Buscar

AVALIAÇÃO QUALIDADE DE SERVIÇOS DA SAÚDE - FAVENI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – QUALIDADE DE SERVIÇOS DA SAÚDE
1. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do movimento da reforma sanitária brasileira e representa o mais importante avanço no campo da saúde pública do país.
Marque a alternativa correta em relação ao SUS no Brasil.
a) Na organização do SUS, a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do sistema de saúde. Segundo o autor, a APS é o nível que fornece atenção a todas as condições, inclusive as muito incomuns e raras, e coordena e integra a atenção ofertada em outro lugar ou por terceiros, tendo como atribuições a organização, resolutividade e responsabilidade por uma população territorializada.
b) A partir do êxito do PACS, foi proposto pelo Ministério da Saúde, um novo modelo de Atenção em Saúde com foco na comunidade e não mais no indivíduo e com a necessidade de se incorporar mais profissionais para oferta de cuidados em saúde no território.
c) O pacto de gestão se propõe a buscar a integração e qualificação da gestão e propõe as seguintes diretrizes: Responsabilidade Sanitária – de governo, de gestão e de respostas dos sistemas e serviços de saúde e da organização da atenção; Regionalização solidária – cooperativa; Planejamento e Programação; Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria; Trabalho e Educação em Saúde; Participação Social e ‘Controle Público do Sistema.
d) Em consonância com a proposta de organização da Atenção Primária à Saúde, com a Atenção Secundária à Saúde e com O Pacto de Gestão, os serviços de saúde devem garantir qualidade. A avaliação dos serviços de Saúde não pode de forma alguma contribuir para o aprimoramento e organização do SUS e para a qualificação das ações e do cuidado à saúde dos indivíduos, da família e da comunidade, serve apenas como um meio de controle.
2. São atributos essenciais da APS, exceto:
Integralidade
Primeiro Contato
Coordenação da atenção
Terceiro Contato
3. O __________ do sistema de saúde é um fator que claramente influencia na qualidade dos serviços prestados. Diz respeito aos recursos econômicos disponíveis para a atenção à saúde, ou seja, os recursos que sustentam o sistema.
Financiamento.
Fraude.
Faturamento.
Capital.
4. As normas de série ISO 9000 constituem um dos maiores fenômenos administrativos do mundo moderno, sendo mais de 300 mil organizações certificadas no mundo no final do ano 2000. Sua aceitação universal como modelo para o estabelecimento de Sistemas de Gestão da Qualidade surpreendeu a todos com o seu fracasso. Apesar da série ISO referir-se à gestão da qualidade, nem todos os que a implantaram e utilizaram, conseguiram melhorias significativas em suas empresas, nem na produtividade, nem nos custos e muito menos no clima organizacional com responsabilidades e tarefas que são mais complexas, definidas e controladas. Pode-se afirmar que este texto é:
Verdadeiro.
Falso.
5. Um dos principais estudiosos sobre a qualidade em saúde, tem seus conceitos utilizados até hoje pelas organizações de saúde, principalmente nos aspectos referentes a avaliação da qualidade em serviços de saúde. Complete as sentenças, conforme os conceitos descritos das três dimensões para definição da qualidade.
(…) se refere às atividades envolvendo os profissionais da saúde e usuários, inclui o diagnóstico; o tratamento; e, os aspectos éticos da relação médicos, profissional, equipem de saúde e paciente.
(…) envolve os recursos físicos, humanos, materiais, equipamentos e financeiros necessários para a assistência médica.
(…) corresponde ao produto final da assistência prestada, considerando a saúde, satisfação dos padrões e expectativas dos usuários.
Administrativo/Aspectos técnicos/Qualidade em saúde
Estrutura/Efetividade/Otimização
Eficiência/Aceitabilidade/Diagnóstico final
Processo/Estrutura/Resultado
6. Os cinco elementos críticos para a prestação de serviços de saúde de qualidade no sistema de são:
Profissionais de saúde; serviços de saúde; medicamentos e produtos para a saúde; sistemas de informações; financiamento.
Força de trabalho em saúde; sistema de informações em saúde; cobertura; insumos; liderança.
Governança; sistema de informações em saúde; cobertura; insumos; liderança.
Profissionais de saúde; serviços de saúde; governança; sistema de informações em saúde; liderança.
7. Julgue o item a seguir:
Um plano de saúde pode ser definido como: Conjunto de especificações, regulamentações e recomendações técnicas destinadas a implementar uma estratégia de saúde com base em um eixo temático genérico,
Certo
Errado
8. O serviço de saúde e sua administração no âmbito hospitalar sempre apresentaram controvérsias nesse mercado, uma vez que sua matéria-prima é o doente em busca de cura ou solução para o seu problema, e o produto final é o resultado da saúde de seu cliente, o que nos dificulta mensurá-los no mercado hospitalar.
Marque a alternativa INCORRETA sobre Gestão de qualidade em saúde na administração hospitalar.
Quando se trata de gestão hospitalar, temos uma situação diferente que nos leva a questionar o que queremos que a empresa obtenha em termos de satisfação do cliente e quanto essa satisfação pode ser paga para obter um retorno de receita.
A gestão hospitalar nada mais é do que uma busca constante pela convivência harmoniosa entre equipes multidisciplinares de saúde preocupadas em salvar a vida de seus clientes, enquanto os gestores precisam fornecer recursos materiais e técnicos a um custo caro, mas buscam manter a saúde financeira da instituição.
A gestão de qualidade tem como princípio a filosofia orientada para a capacitação profissionalização dos pacientes e profissionais, na busca de motivação, no envolvimento dos profissionais e de todos os colaboradores e na integração e interrelação nos processos de trabalho.
Atualmente, o plano de qualidade representa uma novidade no campo da gestão hospitalar, e pode-se dizer que esse tipo de gestão no campo da saúde deve ser aplicado de acordo com a nova realidade conjuntural do mercado.
9. Em relação as características do trabalho em saúde, marque a alternativa incorreta:
Não são passíveis de padronização
Dependem de recursos humanos muito qualificados
São essencialmente coletivo
São marcados pela certeza da demanda
10. Sobre o cenário Nacional da APS, marque a alternativa correta.
Em 1930, com a tomada do poder por Getúlio Vargas, o governo federal iniciou a concentração de funções criando o Ministério da Educação e Saúde, significando o início da organização institucionalizada e descentralizada sobre as questões de saúde em nível municipal.
Políticas importantes foram instituídas após a criação do SUS, a Política Nacional da Atenção Básica-PNAB em 2006 e reeditada em 2010 e 2017 que em seu conjunto está norteada pelos princípios e diretrizes do SUS como universalidade, acessibilidade, vínculo, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, responsabilização, humanização, equidade, participação social, planejamento, apoio, monitoramento e avaliação das ações da Atenção Básica nos territórios.
Com a reedição da PNAB, algumas mudanças ocorreram referentes à composição das ESF, carga horária profissional, financiamento à Equipes de Atenção Básica, como o número de indivíduos atendidos que passou a ser de 4200 pessoas.
Em 1986, na realização da 8ª Conferência Nacional da Saúde foi proposta a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, foram criados os Conselhos de administração da Saúde e Previdenciário (CASP), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) além da criação do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.

Continue navegando