Buscar

litiase urinaria TICS - SEMANA 11

Prévia do material em texto

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.
IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba LTDA.
 Curso: Medicina
Disciplina/Módulo:
SOI 4
CONCEIÇÃO DE MARIA RODRIGUES LUZ
 LITÍASE URINÁRIA 
Trabalho/Atividade apresentada à disciplina/módulo de tic’s SOI4 pelo Professor(a) Ana Rachel , como requisito para obtenção de nota. 
PARNAÍBA
O que é a litíase urinária? Comente sobre 3 medidas que podem ser tomadas para evitar a formação de cálculos urinários.
A litíase urinária é uma patologia designada pela formação de cálculos, popularmente denominados “pedras”, no trato urinário. Os cálculos ureterais são formações endurecidas localizados nos ureteres, resultantes do acúmulo de cristais já existentes na urina.
Água
A primeira e mais comum maneira de evitar cálculos renais é beber muita água. A quantidade padrão mínima é de 2 litros por dia. Incluir uma bebida cítrica também pode ajudar a impedir a formação de pedras.
Cálcio
A baixa ingestão de cálcio pode aumentar os níveis de oxalato e levar ao desenvolvimento de pedras nos rins. Estudos prévios encontraram uma associação entre suplementos e cálculo renal, por isso, recomenda-se obter o cálcio diretamente dos alimentos.
Sódio
A alta ingestão de sódio pode aumentar a quantidade de cálcio na urina e levar ao desenvolvimento de pedra nos rins. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas não ultrapassem o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia.
Proteína animal
O excesso de proteína animal também pode levar ao desenvolvimento de cálculos, devido ao aumento do nível de ácido úrico e redução nos níveis de citrato.
REFERÊNCIAS 
BARBOSA, LUCAS BERNARDES DA SILVEIRA. CÁLCULOS URETERAIS: DA OBSTRUÇÃO AO TRATAMENTO. Revista Científica de Urologia da SBU-MG, Belo Horizonte, MG.,  v. 5. Disponível em: http://urominas.com/calculos-ureterais-da-obstrução-ao-tratamento/. Acesso em: 26 abr. 2021.
C. Türk , T. Knoll , A. Petrik, K. Sarica, C. Seitz, M. Strau. Diretrizes para urolitíase. Fev. 2012. Urolitíase, p. 369-409. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/medicos/academia/assets/pdf/Diretrizes_para_urolitiase.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.
IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba S.A.
Av. Evandro Lins e Silva, nº 4435, bairro Sabiazal - CEP 64.212-790, Parnaíba-PI
CNPJ – 13.783.222/0001-70 | 86 3322-7314 | www.iesvap.edu.br

Continue navegando