo RA= 0055152
Bruno Vaz Oliveira RA= 0055150
Pedro Henrique Gonçalves Melo RA= 0055173
Maria Laura Coutinho Costa RA= 00660059 
O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA?
Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
Como é o processo de Produção da Energia Solar?
O processo da energia solar para produção de energia (chamado de efeito fotovoltaico) utiliza placas solares produzidas em material semicondutor para, quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.
A energia solar é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.
Como a energia solar é convertida em eletricidade?
A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.
Para poder ser utilizada em residências e comércios, é necessário converter a corrente elétrica alternada gerada em corrente contínua, que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o equipamento responsável por essa conversão, transformando a corrente elétrica e deixando-a pronta para uso no local.
Qual o potencial da energia fotovoltaica no Brasil?
A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta - o Sol.
O Brasil possui um potencial gigantesco para aproveitar esse recurso. O Mapa abaixo identifica as principais regiões brasileiras que têm vantagem na produção de energia solar. Mesmo regiões com menor incidência de radiação solar têm o potencial maior que a Europa.
Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?
O processo para gerar energia fotovoltaica acontece em larga escala nas usinas solares ou para uso mais restrito em sistemas particulares On Grid e Off Grid, que podem ser instalados com kits solares.
Como é gerada a Energia Solar Fotovoltaica?
Para captar os raios solares, os painéis fotovoltaicos são instalados sobre a cobertura de uma construção ou sobre áreas abertas e fixadas ao solo, ficando expostos para captar a maior quantidade possível de irradiação solar.
O caminho da produção de energia pelo sol é um só, mas pode ser realizado com equipamentos diferentes.
No caso de sistemas conectados à rede (On Grid), as células da placa fotovoltaica transformam a energia solar em energia elétrica. Após ser gerada, essa energia passa pelo inversor, que é responsável por proteger a rede e converter a corrente contínua (CC) [fornecida pelos painéis] em corrente alternada (CA) [disponível na rede elétrica convencional (ou seja, em 110 ou 220V)].
A energia convertida pelo inversor é levada, então, até a entrada da unidade consumidora (como residência ou comércio que recebe a energia).Já no Off Grid, os sistemas fotovoltaicos costumam também contar com baterias, que armazenam a energia produzida pelos painéis solares para que seja possível utilizá-la posteriormente nos momentos sem sol, como à noite ou em dias nublados. 
Entre a bateria e os painéis, ficam os controladores de carga ou carregadores solares, utilizados para controlar a tensão de entrada de ambos os equipamentos, evitando sobrecargas ou descargas excessivas — além de otimizar e prolongar a vida útil da bateria e otimizar o aproveitamento da energia das placas solares.
O que é uma Célula Fotovoltaica?
A célula fotovoltaica, também chamada de célula solar, é a unidade básica necessária para o funcionamento da energia solar fotovoltaica. Produzida sempre com materiais semicondutores, ela é responsável por gerar o efeito fotovoltaico, fazendo com que a luz do sol se converta em energia elétrica.
As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. Além disso, elas também podem ser utilizadas em filmes flexíveis ou até mesmo incorporadas em outros materiais, como o vidro.
Existe diferença entre Célula Fotovoltaica e Módulo Fotovoltaico?
A classificação de célula e módulo fotovoltaico pode gerar confusão. De forma geral, entende-se que a célula solar é a unidade básica de fabricação e que o módulo solar é o conjunto de células fotovoltaicas (que também pode ser chamado de painel ou placa solar, bem como de painel ou placa fotovoltaica).
Já quando temos diversos painéis solares conectados, formamos um arranjo fotovoltaico, que junto com os demais equipamentos formará o sistema de energia solar.
Ou seja: um módulo/ placa/ painel solar é composto por várias células, segundo as classificações mais convencionais.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO! 
FIM

Continue navegando