Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol 1

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Sistema Financeiro Internacional
-Leia o texto a seguir:
 
Na segunda aula de Sistema Financeiro Internacional, observou-se que o Plano Keynes e o Plano White foram importantes para a consolidação do Sistema de Bretton Woods. Isso ocorreu porque os Estados Unidos (Plano White) e a Grã-Bretanha propunham soluções diferentes para a estabilização econômica do mundo pós-guerra. Dessa forma, mesmo antes do fim do fim do conflito, as potências da época já estavam preocupadas em evitar uma depressão semelhante à crise de 1929 e a subsequente recessão em escala global (Hoff, 2020).
Tendo em conta o trecho acima e o conteúdo da disciplina de Sistema Financeiro Internacional, assinale a alternativa que indica, corretamente, um dos objetivos do Plano Keynes:
Nota: 10.0
	
	A
	O Plano Keynes visava legalizar apenas o uso do ouro como moeda de troca no pós-Guerra.
	
	B
	O Plano Keynes objetivava a criação de uma instituição com dupla função, já que a mesma deveria imprimir moeda internacional e fiscalizar o câmbio
 
	
	C
	O Plano Keynes se direcionava a pensar no aumento do controle bélico das grandes potências e no investimento em países pós-coloniais
	
	D
	O Plano Keynes objetivava a manutenção do equilíbrio do balanço de pagamentos e a busca pelo pleno emprego.
 
Você acertou!
Na aula 2, foi possível observar que o Plano Keynes se opunha à restauração do padrão ouro no Pós-guerra por acreditar que impunha altos custos às economias, em termos de produto e emprego, além de provocar ajuste assimétrico. O Plano Keynes tinha como intuito modificar as taxas de câmbio e adotar restrições cambiais e comerciais, de acordo com as necessidades, para manter o equilíbrio do balanço de pagamentos e buscar o pleno emprego.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. Sistema Financeiro Internacional. Tema 2: O que foi o Plano White e o Plano Keynes.
	
	E
	O Plano Keynes tinha o intuito de liberalizar as taxas de câmbio, de modo que o ouro fosse mantido como lastro.
 
Questão 2/10 - Sistema Financeiro Internacional
-Leia o trecho a seguir:
 
“Com a vitória da proposta do norte-americano Harry Dexter White, houve a consagração do dólar como moeda internacional e a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a sustentação de um regime de câmbio fixo “ajustável”, por meio da regulação do comércio e das práticas monetárias dos países-membros”.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. Sistema Financeiro Internacional. Tema 4: Bretton Woods: Resultados e Implicações para a ordem econômica mundial.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Sistema Financeiro Internacional, assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma das atividades realizadas atualmente pelo FMI:
Nota: 10.0
	
	A
	A supervisão do fundo internacional para a proteção e manutenção do meio ambiente.
	
	B
	A disponibilização de empréstimos às economias que apresentem problemas em seus balanços de pagamentos.
Você acertou!
Como vimos na aula 3
 
As atividades abrangidas atualmente pelo FMI são: fornecimento de recursos para o financiamento de obras e outros projetos, promoção da cooperação monetária internacional, auxiliar na expansão e crescimento do comércio internacional, supervisionar o estabelecimento de um sistema multilateral de pagamentos, promoção da estabilidade cambial e a disponibilização de empréstimos a economias com problemas em seus balanços de pagamentos.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3. Sistema Financeiro Internacional. Tema 1: O Fundo Monetário Internacional.
	
	C
	O pagamento de royalts para aqueles países que foram prejudicados pelos processos de colonização no passado.
	
	D
	A fiscalização do sistema do câmbio internacional fixado de acordo com o valor do euro.
	
	E
	A administração e fiscalização do sistema de contas utilizado pelos países desenvolvidos.
Questão 3/10 - Sistema Financeiro Internacional
-Leia o trecho a seguir:
 
As operações do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) se iniciaram em 1946 e, em 1947, ele efetuou o primeiro empréstimo. Devido ao sucesso na recuperação da Europa, o BIRD passou a assumir funções mais amplas.
 
Enunciado elaborado com base em: Rota de aprendizagem da aula 3. Sistema Financeiro Internacional. Tema 3: O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Sistema Financeiro Internacional, assinale a alternativa que explica, corretamente, como atua o BIRD:
Nota: 10.0
	
	A
	O BIRD atua como uma cooperativa, fomentando o crescimento de economias em desenvolvimento ao disponibilizar recursos financeiros e de conhecimento.
Você acertou!
De acordo com a aula 3, o BIRD atua como uma cooperativa de países que disponibiliza recursos financeiros, pessoal e conhecimento para apoiar o crescimento de economias em desenvolvimento.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3. Sistema Financeiro Internacional. Tema 3: O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD)
 
	
	B
	O BIRD atua como um banco privado, emprestando dinheiro aos países desenvolvidos a altos juros.
	
	C
	O BIRD funciona como uma empresa privada, oferecendo recursos aos países que possuem maiores capacidades de arcar com os juros.
	
	D
	O BIRD funciona como um Estado, uma vez que centraliza o repasse de recursos para os países subdesenvolvidos em troca de tributos
	
	E
	O BIRD funciona como um banco estatal, imprimindo moeda para atender a demanda por empréstimos advinda dos países desenvolvidos.
Questão 4/10 - Sistema Financeiro Internacional
-Considere o enunciado a seguir:
 
No decorrer da disciplina de Sistema Financeiro Internacional, pode-se observar que o mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem como intuito proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. Desse modo, a compreensão sobre o mesmo é de extrema relevância para a formação do internacionalista (Hoff, 2020).
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Sistema Financeiro Internacional, escolha a alternativa abaixo que descreve, corretamente, a função da bolsa de valores no Mercado de Capitais.
Nota: 10.0
	
	A
	As bolsas de valores devem criar, regular e organizar os mercados nos quais as ações emitidas são organizadas
Você acertou!
A principal função da bolsa de valores é criar, regular e organizar os mercados nos quais as ações emitidas são negociadas. Deste modo, a afirmativa (criar, regular e organizar esses mercados) está correta e as demais alternativas apresentam conceitos absurdos e incorretos.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1. Sistema Financeiro Internacional. Tema 4: Mercados de Capitais.
	
	B
	As bolsas de valores devem regular as políticas fiscais do país.
	
	C
	As bolsas de valores devem vender e comprar moeda estrangeira.
	
	D
	As bolsas de valores devem estabelecer as metas financeiras às empresas privadas.
	
	E
	As bolsas de valores devem estabelecer políticas econômicas para os estados.
Questão 5/10 - Sistema Financeiro Internacional
-Leia o texto abaixo:
“Gremaud, Vasconcellos e Toneto Júnior (2011) definem moeda como tudo aquilo que, geralmente, é aceito para pagar pelos bens e serviços, para liquidar e quitar transações. A moeda intermedia as trocas e permite a separação temporal entre o ato de compra e de venda”. (Fonte: Rota de aprendizagem 1).
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1. Sistema Financeiro Internacional. Tema 1: Política Monetária: definições e objetivos.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Sistema Financeiro Internacional, assinale a alternativa que indica, corretamente, um dos motivos pelo qual os indivíduos demandam moedas:
Nota: 10.0
	
	A
	Os indivíduos demandam moeda porque ela se constitui em bem durável e equivalente aos metais preciosos.
	
	B
	Os indivíduos demandam moeda porque ela é mais segura do que o crédito bancário.
	
	C
	Os indivíduos demandam moeda porque ela se constitui em uma reserva de valor.
Você acertou!
Os motivos são: i) motivo transacional/meio
Página123