Buscar

Avaliando o aprendizado Aula 5

Prévia do material em texto

Aula 5
	 1a Questão (Ref.: 201302044877)
	
	Não há que se falar em ilegalidade do ato quando a fiscalização ambiental é realizada dentro da lei vigente e a licença encontra-se vencida. Sob esse entendimento, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão que reconheceu a impossibilidade de um posto de combustível exercer suas atividades sem a devida licença de operação. O proprietário do posto pleiteava o afastamento das sanções de interdição do estabelecimento. Marque a resposta CORRETA em razão das licenças ambientais estudadas em nossas aulas. 
	
	A Lei 6.938/81 - PNMA, em seu Art.10 estabelece que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental
	
	Licença ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou de atividades que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental. 
	
	Cabe ao órgão ambiental local definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e os riscos de atividade potencialmente poluidora ou degradadora, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CONAMA
	
	As atividades potencialmente poluidoras só podem receber a licença de instalação após audiência pública realizada no Ministério do Meio Ambiente sendo necessária a participação de dois terços dos conselheiros do CONAMA 
	
	A Resolução CONAMA 001/86 e a Constituição Federal regulamentam os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente¿
	
	 2a Questão (Ref.: 201302044915)
	
	O art. 2º da Resolução CONAMA no. 001/86 prevê casos nos quais o Licenciamento Ambiental das atividades impactantes ou modificadoras do meio ambiente exige EIA e RIMA. Com relação ao licenciamento de atividades potencialmente poluidoras e a relação do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto Meio Ambiente -RIMA, para análise dos órgãos licenciadores, podemos afirmar que:
	
	O EIA e o RIMA não são exigidos para projetos urbanísticos, qualquer que seja a área de influência, visto tratar de obra de interesse relevante para o Município
	
	O estudo de impacto ambiental - EIA - deverá ser informado ao público sem qualquer restrição
	
	dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental - EIA e respectivo relatório de impacto atividades - RIMA, submetido sempre à aprovação o IBAMA, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente. 
	
	O EIA e o RIMA possuem sua estrutura mínima que deve ser rigorosamente obedecida sob pena de não serem aprovados e por conseqüência disto haverá a possibilidade da obra não ser licenciada
	
	O EIA e o RIMA não são exigidos para obras de grande porte de interesse relevante para a União
	
	 3a Questão (Ref.: 201302044885)
	
	Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
	
	A Licença de Instalação deverá ser concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação
	
	A Licença de Operação deverá ser concedida na fase operacional do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos, caso haja necessidade.
	
	Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação 
	
	A Licença Prévia autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos e programas, a serem aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
	
	Uma das modalidades de licença ambiental é a Licença de Operação, que é concedida após a apresentação dos documentos referentes a determinado empreendimento e de seu projeto de implementação e antes da licença de instalação. 
	
	 4a Questão (Ref.: 201302028124)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	O estudo de impacto ambiental, no decorrer do licenciamento, serve para dar à administração pública informações quanto aos interesses envolvidos para que a decisão seja tomada tendo em vista uma finalidade superior. Marque a alternativa CORRETA. No curso de processo de licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório:
	
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados pelo órgão licenciador se o impacto não for significativo
	
	não são em princípio exigíveis, mas podem sê-lo pelo órgão licenciador se o impacto ambiental for significtivo
	
	são sempre exigíveis pelo órgão licenciador já que o impacto ambiental é sempre significativo
	
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados por livre decisão do órgão licenciador
	
	não são em princípio exigíveis e o estudo do impacto ambiental pode ser dispensado por livre decisão do órgão licenciador
	
	 5a Questão (Ref.: 201302028127)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	Marque a alternativa CORRETA. Qual é o único mecanismo de participação pública efetiva no processo de licenciamento ambiental de um empreendimento?
	
	Gestão ambiental
	
	Audiência Pública
	
	Elaboração do RIMA
	
	Equipe multidisciplinar
	
	Controle de padrão de qualidade
	
	 6a Questão (Ref.: 201302042224)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	Acerca da audiência pública para o licenciamento ambiental (Resolução CONAMA 01/86, Res. 09/87 e 237/97), assinale a opção correta:
	
	Trata-se de ato que deve ser realizado exclusivamente na associação de moradores, com a presença dos representantes políticos das comunidades envolvidas, tais como os vereadores locais, deputados, sindicatos e outras autoridades reconhecidas, submetendo o projeto à ampla divulgação nas mídias locais e a minucioso direito de impugnar o projeto. 
	
	Trata-se de ato realizado no procedimento administrativo de democratização do licenciamento ambiental no intuito de dar publicidade ao teor do Relatório de Impacto Ambiental, à população interessada, referente ao Estudo do Impacto Ambiental exigido, ao empreendedor,pelo órgão ambiental competente.
	
	Trata-se de ato realizado no procedimento investigatório junto à Polícia Federal objetivando apurar ou prevenir a ocorrência de crime ambiental e depende da prévia denúncia de qualquer cidadão relativamente ao projeto que tenha potencial degradação ambiental, buscando impugnações ao Relatório de Impacto Ambiental.
	
	Trata-se de ato que deve ser realizado exclusivamente no processo judicial promovido pelos interessados em obter a licença ambiental em que deverão produzir as provas necessárias, ouvir testemunhas, técnicos, peritos ambientais e dar garantias de que não haverá qualquer dano ambiental, direto ou indireto, de modo a convencer o julgador antes de obter qualquer decisão judicial concessiva da liminar ou da sentença definitiva.
	
	Trata-se de ato realizado no procedimento junto ao Ministério Público Federal desencadeado por iniciativa de qualquer interessado, objetivando apurar as degradações ambientais omitidas no Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental, além de colher impugnações e sugestões de qualquer interessado no momento de análise que antecede ao licenciamento ambiental.

Continue navegando