Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Topicos nteg 2Evillin docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
****** ***** *******ev
040******
Pedagogia
Atualmente sabemos que a etnia se refere a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios etc.
 Em uma breve analise de modo geral, o Brasil possuí uma alta taxa de desigualdade social e isso e graças a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distâncias entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades, ocasionando assim graves impasses no país. 
 Primeiramente é fulcral salientar que a escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares e com diferentes modos culturais. Esse contato diversificado proporcionados aos alunos, poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais vivida pelo discente. A relação estabelecida entre umas crianças brancas e outros negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo, possibilitando que a criança negra adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social. Desse modo a escola deverá minimizar essa problemática através de metodologias que possam transformar esse pensamento pré formulado pelo aluno. Para a promoção da autoestima da criança negra, segundo Romão (2001), é necessário que o educador compreenda os discentes como seres humanos que pertencem a culturas coletivas, mas sem deixar de observar que cada aluno possui sua individualidade dentro desta coletividade, atentando para aspectos emocionais, cognitivos, físicos e culturais. Na pré-escola, as crianças estão ainda formando sua própria identidade. Assim, vale apresentar a elas revistas, jornais, livros e vídeos onde elas possam se reconhecer. Identificar diferenças entre si e os colegas sem julgamento de valor estimula o respeito à diversidade com isso será possível diminuir esse quadro de exclusão e racismo institucional.

Continue navegando