Buscar

CONTEXTUALIZADA FARMACOGNOSIA PURA NOTA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – FARMACOGNOSIA PURA
Priscilla Dannyele da Silva Oliveira
01138174
Bacharelado em Farmácia
Farmacognosia é uma parte integrante da ciência farmacêutica relacionada ao estudo de princípios ativos de fármacos naturais (aspectos químicos, físicos e biológicos), sejam de origem animal ou vegetal. São realizados estudos e meios de utilização de plantas medicinais para tratar e/ou curar doenças, método este existente desde a antiguidade, que vem ganhando mais reconhecimento nos tempos atuais, devido a ser considerado uma forma mais “leve e saudável” para tratamento. Mesmo sendo uma alternativa “menos ofensiva” à saúde, deve-se ter um acompanhamento adequado, pois assim como outros fármacos, pode causar efeitos adversos se não for utilizado de forma correta, como por exemplo superdosagem, intoxicação, inclusive podendo ser contraindicado às gestantes, causando até aborto.
Entende-se por metabolismo as reações químicas existentes nas células. Quando se trata de metabolismo vegetal, há 2 tipos: metabolismo primário e secundário. O primeiro se refere às funções essenciais, é vital a todas as plantas, como por exemplo a fotossíntese – processo que ocorre de forma universal. Já o segundo refere-se à parâmetros necessários para adaptação, sobrevivência e defesa das plantas, protegendo também da radiação ultravioleta. Os metabólitos secundários são divididos em 3 grupos: a) compostos fenólicos: responsáveis pela proteção; b) alcaloides: composto cíclico que possui pelo menos um nitrogênio, sua substância atua no sistema nervoso; c) terpenos: compostos por isoprenos (molécula com 5 carbonos), atuantes na membrana, formado por substâncias de hormônios/crescimento.
Existem vários tipos de plantas utilizadas para terapêutica medicinal, dentre elas pode-se citar a Aloe vera (popularmente chamada de Babosa). Esta possui diversas propriedades, como cicatrizantes, antioxidante, anti-inflamatória, hidratante, antimicrobiana, sendo utilizada também para procedimentos estéticos. Essas funções ocorrem devido à utilização do chamado Gel de Aloe vera: substância com aspecto mucoso, rica em polissacarídeos, que é encontrada na região central das folhas.
Há vários testes, quantitativos e qualitativos, que podem ser realizados para a identificação do metabólito secundário de uma planta. Para qualitativo pode ser utilizado o Spot Teste (fitoquímica): ocorre a reação entre um reagente e uma pequena quantidade de substância retirada da planta, no qual o resultado dá-se pela coloração ou por precipitação em caso de a reação ter sido positiva. É um teste indicado para reações sensíveis, possui baixo custo, e o processo é simples. Para cada tipo de metabólito existe um teste com reações/reagentes específicos.
Assim como os testes mencionados acima, existem algumas técnicas utilizadas para caracterizar os metabólitos secundários. Uma técnica que seria escolhida por sua simplicidade, praticidade e custo baixo é pelo método espectrofotométrico: utilizando um feixe de luz para identificar e medir quantitativamente uma substância, de acordo com a absorção e transmissão em relação à luz incidente no método. Existe também outro método conhecido, como a cromatografia (separação de elementos bioquímicos e químicos).
REFERÊNCIAS
BORGES, Larissa Pacheco; AMORIM, Víctor Alves. Metabólitos Secundários de Plantas. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjVps2Ui-j4AhV9kZUCHU3_DpkQFnoECAQQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.revista.ueg.br%2Findex.php%2Fagrotecnologia%2Farticle%2Fview%2F9705%2F7289&usg=AOvVaw0i3RWow0fZJu_62af4vtuk>. Acesso em 03 de agosto de 2022.
CURSOS CPT ÁREAS. Propriedades medicinais da Aloe vera. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/artigos/propriedades-medicinais-da-aloe-vera>. Acesso em 03 de agosto de 2022.
DE PÁDUA, Fábio. Farmacognosia pura. São Paulo: Cengage – 2020.
NETO, G.A. Lima; KAFFASHI, S.; LUIZ, W.T.; FERREIRA, W.R.; DIAS DA SILVA, Y.S.A.; PAZIN, G.V.; VIOLANTE, I.M.P.. Quantificação de metabólitos secundários e avaliação da atividade antimicrobiana e antioxidante de algumas plantas selecionadas do Cerrado de Mato Grosso. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbpm/a/JbvmBhnDb5WVsgFDLSjXwhF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 05 de agosto de 2022.
OLIVEIRA, Luiz Edson Mota de. Temas em Fisiologia Vegetal. Disponível em: <http://www.ledson.ufla.br/metabolismo-secundario/>. Acesso em 03 de agosto de 2022. 
SILVA, Wellington Barros da. O lugar da farmacognosia na formação em farmácia: questões epistemológicas e suas implicações para o ensino. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbfar/a/ycFyq4swM6qNHq5VNxJqXZc/?lang=pt>. Acesso em 03 de agosto de 2022. 
SOARES, D.X. et al. Testes qualitativos para identificação de metabólitos secundários. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2009/trabalhos/7/7-576-1026.htm>. Acesso em 04 de agosto de 2022.
Sociedade Brasileira de Farmacognosia. O que é Farmacognosia? Disponível em: <http://www.sbfgnosia.org.br/farmacognosia.html>. Acesso em 03 de agosto de 2022.

Continue navegando

Outros materiais