Buscar

Temas Diversos em Debate

Prévia do material em texto

A Responsabilidade Social é a demonstração de preocupação da empresa em participar de forma ativa, nos programas sociais voltados para o bem estar da comunidade onde está inserida e na sociedade em geral. A empresa socialmente responsável é aquela que consegue criar métodos, planos e incentivos para que, interna e externamente seja identificada como uma empresa cidadã. Assim, a responsabilidade social corporativa pode se manifestar pelas seguintes ações, exceto:
	
	
	
	Promoção de atividades que incentivem a erradicação da pobreza e violência.
	
	
	Investimentos em propaganda institucional
	
	
	Investimentos nas áreas de cultura e lazer.
	
	
	Investimentos em saúde.
	
	
	Investimentos na área de educação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As alternativas a seguir, apenas UMA NÃO é um dos requisitos requeridos do líder, que atua como gestor hospitalar na área pública do brasil contemporâneo. Indique-a :
	
	
	
	Capacidade de agregação.
	
	
	Visão sistêmica.
	
	
	Legitimidade.
	
	
	Espírito de corpo.
	
	
	Competitivo.
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A nova realidade que vivemos é uma sociedade em rede, envolvida em turbulências no ambiente das organizações, e que gera, assim, necessidades de reorganização e modificações nas estruturas administrativas. Neste contexto, o ativo principal é:
	
	
	
	O dado.
	
	
	A Propriedade.
	
	
	O bem de consumo produzido.
	
	
	A Matéria-prima.
	
	
	A informação.
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um profissional é contratado por uma organização para trabalhar em sua área de formação, mas a gestão da mesma demite alguns funcionários das mais variadas especialidades para redução de custos e não faz substituições. Em várias situações, esse profissional se vê obrigado a realizar atividades, muitas das quais extremamente específicas e que requisitam competências técnicas muito particulares, para as quais não está preparado. Embora discorde dessa situação, não reclama porque, apesar de sofrer com a possibilidade de erros e falhas cruciais para o funcionamento e para a produção organizacional, necessita do emprego e vê valorizado o discurso da multifuncionalidade pela gestão organizacional. Como podemos explicar a situação acima descrita?
	
	
	
	A globalização produz processos de socialização geradores de personalidades e identidades simultâneas múltiplas, que são uma evolução psicossocial significativa.
	
	
	A necessidade do aumento da produtividade nas organizações gerou a flexibilização do trabalho, rompendo com as identidades e papéis profissionais definidos.
	
	
	As fronteiras profissionais estão cada vez mais tênues, assim como os países não têm mais identidade nacional própria, em função do processo homogeneizante da globalização, o que é desestruturante para os indivíduos.
	
	
	Cada vez mais a sociedade exige uma formação profissional generalista e uma construção identitária híbrida, reforçando a criatividade humana.
	
	
	A flexibilização do trabalho possibilitou uma evolução psicossocial significativa ao romper com as identidades profissionais definidas extremamente estruturantes para os indivíduos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Entender o que leva o paciente a buscar uma organização de saúde é abrir um canal para perceber a forma como ele deseja se relacionar com o sistema. Antecipar este conhecimento representa estar melhor preparado na sua chegada e permitir a geração de experimentação agradável durante todo o processo. Devemos assim, considerar caracteristicas pessoais que influenciam a probabilidade de uma pessoa buscar serviços de saúde. A caracteristica de onde se pode identificar uma concentração de crianças, mulheres em idade fértil e idosos na busca de atendimento, refere-se à:
	
	
	
	Genero/sexo.
	
	
	Disponibilidade de tecnologia.
	
	
	Cultura e crença dos pacientes.
	
	
	Escolaridade.
	
	
	Idade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE? As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados. São dois os temas mais específicos para essa legislação:
	
	
	
	educação moral e trabalho.
	
	
	liberdade de expressão e divórcio.
	
	
	estupro e imigração clandestina.
	
	
	aborto e violência doméstica.
	
	
	cotas raciais e assédio moral.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que :
	
	
	
	a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.
	
	
	a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.
	
	
	a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.
	
	
	a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.
	
	
	os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Concernente aos direitos e garantias individuais e coletivos, como expressamente previstos na Constituição Federal, é correto afirmar:
	
	
	
	As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, independendo de lei regulamentatória para atingir suas finalidades.
	
	
	Não haverá penas: de morte, salvo em caso de guerra declarada, e de caráter perpétuo. Será admitida, em casos excepcionais, as penas de trabalhos forçados e de de banimento.
	
	
	É plena a liberdade de associação para fins lícitos, e de caráter paramilitar.
	
	
	É Impositiva a associação profissional ou sindical.
	
	
	Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral não são assegurados o contraditório e ampla defesa.

Continue navegando