Buscar

Canudos

Prévia do material em texto

Boa tarde, 2°B! <3
Aula de História – Prof. Bruna
Data: 08/08/22
1
 “SENTA, QUE LÁ VEM HISTÓRIA!!” 
Objetos do Conhecimento:
 Grupos sociais da sociedade brasileira e sua composição heterogênea: a distribuição de renda e as condições de existência de indígenas, mulheres, quilombolas, camponeses, populações ribeirinhas, população rural e urbana, em diferentes tempos e espaços.
Objetivos da aula:
Iremos nortear o objeto de conhecimento um recorte histórico enfatizando as questões fundiárias, politicas e raciais no contexto da Proclamação da República, visando estabelecer relações entre o presente e o passado, acerca da exclusão de determinados grupos sociais. Iremos dar ênfase as analises em torno da “Guerra dos Canudos” contextualizando as contradições de um país republicano que se pautava no discurso positivista de “progresso”, mas que a grande parte da população buscava SOBREVIVER, população esta composta por diferente matrizes étnicas: indígenas, afrodescendentes, ribeirinhas, e sertanejos (entre outros).
Vamos refletir?
O que você compreende por desigualdade social? Dê exemplos de seu cotidiano.
 Quais grupos sociais, na contemporaneidade, possuem menores condições de acesso a direitos garantidos pela Constituição de 1988 e a uma cidadania plena? Há relação com a forma como nosso país foi constituído ao longo de nossa história? Justifique.
 Quais relações podem ser estabelecidas entre “mão de obra escrava, divisão latifundiária da terra, patrimonialismo” e nossas desigualdades sociais?
Contituição 1988 – Art. 6º “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”
Atitude Historiadora – Analise de texto:
TEXTO I – Do outro lado residem os “outros” – Pág 181.
TEXTO II – O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. – pág 182.
1) Qual o contexto histórico do texto? 
2) Quem são os envolvidos?
(Abordar quem eram os sujeitos e suas motivações. Estabelecer relações com questões políticas, sociais, raciais do contexto, tendo em vista: a questão fundiária e a exclusão socioespacial de determinados grupos; a abolição da escravidão e a “modernização do país”, almejado pela recém instaurada república).
3) Onde ocorreu? 
5) Por que ocorreu? 
Refletir sobre como Canudos e os sujeitos que a compunham (pessoas à margem da sociedade e que não faziam parte do projeto republicano) motivaram as ações de violência no conflito. 
6) Como os fatos se desdobraram? (qual foi o desfecho)
Origem do nome “Canudos” é originário do hábito dos moradores da região em fumar cachimbos feitos em barro, com cabos longos em bambu, chamados de canudos-de- -pito. O arraial de Belo Monte ficava às margens do Rio Vaza-Barris, no norte da Bahia. Quando Antônio Conselheiro e a população sertaneja que o acompanhava, se instalaram na região, havia muitas árvores denominadas Favelas, por isso o nome do local: Morro da Favela. A disseminação do uso do termo advém das construções provisórias erguidas no Morro da Providência no Rio de Janeiro, por soldados que deixaram de receber seus soldos ao regressarem da Guerra de Canudos.

Continue navegando