Buscar

Paper estágio Direitos Humanos

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
RESUMO 
Atualmente o acesso as informações está disponível para todos os estudantes, contudo, sabe-se aquilo pelo qual se busca. Partindo deste pressuposto, tem-se uma das características do protagonismo estudantil, considerar no processo de aprendizagem os sabres notórios dos estudantes. Nesta perspectiva, todos já ouviram falar dos direitos humanos, contudo, o que sabem a respeito deles? Partindo deste pressuposto, o presente estágio visa dinamizar o ensino de história, considerando em seu processo o protagonismo estudantil a partir da temática de direitos humanos, refletindo sobre o cotidiano no qual está inserido. Para tanto, busca-se inicialmente apresentar os pressupostos teóricos dos direitos humanos a nível mundial e associa-los ao contexto educacional, para que com base neles seja possível alinhar uma trilha pedagógica, contribuindo para um aprendizado significativo dos estudantes. 
Palavras-chave: História. Estágio. Direitos humanos
 1 INTRODUÇÃO
 
O ensino de história nos ambientes educativos vai além da abordagem de fatos históricos, que aconteceram em períodos passados e influenciam diretamente na atual conjuntura social. Contudo, o ensino de história nos proporciona também a oportunidade de olharmos para o nosso presente e identificarmos inúmeras conquistas. 
	Neste âmbito, aspectos relacionados a leis e direitos adquiridos pelos cidadãos estão diretamente relacionados ao ensino de história, visto que, é uma conquista do ser humano, e de classes antes consideradas minorias, as quais atualmente também tem poder, vez e principalmente voz perante aos acontecimentos. 
	Partindo deste pressuposto, é necessário contextualizar esse processo de aquisição de direitos, uma vez que, os estudantes já conhecem os direitos alcançados, mas, pouco compreendem de tudo aquilo que já se passou. Assim, o presente estágio busca introduzir está temática e debate no âmbito educacional. 
Visando a importância da temática e a reestruturação educacional, o presente estágio visa dinamizar o ensino de história, considerando em seu fazer os saberes notórios dos estudantes, bem como preconizando seu interesse e a significação social. Visto que, abrange além da história em si, uma luta que trouxe consigo inúmeras conquistas. 
Para tanto, apresenta-se inicialmente a fundamentação teórica, a qual aborda a temática e apresenta itens relevantes de sua constituição. Em seguida a metodologia que descreve o processo de elaboração da trilha pedagógica para assim, no final apresentar a relevância desta pesquisa. 
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Os direitos humanos resultam em uma temática de grande polemica em toda sociedade, uma vez que, sua ordem e execução são considerados para todos os cidadãos sem diferenciam. Estes direitos são aquisições da população, que durante muitos anos lutaram bravamente para serem reconhecido quanto ao seu esforço e dedicação. 
	Contudo, antes de abordarmos as individualidades destas leis é imprescindível averiguarmos a conjuntura da palavra direito, para que com base nela possamos compreender as características dos direito humanos. 
	A palavra direito nos remete a algo que é certo, que é meu, que é conquistado. Conforme salientado por Silva (2003, p.28) “o termos direito provê da palavra latina directum, que significa reto, no sentido retidão, o certo, o correto, o adequado.” Por tal modo, seguindo a ideologias de Silva (2003) o direitos se caracterizam por aquilo que a sociedade julga certo, adequado para um indivíduo em especifico ou para o grande grupo social. 
	Ao abordarmos está nomenclatura para uma perspectiva filosófica, Kant (2001) traz os direitos como uma condição, como regras que garantem a sua liberdade dentro de uma sociedade e grupo social. Neste contexto, podemos considerar os direitos humanos como regras indispensáveis para que o indivíduo consiga viver de forma justa e digna na sociedade. 
	Os direitos humanos foram uma conquista adquirida em 1948, onde a Assembleia geral das nações unidas proclamou a Declaração dos direitos humanos, que preveem inúmeros direitos indispensáveis para o ser humano, como o direito à vida, a liberdade, a saúde, segurança pública, entre outros aspectos necessários para uma vida digna (ONU, 1948). 
	Os direitos humanos, norteiam também as práticas ligadas as questões de emprego, determinando o máximo da carga horária trabalhada, assim como os direitos trabalhistas. Prevê também o direito de ir e vir, de deixar seu pais e voltar e principalmente a liberdade de opinião e de acesso a informação (ONU, 1948)
	Em suma, os direitos humanos estão diretamente associados as questões que atualmente consideramos indispensáveis em aspectos de cidadania, a qual lhe atribui o direito para participar de decisões da cidade, de assumir responsabilidades. É neste aspecto que os direitos humanos podem fazer o cidadão, cidadãos, participantes e ativas. 
	Com base nesta contextualização é imprescindível que a contextualização dos direitos humanos aconteça na escola, visto que, o estudante usufrui dos benefícios advindos dos direitos humanos, assim como também se faz questão de que os mesmos compreendam seu papel na sociedade, a importância de expor sua opinião e buscar por melhorias. 
	Compreender a importância dos direitos humanos é saber como o seu passado influencia naquilo que hoje ele pode usufruir. É verificar os direitos humanos nos ambientes de convívio, mostrar sua presença na família, bem como na escola, em que estes direitos estão presente na organização interna da instituição como Projeto Político Pedagógico e o regimento interno. 
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
	O sistema educacional bem como os inúmeros eixos de socialização da sociedade pautam seus fazeres em alguns aspectos, os quais são norteadores imprescindivelmente nos direitos e deveres das pessoas como cidadãos ativos em uma sociedade. 
	A aquisição dos direitos humanos é pautado em uma luta, sobre qual, após inúmeros movimentos se estabeleceu alguns direitos considerados essenciais para o seu humano viver e conviver, em contraponto, mas, também necessário estabeleceram-se alguns deveres e punições frente a justiça e s leis elaboradas. 
	Visando a importância desta temática para a sociedade como um todo é imprescindível abordar este tema de modo relevante, ressaltando os avanços sociais que os direitos humanos correspondem, bem como tem-se a necessidade de contextualizar essa premissa de forma relevante para todas as classes sociais. 
	Para o presente estágio não se faz possível o contato presencial em sala de aula, aspecto este que muda o percurso pedagógico lógico. Contudo, buscou-se por intermédio das plataformas digitais encontrar meios de potencializar a aprendizagem do estudante e principalmente o debate, visto que, comumente os argumentos e pontos de vista se deferem ao abordar temáticas como a qual. 
	A partir dessa necessidade de significação advinda da temática social apresentada, buscou-se por leituras relevantes na área, abordando o processo de inserção dos direitos humanos, as suas lutas e vitórias no decorrer do processo. Além disso, buscando dinamizar a prática buscou-se também por vídeos e Podcast que possibilitam essa aproximação com os atuais estudantes. 
	Com base nestas aprendizagens e na relevância da mesma buscou-se elaborar um trilha de aprendizagem a qual traz para os estudantes além do contexto e da história dos direitos humanos uma oportunidade de reflexão, de pensar nas alterações sociais emergentes, bem como em como os direitos humanos estão presentes em seu contexto, em sua vida familiar, social e educacional. 
	
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (CONSIDERAÇÕES FINAIS)
O estágio é uma oportunidade significativa de colocar em prática todo o conhecimento no decorrer da graduação, verificando as potencialidades temáticas, bem como, gerenciando métodos que garantem a adesão dos estudantes, instiguem seu interesse e participação. 
A elaboração da trilha de aprendizagem possibilitou delinear objetivo do professor, elencando opasso a passo para alcançar esta meta, bem como descrevendo a forma de participação dos estudantes em se decorrer. A trilha pedagógica é então uma possibilidade metodológica capaz de auxiliar o estudante e o processo para um melhor organização didática. 
Deste modo, considerando os inúmeros aprendizados decorrentes do ensino remoto, a participação do estudante consiste em uma esfera inevitável para ação docente, gerando motivação e possibilitando o alinhamento das ideias.
Por tal motivo, o presente estágio possibilitou a reinvenção do sistema educativo e do papel exercido pelo docente em sala de aula, priorizando o protagonismo estudantil, seus saberes notórios e com base nisso delinear o objetivos e ações pedagógicas desenvolvidas. 
REFERÊNCIAS
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 5ª Edição. Trad.: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos direitos humanos. Nova York: São Francisco: ONU, 1948.
SILVA, Vandeler Ferreira da. O que é Direito? Brasil Escola. Disponível em <http://www.infoescola.com/direito/o-que-e-direito/ >. Acesso em 09 de novembro de 2020
ANEXO I - OBRIGATÓRIO
 
 
 
	ANEXO II - OBRIGATÓRIO
Inserir o TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIGITAL DESENVOLVIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO, preenchido e assinado por você. Como a assinatura deve ser manuscrita, esta página pode ser incluída como uma foto ou imagem.
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIGITAL DESENVOLVIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO	Comment by Marcos Poffo: Documento postado na trilha da disciplina junto ao modelo do paper.
Eu______________________________________, acadêmico do curso_________________________________, matrícula ________________, CPF ______________, da turma ___________, autorizo a divulgação do produto virtual, realizado para atender o Projeto de Extensão, intitulado de: ________________________________________, de acordo com critérios abaixo relacionados:
a) O produto virtual é de minha autoria, desenvolvido com materiais de diferentes fontes pesquisa (vídeos, imagens, links de textos para pesquisa, links para visitas virtuais, dicas de filmes, livros, etc.) devidamente referenciados, conforme as Regras da ABNT.
b) Tenho ciência de que o material por mim cedido à UNIASSELVI é isento de plágio, seguindo a Legislação brasileira vigente.
c) Estou ciente de que o material ficará disponível para consulta pública à comunidade interna e externa, desde que aprovado pelos coordenadores, professores e tutores da UNIASSELVI.
Número de telefone fixo/celular: ( ) _____-_________/ ( ) ______-_________
Dar o aceite _____________________________________
 Assinatura do acadêmico
Cidade, _______de__________________ de 2020.

Continue navegando