Buscar

Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia 
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
Apresento aqui o dossiê Cultura digital e Educação com artigos letramento, multimeios e aprendizagem, com reflexões sobre as mídias na educação relacionados ao tema, os seus desafios e possibilidades. Questões sobre o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social na educação básica, utilizando os recursos tecnológicos digitais, como a internet e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Nestes artigos, podemos perceber os elementos da cultura digital, que são: os novos tipos de interação, comunicação, compartilhamento e ação na sociedade ligados à educação. 
A presente temática deste é resultado de uma reflexão sobre os desafios atuais das práticas institucionais, que apontam a emergência do uso das tecnologias digitais na educação presencial e a distância, em todos os seus níveis. Emergência esta, aumentada e multiplicada a partir de 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde declarou um surto de pandemia provocada por um vírus. Os efeitos mundiais foram muitos e continuam aumentando. Entre eles, destaca-se o fechamento de escolas e universidades, afetando bilhões de pessoas envolvidas nas comunidades educacionais: professores, estudantes, gestores, os pais etc.
As instituições de ensino foram orientadas a aproveitarem em ampla escala as ferramentas de tecnologias educacionais e muitas destas encaminharam-se para a ação se colocando numa educação online. No entanto, as instituições não pararam para refletir sobre o que já existe de pesquisa sobre tecnologias na educação, sobre como seria um web-currículo, quais competências e habilidades professores e alunos devem ter em uma modalidade que pressupõe o uso das tecnologias na Educação Online Não houve tempo para reflexão, pela urgência imposta, e muito do improviso levou as escolas a utilizarem as metodologias da Educação a Distância (EaD) de forma apressada. 
Mesmo tendo possibilidades tecnológicas digitais e o desenvolvimento de metodologias de aprendizagem mais adequadas a educação online, percebemos que os elementos da cultura digital como os novos tipos de interação, comunicação, compartilhamento e ação na sociedade no primeiro semestre de 2020 foram considerados de forma parcial. E isto levou ao aumento de antigos problemas verificados anteriormente na educação básica presencial. Muitas escolas, no presencial, vinham insistindo nas práticas obsoletas, se mantendo à distância e alheias ao fluxo de vida que transborda à sua volta, corriam o risco de se tornarem irrelevantes e continuaram mantendo esta caraterística nos ambientes virtuais. Verificamos também um aumento na oferta de artefatos tecnológicos, kits milagrosos para salvar a escola, e as instituições adquiriram estes artefatos, mostrando o seu não entendimento do que é tecnologia na educação. 
Os alunos que estão hoje nas escolas da educação básica, devido a pandemia, estão vivenciando esta nova realidade ainda não pensada e não projetada. Sendo assim, é importante que o educador esteja com os olhos no presente, porém com um olhar para o futuro, impulsionando os alunos para esta realidade que se apresenta ou se apresentará nas instituições de ensino. A partir desta constatação, é imprescindível que, junto aos conhecimentos específicos da educação que qualquer professor deva ter ao exercer sua profissão, seja desenvolvida a competência digital. Nestes tempos de cultura digital assumir uma aprendizagem cooperativa nos abrem muitas possibilidades, mas maiores são os desafios para que ela seja oportunizada.
No artigo: Letramento, multimeios e aprendizagem, a questão que deve ser considerada quando se trata da influência de uma instituição sobre o letramento é que este implica na produção de subjetividade e as instituições são centros disseminadores de poder. Desse modo é que a escola valoriza uma modalidade de letramento que vai resultar num tipo específico de sujeito, ligado à leitura e compreensão de mundo voltadas somente para as mídias impressas, sempre disciplinar, linear e ordenada. Essas características são contrárias à realidade fora dos muros das escolas e tem gerado um gap entre o que se produz no mercado, na sociedade e os modos de ensinar e aprender.
O artigo: Possibilidades da tecnologia digital de informação e comunicação na educação com perspectivas críticas e emancipatórias, hoje se têm evidências concretas de que as tecnologias, especialmente as digitais buscam recuperação e atualização constante de informações, comunicação e produção de conhecimento, abrem novas perspectivas para o desenvolvimento do currículo emancipatório, a prática pedagógica reflexiva, a formação do profissional crítico e a valorização da pesquisa científica.
A concepção de currículo, como algo que se constrói no percurso da ação, encontra na tecnologia digital uma aliada para os processos de reflexão sobre a ação, devido a sua possibilidade de registrar todo o processo em desenvolvimento e de recuperar tais registros a qualquer momento, o que permite identificar os conceitos trabalhados e as estratégias empregadas, proporcionando o reconhecimento de equívocos e o tratamento de erros, que se tornam objetos de reflexão e de reformulação dos processos. 
 Nessa perspectiva, de acordo com as observações descritas no artigo de leitura obrigatória para esta atividade, os autores mencionam que 
“...o presente texto buscou iniciativas educacionais que parecem utilizar a tecnologia digital de modo mais crítico devido ao desenvolvimento do espírito colaborativo e solidário presente nos projetos desenvolvidos pelos alunos; a possibilidade de a tecnologia promover a autorreflexão em que o aluno consegue, por meio de depurações, visualizar e aplicar o seu conhecimento para além da situação vivenciada; certa autonomia do aluno na construção do seu saber.”
As questões tratadas nos artigos são extremamente atuais e devem provocar os leitores para uma tomada de posição frente aos desafios que se colocam para a área de educação básica em tempos de uma pandemia mundial.
Referências:
· Possibilidades da tecnologia digital de informação e comunicação na educação
com perspectivas críticas e emancipatórias - Cláudia Akiko Arakawa Watanabe; Valter de Almeida Costa - (PUC-SP).

Continue navegando