Buscar

AULA 5 SAUDE COLETIVA AVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em relação ao Planejamento Estratégico, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. É o planejamento que se caracteriza pela formalização de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e de implantação no nível de intervenção.
	
	
	b. Refere-se a um planejamento de curto prazo, predominantemente quantitativo, abrangendo decisões administrativas e operações táticas, visando à eficiência da organização.
	
	
	c. É uma forma de traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa e/ou instituição.
	
	
	d. Diz respeito ao valor numérico definido a partir dos objetivos a serem alcançados ao longo do tempo.
	
	
	e. É uma ferramenta administrativa que, por meio da análise do ambiente de uma organização de saúde, cria a consciência de suas oportunidades e ameaças e de seus pontos fortes e fracos, a fim do cumprimento da sua missão, objetivos, visão e metas institucionais. 
	
Resposta correta: É uma ferramenta administrativa que, por meio da análise do ambiente de uma organização de saúde, cria a consciência de suas oportunidades e ameaças e dos seus pontos fortes e fracos, a fim do cumprimento da sua missão, objetivos, visão e metas institucionais.
Comentário sobre a resposta correta: O planejamento estratégico é, especificamente, uma ferramenta administrativa capaz de fazer surgir a consciência sanitária nas instituições de saúde. Para tanto, considera-se também nesta perspectiva o problema do poder, levando em conta o conflito entre forças sociais com diferentes interesses e uma visão particular sobre a situação-problema sobre a qual se planeja.
Question2
O ato de planejar em saúde e enfermagem se apresenta como um instrumento potente, direcionador e organizador do trabalho e das ações do enfermeiro. Sobre sua fundamentação e aplicabilidade, assinale a alternativa correta.
Escolher uma resposta.
	
	a. Especificamente no caso do setor saúde, o planejamento busca identificar apenas oportunidades para orientar as ações.
	
	
	b. Na metodologia do planejamento estratégico aplicado na área de gestão em enfermagem, a previsão orçamentária é o único ponto priorizado nas ações de planejamento.
	
	
	c. O planejamento é uma prática social por excelência, que permite a transformação de uma determinada situação em outra. 
	
	
	d. A implementação do planejamento da assistência de enfermagem em instituições privadas tem sido inviável devido à sua complexidade e sobrecarga das equipes de enfermagem.
	
	
	e. Planejamento, Plano e Programa na área de saúde e de enfermagem possuem os mesmos significados e finalidades nos diferentes níveis de gestão.
	
Resposta correta: O planejamento é uma prática social por excelência, que permite a transformação de uma determinada situação em outra.
Comentário sobre a resposta correta: De acordo com Paim (2009), o planejamento é uma prática social por excelência, que permite a transformação de uma determinada situação em outra, levando em conta uma dada finalidade e recorrendo a instrumentos e atividades específicos.
Question3
São momentos do planejamento em saúde com foco processual:
Escolher uma resposta.
	
	a. momento explicativo, momento organizativo, momento estratégico e momento avaliativo.
	
	
	b. momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional. 
	
	
	c. momento avaliativo, momento estratégico, momento tático e momento operacional.
	
	
	d. momento avaliativo, momento organizativo e momento normativo.
	
	
	e. momento deliberativo, momento organizativo e momento tático-operacional.
	
Resposta correta: momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional.
Comentário sobre a resposta correta: Ao se admitir o planejamento enquanto um processo, levando em conta o enfoque estratégico-situacional proposto por Matus e amplamente utilizado na área da saúde, é possível destacar quatro momentos fundamentais, a saber: momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional.
Question4
De acordo com Matus (1996), o Planejamento é entendido como um “cálculo que precede e preside a ação”. Sobre o Planejamento em Saúde, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. O processo de planejamento do SUS deve ser desenvolvido somente pelo nível federal de governo.
	
	
	b. As Ciências Sociais e a Epidemiologia aparecem como disciplinas que subsidiam o planejamento em saúde, restritas ao momento deliberativo.
	
	
	c. O enfoque normativo foi incorporado às propostas de planejamento como uma crítica à programação tradicional e estratégica.
	
	
	d. O planejamento em saúde tem vários enfoques e propostas metodológicas, sendo utilizado para formulação de políticas e organização dos serviços e ações de saúde. 
	
	
	e. A reorientação das ações voltadas para enfrentamento de problemas não é um enfoque do planejamento em saúde.
	
Resposta correta: O planejamento em saúde tem vários enfoques e propostas metodológicas, sendo utilizado para formulação de políticas e organização dos serviços e ações de saúde.
Comentário sobre a resposta correta: O planejamento em saúde não é uma questão simples e nem consensual, mas sim a organização de um conjunto de saberes e práticas que operam sobre diferentes dimensões da realidade social, a fim de buscar efeitos satisfatórios finais que foram previamente estabelecidos.
Question5
Segundo Paim (2009), no que diz respeito à ação coletiva, social e institucional, que é de interesse específico do campo da saúde, o planejamento é muitas vezes necessário para melhorar o trabalho e para evidenciar objetivos, e compromissos compartilhados nos serviços de saúde. Em relação às justificativas para a existência do planejamento em serviços de saúde, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. O planejamento corresponde a uma forma de evidenciar o que deve ser feito, quando, onde, como, com quem e para quê. 
	
	
	b. Nas instituições de saúde, deve haver improviso nas ações, uma vez que o planejamento não é eficaz para este tipo de serviço.
	
	
	c. A prática do planejamento em saúde tem potencial de estimular a alienação do profissional de saúde.
	
	
	d. O planejamento não pode ser considerado como uma ferramenta de administração dos serviços.
	
	
	e. O planejamento se reduz à produção de planos, programas e projetos.
	
Resposta correta: O planejamento corresponde a uma forma de evidenciar o que deve ser feito, quando, onde, como, com quem e para quê.
Comentário sobre a resposta correta: Dentre as diversas justificativas para existência da prática do planejamento nos serviços de saúde, o planejamento corresponde a um modo de explicitação do que deve ser feito, quando, onde, como, com quem e para quê. Esta é sua interface com a política de saúde.
Question6
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) firmado entre as três esferas de governo, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, a fim de alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do SUS. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social. Este pacto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 2006.
Em relação ao Pacto pela Saúde, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. Dentre os princípios que compõem o Pacto pela Saúde, o mais importante é o que diz respeito ao controle social.
	
	
	b. O Pacto de Gestão estimula a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do SUS.
	
	
	c. A implantação do Pacto pela Saúde contempla três dimensões, a saber: o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. 
	
	
	d. O Pacto pela Vida estabelece comodiretriz a expressão dos compromissos entre os gestores do SUS.
	
	
	e. O Pacto em Defesa do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos do financiamento, planejamento e programação pactuada e integrada.
	
Resposta correta: A implantação do Pacto pela Saúde contempla três dimensões, a saber: o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão.
Comentário sobre a resposta correta: O Pacto pela Saúde aprovado foi pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 2006 e é formado por três Pactos os quais possibilitam a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão. São eles, o Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestã

Outros materiais

Outros materiais