Buscar

DOENÇA DE NEWCASTLE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DOENÇA DE NEWCASTLE
Também conhecida como pseudo-raiva aviária, desordem respiratório-nervosa e pneumoencefalite aviária, a Doença de Newcastle (DN) é uma enfermidade de caráter agudo, altamente infecciosa e patogênica e de quadro clínico moderado a severo.
É uma das mais importantes doenças virais das aves, devido ao seu impacto econômico na indústria avícola mundial, por esse motivo, sofre controle oficial pelo Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) instituído no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA).
Além das aves, o vírus pode infectar outras espécies como répteis e mamíferos, inclusive o ser humano (é uma zoonose). A DN é de distribuição cosmopolita e integra a lista de doenças de notificação obrigatória da OIE.
Etiologia da Doença de Newcastle
A DN é causada por um vírus RNA de fita simples, envelopado, do sorotipo Parainfluenzavirus aviário tipo 1 (APMV-1), da família Paramyxoviridae, sub-família Paramyxovirinae e gênero Avulavirus. Sim, algumas questões de provas já cobraram o conhecimento sobre a família e o gênero do vírus, portanto, atenção com os detalhes!
O APMV1 infecta aproximadamente 236 espécies de pássaros selvagens e ornamentais, além de espécies de aves domésticas (inclusive os pombos).
Segundo Pessanha Jr (2007), o vírus é inativado pelo pH ácido, assim como pela formalina e pelo fenol, sendo sensível também ao éter. Quando submetido à temperatura de 56ºC por 3 horas ou 60ºC por 30 minutos o vírus torna-se inativo, contudo, é capaz de sobreviver por longos períodos em temperatura ambiente, especialmente quando nas fezes. Segundo a OIE, o período de incubação do vírus é de 21 dias.
Fonte de Infecção e Transmissão 
A transmissão do VDN é via horizontal, de modo direto pelo contato com secreções/aerossóis de aves infectadas, ou indireto através da alimentação, água, pessoas, veículos, animais e instrumentos/equipamentos contaminados. 
As aves silvestres são uma fonte importante do VDN, já demonstrado que elas podem auxiliar na disseminação de amostras que já estejam presentes em criações domésticas de determinada região.
A alta densidade em criatórios comerciais e a localização de plantéis em áreas de concentração de aves silvestres têm sido apontadas como responsáveis pelo aumento significativo da transmissão da Doença de Newcastle (Fernandes, 2006).
Sinais Clínicos e Lesões 
A sintomatologia apresentada pelas aves com a Doença de Newcastle é inespecífica e pode aparecer também em outras enfermidades infecciosas como, por exemplo, na bronquite infecciosa, na laringotraqueíte, na coriza ou na doença crônica respiratória. A manifestação clínica e a mortalidade variam segundo a patogenicidade da amostra do vírus que pode variar de muito alta (amostra velogênica), para intermediária (amostra mesogênica) a muito baixa (amostra lentogênica).
As lesões predominantes em galiformes domésticos são do tipo diftéricas, necróticas e hemorrágicas presentes no trato digestivo.
Os vírus provocam exsudação serosa a catarral e/ou hemorrágica na traqueia, com congestão e edema dos pulmões, além da aerossaculite.
Edemas subcutâneos podem estar presentes na cabeça, pálpebras, cristas e barbelas e no pescoço, porém não tão evidentes como pode ser observado em infecções com o vírus da influenza. A conjuntiva pode estar aumentada, hemorrágica e com edema a ponto de se projetar sobre as pálpebras.
Os sintomas nervosos podem envolver: asas caídas, incoordenação motora, opistótono, inapetência e paralisia completa. A morbidade e mortalidade dependem da virulência da cepa do vírus, do grau de imunidade da vacinação e das condições ambientais.
Diagnóstico da Doença de Newcastle
A sintomatologia da enfermidade não é patognomônica, dependendo de exames laboratoriais para diagnóstico definitivo. A técnica sorológica de eleição para diagnóstico da DN é a inibição da hemaglutinação (HI), que permite também o diagnóstico diferencial do vírus da Influenza Aviária. 
O vírus pode ser isolado a partir de fezes, material cloacal, secreções respiratórias, macerados do baço, cérebro ou pulmões, sendo para isso cultivado na membrana alantóide de ovos embrionados de 10 dias. Posteriormente ao cultivo é realizada a identificação pela técnica de HI. 
O diagnóstico oficial da DN está regulamentado pelo MAPA no e deve ser executado em laboratório credenciado.
Controle e Prevenção
O Programa Nacional de Sanidade Avícola prevê um conjunto de medidas e procedimentos operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição das aves de determinada produção a agentes causadores de doenças. Na implementação das Boas Práticas de Produção baseadas na biosseguridade, os produtores minimizam o risco de introdução e disseminação de doenças em suas granjas.
Referências Bibliográficas 
ALEXANDER, D. (1996b). Newcastle disease. Em Capítulo 2.1.15. Escritório Iternacional de Epizootias (OIE) Manual de Padrões de Diagnostico e Vacinas(3rd pp de edição. 161–169).

Outros materiais