Buscar

Sistemas Operacionais

Prévia do material em texto

O sistema operacional nada mais é do que uma camada inserida entre o hardware e o software do computador com o intuito de facilitar as atividades de seus usuários, apresentando uma interface mais simplificada, a qual pode ser gráfica ou textual. Suas funções envolvem interpretar os comandos do usuário, controlar periféricos e organizar arquivos em disco.
Na década de 1960, os desenvolvedores da AT&T Bell Labs com o objetivo de apresentar um software mais simplificado que os utilizados na época desenvolveu o UNIX (Serviço de Computação e Informação Uniplexada), que teve seu lançamento em 1969 e mais tarde em 1973 foi recodificado para a linguagem C, possibilitando o acesso em mais máquinas.
Já em 1977 surgiu o descendente do UNIX, contendo características próprias, mas sendo claramente ligado ao seu antecessor já que utilizava parte de seu código fonte e design, ele ficou conhecido como BSD (Berkeley Software Distribution) e teve seu uso mais voltado para universidades e máquinas de grande porte.
Em sequência surge a Apple DOS em 1978, contando com apenas alguns componentes básicos como gerenciador de arquivos, um catálogo, funções para abrir e remover dados, um programa de inicialização, dentre outros elementos. 
No ano de 1979 surge o Atari DOS, ainda com elementos bem básicos ele fora utilizado em toda a família de computadores domésticos de 8-bits da marca. Tendo ao longo dos anos algumas atualizações, mas que cessaram com o tempo.
Em 1980 surgem outros sistemas operacionais, sendo eles, Apple SOS que veio para fazer parte do Apple III, porém com poucas inovações em relação ao Apple DOS. Havendo também uma reaparição da Microsoft com o Xenix que veio a se tornar um dos sistemas Unix mais utilizados em computadores domésticos, mas acaba vendendo os direitos para trabalhar com o 86-DOS, o qual foi desenvolvido pela Seattle Computer Products especialmente para os processadores Intel 8086 e posteriormente foi renomeado MS-DOS, com seus direitos nas mãos da Microsoft e da IBM. O sistema MS-DOS em suas atualizações passou a suportar HDs de 10MB e estrutura de arquivos “em árvore”, sendo implementado ainda com o FAT16 e suporte para redes. Dando assim inicio ao Windows. 
A Xerox aparece em 1981 com um grande avanço, a interface gráfica. Lançando também sua nova criação, o mouse. Porém não teve muito sucesso comercial devido ao alto custo e ser algo mais isolado.
A Sun Microsystems também desenvolveu um sistema operacional próprio em 1982, usando como base o BSD. O sistema ficou conhecido como SunOs e foi desenvolvido para comercialização junto a servidores e estações de trabalho desenvolvidos pela companhia. Com o tempo e sua evolução a nomenclatura do sistema foi modificada e ele passou a se chamar Solaris.
Em 1983 a Apple lançou dois novos sistemas. O Apple ProDOS que continha alguns problemas que os demais sistemas não apresentavam, mas conseguiu chamar a atenção com a suíte AppleWorks. Também o Lisa OS que teve correções de problemas existentes nos outros sistemas, além da capacidade de trabalhar com múltiplas tarefas e o recurso de memória virtual.
A Hewlett-Packard demorou a apresentar um sistema operacional próprio, mas em 1984 aparece com o HP-UX, que ficou conhecido como o primeiro gerenciador de unidades lógicas e listas de controle de acesso. O sistema foi um sucesso e se mantém até os dias de hoje para grandes servidores.
A base de sucesso da Apple e um dos primeiros sistemas operacionais que apresentou um ambiente mais “amigável” foi o Mac OS, surgido em 1984 e que tinha como nome original System. Nele a Apple substituiu comandos mais complexos por gestos simples com o mouse.
O AmigaOS surgiu em 1985 e logo em suas primeiras versões já apresentava interface gráfica. O sistema está presente ainda hoje em máquinas com arquitetura PowerPC.
E correndo atrás do prejuízo em 1985 a Microsoft lança seu primeiro sistema com interface gráfica, o nosso amado Windows em sua versão 1.0. Houveram algumas cópias do Macintosh, mas em âmbito geral ele era bem diferente.
Ainda em 1985 foi começado um projeto de sistema operacional de 64 bits, o RISC/os. Mas o projeto não deu muito certo e acabou sendo deixado de lado.
Em 1986 também aparece o GEOS que equipava os computadores Commodore e o LynxOS que visava apresentar resultados em tempo real.
Já em 1987 foi lançado o MINIX como um sistema mais voltado a educação, o OS/2 como sequência do MS-DOS e o Windows 2 dando sequencia a linha do Windows, já com recursos de maximizar e minimizar.
A Apple em 1988 lançou dois sistemas, mas que infelizmente não tiveram muito sucesso, sendo eles, A/ROSE e System 6.
Com a saída de Steve Jobs da Apple, ele lança em 1989 seu novo sistema, o NeXTSTEP. Ele apresentava uma interface gráfica, animações tridimensionais, mais alguns comandos de mouse e ícones totalmente coloridos.
O Windows 3 de 1990, era capaz de trabalhar com diversos processadores e ainda era compatível com adaptadores gráficos de 256 cores.
Em 1991 surge o Linux, o primeiro código aberto e livre. Dês de seu primórdio o sistema é gratuito, tendo como curiosidade sua constante evolução sem preocupações com a interface gráfica.
O primeiro sistema Apple a ser disponibilizado em CD foi o System 7, também conhecido como Mac OS 7 e estando disponível a partir de 1991.
Ainda em 1991, surge o sistema Be como concorrente do Windows e Mac OS já que apresentava janelas, menus, dentre outros recursos. Também o Workplace da IBM que era capaz de rodar quase tudo, executando programas de DOS, OS/2, AIX, Windows e outros.
Ainda existiram muitos outros sistemas nesse caminho, por exemplo, Debian(1993), Windows 95(1995), Symbian(1997), dentre outros e muitas evoluções de diversos sistemas até chegarmos nos mais atuais que são Ubuntu Touch(2013), Firefox(2013), Xbox(2013), Orbis(2013) e o mais conhecido atualmente Windows 10.
Quando falamos de sistemas operacionais, não podemos ignorar o fato de que cada vez as inovações vêm em função de facilitar mais ainda o acesso dos usuários, vizando um contato mais amigável entre o software e o hardware. Não podendo esquecer de que a evolução dos sistemas é constante e muito veloz.
Fontes : 
http://coral.ufsm.br/unitilince/index.php/noticias/63-a-historia-dos-sistemas-operacionais
https://prezi.com/scrxvk6tzwud/sistemas-operacionais/
http://ctd.ifsp.edu.br/~marcio.andrey/images/Caracterizacao_SO.pdf
http://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/cca/sisop/sisoperac.html
http://www.pucrs.br/edipucrs/online/historiadacomputacao.pdf
https://ufftech.com/evolucao-dos-pcs/
https://www.ime.usp.br/~adao/sos13.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/viewFile/38271/36986
http://www2.ufba.br/~romildo/downloads/ifba/introducao-processos-memoria.pdf
http://www-di.inf.puc-rio.br/~endler/courses/inf1019/transp/aulas-teoricas/cap-1-historia.pdf
https://www.teo.com.br/2016/03/20/evolucao-dos-sistemas-operacionais/
http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch06s02.html
https://tecnologia.culturamix.com/sistemas-operacionais/a-evolucao-dos-sistemas-operacionais

Continue navegando