Buscar

ESTUDO DE CASO COVID - TIREI 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em meio ao cenário de corona vírus (Covid-19), iniciado no final de 2019 e perdurando ate 2022 houve um grande impacto na economia brasileira, com o isolamento social em todos os Estados e o lockdown, muitas empresas tiveram que se ajustar ao novo normal. Segundo o G1, a indústria foi mais prejudicada, pois somou uma redução brusca de demanda com a paralisação da produção.
Após a pandemia a cobrança por maiores informações se tornou mais presente. O mercado ficou instável, vários setores foram atingidos e infelizmente, nem todas as pessoas conseguiram se manter e saber lidar com as dificuldades. Com isso nota-se-á que agora, a importância de se ter um pilar de Governança Corporativa vem ganhando mais força. Podemos notar também, a crescente do termo em inglês ESG (Environmental, Social and Governance), no qual envolve, além da Governança Corporativa, os pilares ambiental e social de uma empresa. O mundo hoje anseia por maiores informações. As vantagens de se ter uma estrutura de Governança bem definida, evitando fraudes, valorizando a empresa como um todo, corroborando na transparência nas operações, transmitindo mais segurança e assim, podendo até aumentar o poder de captação de uma empresa, na medida que demonstra menos riscos de negócio. O sistema da governança corporativa, baseia-se em quatro princípios importantes, que uma vez implementados, garantem que todos os processos funcionem de forma correta. Transparência, na qual a empresa deve cultivar o desejo de informar, saber se comunicar, agregando mais valor a mesma; equidade, proporcionando tratamento justo e igualitário para todos os envolvidos no negócio; os agentes de governança corporativa devem prestar contas da sua atuação e responder integralmente, por todos os atos e omissões que praticarem no exercício dos seus mandatos, evitando assim conflitos de interesses; prestação de contas (accountability), que trás a importância de justificar as despesas a Justiça e com todos os stakeholders e por ultimo a responsabilidade corporativa, onde a empresa deve zelar pela sua perenidade, ou seja, pela sua continuidade, diz respeito á imagem da empresa pela sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente, saúde mental dos colaboradores, e preocupação com a sociedade na qual a empresa está inserida.
As boas práticas de governança corporativa têm o objetivo de elevar o valor econômico da organização e contribuir para sua longevidade e qualidade na gestão garantindo que todas as partes envolvidas no negócio, seja elas interna ou externa, estejam alinhadas e atuem em harmonia. Além disso, outro ponto positivo ao adotar a governança corporativa na organização, refletindo diretamente na sua imagem e gerando maior credibilidade perante o público. Diante de todo esse cenário apresentado pelo Covid-19, segue os principais pontos que podem ajudar as empresas a superarem a crise: formação de um comitê de crise semanalmente; adaptação das unidades de fabricação com estabelecimento de protocolos de segurança e saúde aos colaboradores; home office para a área administrativa, grupo de risco e comercial; análise de níveis de estoques e produção diariamente; realizar vendas através das plataformas digitais; marketing digital.

Continue navegando