Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA LITERATURA INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA LITERATURA INFANTIL
Aluna: Taliane Miranda Guimarães
Matrícula: 01528659
Curso: Pedagogia 
O trabalho com textos literários nos anos inicias do ensino fundamental nos abre um leque de possibilidades, dando abertura para um processo de letramento literário de forma prazerosa e lúdica. Na rotina escolar a maior dificuldade é incentivar o alunado a ter gosto pela leitura, que não seja vista como mais um processo mecanizado que se precisa adquirir por obrigação do componente curricular da vida do aluno. E em decorrência desse sistema que visa apenas o letramento encontramos crianças que apenas aprenderam a ler para resolver os enunciados básicos de questões, com limitações de escrita e uma interpretação de texto minimizada.
Compreendemos que nossas escolas precisam atender as necessidades de construir leitores além dos livros didáticos que a estas são direcionados, precisamos estabelecer que é a escola é quem torna o relacionamento da criança íntimo com o livro, e para que isto aconteça é preciso a organização de um espaço e o incentivo a capacitação dos professores para este tema. Para uma turma de 6° como exemplo de estudo de caso, que já são letrados, mas porém algumas dificuldades persistem, usaríamos como estratégia de letramento literário o cantinho da leitura e para despertar mais o interesse dos alunos solicitaria a participação na elaboração desse espaço, que cada docente trouxesse o livro de seu gosto ou interesse, e que compartilhasse as informações da sua obra exposta, uma das maneiras para que o leitor desperte seu interesse é proporcionar esses momentos, pra que aquele encanto que se tinha na educação infantil quando se ouvia ou lia um conto não se perca, é sabido que é difícil manter o interesse na leitura com tantas distrações tecnológicas e passa tempos diferenciados, mas quando se há um planejamento e orientação é possível resgatar essa atenção e manter o processo de ensino em andamento e trabalhar essas dificuldades. E para dá continuidade ao incentivo oferecido em sala de aula, a pratica seguiria com a proposta do livro viajante, onde a ideia é confeccionar sacolinhas e cada um levar um livro para ler em casa. Precisamos incentivar parcerias entre a escola e a família, e no retorno de cada viagem do livro cada um relatava a experiencia da leitura em família. 
Evidenciamos aqui que há um grande caminho a ser trilhado, nossa educação ainda se baseia na queles velhos resquícios do tradicionalismo, portanto precisamos de grandes incentivos e transformações para que a leitura não seja apenas vista como hábito necessário, mas sim um fator que muito interfere na construção de uma sociedade digna para todos.
Referências Bibliográficas 
Scielo.br O cantinho da leitura como pratica de letramento-2018
Unidade 03- Escola e a formação do leitor -A importância da leitura e literatura na escola. Material didático.
gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/ O texto literário no ensino fundamental.

Continue navegando