Buscar

O oleo de Lorenzo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Docente: Alba Benemérita Alves Vilela
Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica
Discente: Nara Natiele Figueiredo Souza
Curso: Odontologia
Resenha do filme- O óleo de Lorenzo
 O filme intitulado “O óleo de Lorenzo”, lançado em 1922 mostra uma história verídica em que é possível pontuar sobre o conhecimento científico e suas formas de obtenção, ou seja, a pesquisa científica. A produção se inicia contando a história de uma criança chamada Lorenzo, um garoto comum que vivia sua vida normal até que começa a desenvolver comportamentos hiperativos percebidos por sua professora, que, por sua vez, comunica à mãe. Os sintomas aumentam e Lorenzo passa a apresentar sinais de surdez e desequilíbrio corporal. Diante disso, seus pais buscam vários especialistas, que dão o diagnóstico de Lorenzo: Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença rara e degenerativa que afeta o cérebro. Os médicos sugerem uma dieta rica em ácidos graxos, mas o tratamento se apresentou ineficaz.
 Os pais de Lorenzo não confiam nos médicos, uma vez que possuem pouco conhecimento sobre a doença por ser extremamente comum e não medem muitos esforços para ajudá-los, dizendo que “o processo é ininterrupto e o fim é inevitável”. Assim, resolvem pesquisar os mecanismo de ação da doença e sua relação com as células do corpo humano por conta própria com o fito de deter o progresso da doença, que se avançava cada vez mais rápido. Depois dos estudos, os pais descobriram um óleo extraído do azeite de oliva e testado em ratos trouxe resultados positivos, mas os médicos, mais uma vez desesperançosos desacreditaram da eficácia. Lorenzo apresentava piora . 
 Outros testes foram testados, e eles encontraram o erro na dieta: quando o organismo não recebe ácido graxo do alimento, ele produz sozinho, através da biossíntese, então resolveram manipular um óleo, baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano, e enganasse o organismo, para que este não produzisse os ácidos graxos. Contudo, eles descobriram um óleo feito da mistura dos dois ácidos graxos insaturados, o oléico e o erúcico que juntos enganam o organismo para que ele não produza o ácido e então diminua os efeitos da doença. Ao final do filme, graças aos esforços dos seus pais, Lorenzo não volta ao seu estado normal, mas apresenta uma melhora significativa, visto que os sintomas da ALD são barrados.
 A produção cinematográfica, apesar de apresentar riscos quando os pais assumem a responsabilidade de tratar a doença do seu filho de forma autônoma, mesmo sendo leigos no ramo científico, é comovente ao retratar o amor fraternal entre a família. A nível da metodologia científica, é importante destacar as diversas formas de pesquisas utilizadas, começando pelo método observacional e a prática exploratória, ao realizar diversos testes no filho, deixando as suas crenças empíricas e assumindo o posto de cientistas pesquisadores, dessa forma, eles conseguiram analisar primeiramente o funcionamento do corpo humano, os mecanismos de ação da doença, suas causas e a partir disso traçar uma maneira de conter a patogenicidade.

Continue navegando