Buscar

Qual a relevância social da proposição prevista para o PROJETO DE INTERVENÇÃO? Ressalte os motivos que fazem com que a proposta seja relevante para a população usuária, para o campo de estágio e para

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4 Evidencie o referencial teórico (procure materiais publicados – textos on line, revistas, livros e outros que tratem do assunto) sobre o tema de intervenção, apontando aspectos socioculturais, econômicos, políticos preferencialmente a partir de autores do Serviço Social.
A parte do entendimento de que, para desenvolver o papel socialmente atribuído à família, é imprescindível assegurar seu direito à proteção social por meio de políticas públicas. Aqui, longe de atribuir as responsabilidades de proteção social exclusivamente para as famílias, entende-se que as famílias, sobretudo as pobres, necessitam de uma intervenção efetiva do Estado, tendo em vista que a família, “[...] além de ser um espaço de cuidado, é um espaço a ser cuidado” (MIOTO, 2007, p. 56).
Uma sociedade para todas as idades incluindo o objetivo de que os idosos tenham a oportunidade de continuar contribuindo ara sociedade. Para trabalhar para excluem ou discriminam essas pessoas ( ONU,2002, p34).
A família é uma instituição social historicamente condicionada e dialeticamente articulada com a sociedade na qual está inserida. Isto pressupõe compreender as diferentes formas de famílias em diferentes espaços de tempo, em diferentes lugares, além de percebê-las como diferentes dentro de um mesmo espaço social e num mesmo espaço tempo. Esta percepção leva a pensar as famílias sempre numa perspectiva de mudança, dentro da qual se descarta a idéia dos modelos cristalizados para se refletir as possibilidades em relação ao futuro. (MIOTO, 1997;128) 
O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção, um direito social, e é dever do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde mediante a efetivação de políticas públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. A garantia desses direitos está determinada na legislação com o advento do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741, de 1o de outubro de 2003 –, considerada uma das maiores conquistas da população idosa brasileira (ESTATUTO DO IDOSO)

Continue navegando