Buscar

Tarefas Dissertativas cuidado com a pele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tarefas Dissertativas
Vimos que o texto explicativo transmite dados hierarquizados, com a finalidade de fazer compreender fenômenos específicos. Consiste, portanto, em apresentar informações a respeito de um assunto, explicando, avaliando e analisando. Nesse sentido, este tipo de texto pode conter instruções, descrições, definições, enumerações, comparações e contrastes. Suas palavras-chave são: informar, definir, aclarar, provar, recomendar.
Munido destes parâmetros, escreva um texto explicativo de 20 a 30 linhas cujo tema seja: cuidados necessários com a pele.
Cuidados com a pele
A pele é o maior órgão que compõe o corpo humano, segundo a SPDV (Sociedade portuguesa de dermatologia e venereologia), esse órgão mede cerca de quase 2m2 e pesa aproximadamente 4kg, em um humano adulto, dentro das normas medidas pelo imc (indice massa corpórea). O órgão a atua como uma barreira protetora contra agentes do meio ambiente como bactérias ou vírus, sendo responsável também por outras funções como: regulação térmica e funções sensoriais (tato, pressão, frio, calor, dor... Em um único centímetro de pele existem: 67 pequenos músculo, 70 receptores do calor, 15 receptores do frio, 100 glândulas sudoríparas e dezenas de milhões de células, ainda por cima a atua excretando substancias nocivas ao organismo humano. Só essas informações, deveriam ser o bastante para que todos atribuíssem mais atenção e cuidados a esse órgão, mas nem sempre é assim.
Nunca se falou tanto em prevenção quanto em tempos de pandemia, portanto deve-se adotar de medidas protetivas e cuidados periódicos para se manter a saúde da pele. Uma das medidas básicas de saúde da pele é a higiene, para mantê-la limpa dos poluentes em geral e também para a remoção de agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia. Um exemplo disso é a pele do rosto que se recomenda a limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele do rosto leva à oclusão dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) , recomenda usar sabonete adequado para cada tipo de pele e, preferencialmente, o líquido. Para peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza. Da mesma forma, os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Se quiser, pode usá-lo para retirar a maquiagem também.
Segundo especialistas uma boa hidratação também auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Quando possível utilizar sempre um protetor solar adequado para cada tipo de pele, dessa maneira diminuindo a exposição solar utilizando-se de protetores, na mesma proporção ele, diminui o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.
Em consulta ao INCA (Instituto nacional do câncer) a prevenção deve ser desde o nascimento, até sua velhice, pois o cuidado leva uma qualidade de vida superior e a redução drástica de fatores que podem comprometer a saúde da pele e até mesmo desencadear um problema mais sério, em vista disso adverte que é importante: Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Procurar lugares com sombra. Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas. Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol, bem como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.
Usar filtro solar próprio para os lábios. Em dias nublados, também é importante o uso de proteção. As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.
Nas atividades ocupacionais, pode ser necessário reformular as jornadas de trabalho ou a organização das tarefas desenvolvidas ao longo do dia. Seguindo essas recomendações, diminuirá exponencialmente a curva de lesões e problemas de pele.
Caso deseje se aprofundar sobre o assunto, acesse os portais:
https://www.spdv.pt/_a_pele
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/
https://www.inca.gov.br/noticias/cancer-de-pele-saiba-como-prevenir-diagnosticar-e-tratar

Continue navegando