Buscar

Tópicos Integradores I_Desafio Colaborativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dando início as considerações, partimos da premissa que a filosofia é a mãe das outras disciplinas, pois, independentemente da área ou da disciplina que se estuda, precisamos das bases e conhecimentos filosóficos para melhor compreensão do conjunto da obra da qual se estuda.
As matérias citadas pelo enunciado são de extrema importância na grade curricular de qualquer estudante do ensino fundamental e médio, todavia, podemos potencializar a absorção dos conteúdos destas mesmas matérias fazendo uma ação conjunta com a filosofia da educação. Aprender sobre linguagem em geral, expressões, linguagens corporais; assim também como a história da arte, desde a arte antiga, passando pelo Renascimento indo até o momento da arte contemporânea aliadas aos recursos da filosofia da educação que podemos colocar em prática a questão de tanto o aluno quanto o professor serem produtores de conhecimento, quebrar um pouco os paradigmas do ensino tradicional, levando em consideração e fazendo jus à liberdade que estas mesmas disciplinas pregam.
“A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas. Em outras palavras, é a manutenção de um constante exercício reflexivo acerca do processo educacional”
Referências Bibliográficas:
https://www.pedagogia.com.br/artigos/filosofiaeducacaoprogressista/
http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16850/13164

Outros materiais