Buscar

A incidência solar é a maioria causa do fotoenvelhecimento e de câncer de pele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A incidência solar é a maioria causa do fotoenvelhecimento e de câncer de pele.A radiação ao penetrar na derme danifica as fibras de colágeno, por causa disso, a produção de elastina fica anormal e isso resulta na produção das enzimas metaloproteinases. São essas enzimas que reconstroem o colágeno danificado, mas por causa da radiação solar se reconstroem mal e degradam ainda amais o colágeno. Isso tudo resulta em uma pele reconstruída incorretamente.
Na juventude a pele consegue corrigir naturalmente as alterações provocadas pelo sol na maturidade já não é mais possível reverter os danos.
Vale lembrar que os efeitos provocados pela exposição ao sol são acumulativas.
Estima-se que recebemos 80% de toda radiação da vida até os 18 anos de idade,os danos causados pelos excessos na infância e adolescência são percebidos anos depois,por isto a importância de estimular o uso de protetor solar desde cedo.
Outros indutores do fotoenvelhecimento,são estilo de vida pouco saudáveis ,condições climáticas,trabalho,poluição,produção de radicais livres ,como tabagismo,consumo exagerado de álcool e estresse.
A pele fotoenvelhecida tem como característica s a perda de colágeno ,elastina,manchas escuras ou claras ,rugas finas e profundas ,alterações da superfície da pele ,que pode apresentar áspera,ressecada e descamativa.
Em razão de o Brasil ser considerado um dos países com maior incidência de raios ultravioletas do mundo, é de suma importância alertar a sociedade sobre a relevância que se têm o uso do protetor solar em relação à fotoexposição, para que elas possam se precaver tomando os devidos cuidados quando expostas a radiação solar.
A prevenção deve ser iniciada desde muito cedo devendo ser tomadas várias medidas de cuidados diários o uso de protetor solar assim como limpeza e hidratação são essenciais na prevenção do fotoenvelhecimento . Adotar um estilo de vida saudável, com o controle do estresse físico e mental , a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, rica em vegetais e alimentos antioxidantes – que conseguem reduzir a concentração de radicais livres ,evitar bronzeamento artificial.
Uma área que precisa de cuidados especiais é a região dos olhos, por isso é importante usar óculos escuros com lente Anti UVA, se for ficar por muito tempo exposto no sol deve-se usar chapéu, ele vai proteger o couro cabeludo e também o rosto.
É sempre bom evitar a exposição solar no período entre 10 e 15h, nessas horas do dia o calor é mais intenso por causa da maior quantidade de raios infravermelhos. E não esquecer de se hidratar bebendo bastante água, suco e outros líquidos.
Mesmo em dias nublados, de inverno ou em ambientes fechados, é recomendado o uso de protetor solar, pois tanto o mormaço quanto luzes
artificiais como lâmpadas e computadores, emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.
Uma coisa que poucas pessoas falam é sobre a alimentação, ela também é importante para prevenir o envelhecimento da pele, por isso faça a ingestão de vitaminas A, C e E, ômegas 3 e 6 e minerais.
O índice de fotenvelhecimento precoce tem aumentado, trazendo problemas para a pele da população e como consequência gerando uma grande procura por tratamento de patologias resultadas pela carga de exposição solar sem proteção .
Temos disponível ao nosso auxilio o mercado dos cosmecêuticos, onde o protetor solar é um fator fundamental na prevenção das patologias geradas pelo sol, seu uso é recomendado para a população devido a fácil acessibilidade e seu alto poder de proteção, evitando o fotoenvelhecimento precoce e doenças de pele .
A correta aplicação é feita com uma camada uniforme de protetor, espalhada sobre a pele e reaplicada a cada duas horas de exposição solar ou após o contato com água ou suor. É importante escolher o protetor solar de acordo com o tipo de pele e seu fator de proteção solar.

Continue navegando