Buscar

SIMULADO 1 SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA
	
	Simulado: GST0606_SM_201404047115 V.2
	
	Aluno(a): ANA L C CH RAMOS
	
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 05/07/2015 19:00:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404202407)
	
	Defina com suas palavras Tecnologia:
		
	
Sua Resposta: RESPOSTA: Elaboração e aperfeiçoamento dos métodos para assegurar o funcionamento dos mecanismos da produção, do consumo e do lazer assim como das atividades da pesquisa artística e científica.
	
Compare com a sua resposta: Estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais. Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404202404)
	
	Defina com suas palavras Ciência:
		
	
Sua Resposta: RESPOSTA: É o resultado da conexão das ideias e ações que auxiliam o homem na descoberta progressiva das estruturas dos sistemas existentes na natureza e de suas formas de funcionamento.
	
Compare com a sua resposta: Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais. A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404185291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente os trechos abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que define os tópicos tratados em cada um dos trechos apresentados: I. ¿Além de reduzir sua ´pegada de carbono´ com painéis solares no topo de sua sede, em Mountain View, na Califórnia, e de aumentar a eficiência do consumo de eletricidade de seus centros de dados, as iniciativas do Google também incluem o desenvolvimento de tecnologia que pode baixar o custo de construção de termelétricas movidas a energia solar.¿ (acesso a http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=1071218, em novembro de 2010) II. ¿Para o ambiente corporativo e de negócios a Internet é tudo de bom: interativa, visual, multimídia (suporta vários formatos), integradora e tem alta capilaridade (chega a qualquer lugar). Mas acima de tudo é um meio de distribuição de informação a custo baixo, razão suficiente para, na busca de competitividade, todas as grandes empresas inexoravelmente migrarem suas bases de informação para esse ambiente. Essa ´migração´ tem nome e apelido: chamamos isso de construção de ´Internet corporativa´ ou de ´presença digital´, e isso inclui os projetos de comunicação, mas não se restringe a eles.¿ (acesso a http://webinsider.uol.com.br/2006/09/25/a-empresa-digital/, em novembro de 2010)
		
	
	(I) SIG (Sistemas de Informações Gerenciais); (II) Computação na nuvem
	
	(I) SIG (Sistemas de Informações Gerenciais); (II) Grau de informatização das empresas
	
	BI (Inteligência de Negócios); (II) Computação na nuvem
	 
	(I) Sustentabilidade e TI Verde; (II) Grau de informatização das empresas
	
	(I) BI (Inteligência de Negócios); (II) Sustentabilidade e TI Verde
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404185187)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Sociedade da Informação está baseada nas tecnologias de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meio dos meios eletrônicos como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Dada a definição acima, assinale a resposta correta.
		
	 
	Essas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação.
	
	Essas tecnologias transformam a sociedade por si só, mas não são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação.
	
	Essas tecnologias transformam a sociedade, são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Comunicação.
	
	Essas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Comunicação.
	
	Essas tecnologias transformam a sociedade, são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação.
		  
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404185217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas abaixo sobre a Sociedade da Informação e do conhecimento e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A preocupação com a formação do capital intelectual está relacionada diretamente com os investimentos em diversos ativos intangíveis (não materiais), a saber: pesquisa e desenvolvimento (P&D), ciclo de vida mais curto dos produtos, educação permanente, softwares aplicados a diversas áreas de negócios, entre outros. ( ) Entre as iniciativas da OCDE destaca-se a e-Europe, que entende como fundamentais os papéis da Sociedade da Informação para o século XXI da mesma maneira que a revolução Industrial marcou o século XVIII. ( ) O comércio eletrônico é a pedra de toque da nova política. ( ) A perspectiva do Livro Verde estimulou alguns avanços, particularmente nas ações de governo eletrônico, internet para pesquisadores e aumento da população com acesso à rede após a reforma dos setores de telecomunicações.
		
	
	V, F, V, V
	
	V, F, F, V
	 
	V, V, F, V
	
	F, V, F, V
	
	V, V, V, V
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404185190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas abaixo sobre a Sociedade da Informação e do conhecimento e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A preocupação com a formação do capital intelectual está relacionada diretamente com os investimentos em diversos ativos intangíveis (não materiais), a saber: pesquisa e desenvolvimento (P&D), ciclo de vida mais curto dos produtos, educação permanente, softwares aplicados a diversas áreas de negócios, entre outros. ( ) Entre as iniciativas da OCDE destaca-se a e-Europe, que entende como fundamentais os papéis da Sociedade da Informação para o século XXI da mesma maneira que a revolução Industrial marcou o século XVIII. ( ) O comércio eletrônico é a pedra de toque da nova política. ( ) A perspectiva do Livro Verde estimulou alguns avanços, particularmente nas ações de governo eletrônico, internet para pesquisadores e aumento da população com acesso à rede após a reforma dos setores de telecomunicações. A opção correspondente é:
		
	 
	V, V, F, V
	
	F, V, F, V
	
	F, F, F, F
	
	V, F, F, V
	
	V, F, V, V
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404185213)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociedade está sempre em constante mutação e evolução e, até chegarmos ao período atual, podemos perceber claramente quatro fases principais de evolução da sociedade:
		
	
	Sociedade Primária; Sociedade Agrícola; Sociedade do Terceiro Setor; Sociedade Revolucionária
	
	Sociedade Primária; Sociedade Secundária; Sociedade Terciária; Sociedade Quaternária
	 
	Sociedade Primitiva; Sociedade Agrícola; Sociedade Industrial; Sociedade do Conhecimento
	
	Sociedade Primitiva; Sociedade Burocrática; Sociedade Industrial; Sociedade do Terceiro Setor
	
	Sociedade Passiva; Sociedade Aristocrática; Sociedade Inovadora; Sociedade do Conhecimento
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404185277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que se tenha uma TI Verde, é necessário que sejam feitasalgumas mudanças fora do escritório, dentro do escritório e nos datacenter. São elas:
		
	
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Redução de condicionamento de ar e Segurança física e de dados; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Redução de servidores, Acesso remoto e Centralização de Data Center.
	
	Fora do Escritório: Redução de servidores, Redução de condicionamento de ar e Centralização de Data Center; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Tele-trabalho, Acesso remoto e Segurança física e de dados
	
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Dispositivos multifunção e Serviços de impressão gerenciados; Dentro do Escritório: Redução de servidores, Ferramentas de gerenciamento de energia e Segurança física e de dados; No datacenter: Redução de condicionamento de ar, Acesso remoto e Centralização de Data Center.
	
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Consolidação de Armazenamento e Serviços de impressão gerenciados; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Redução de servidores, Acesso remoto e Centralização de Data Center.
	 
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Acesso remoto e Segurança física e de dados; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Redução de servidores, Redução de condicionamento de ar e Centralização de Data Center.
		  
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404185201)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos pontos do documento brasileiro sobre projetos da Sociedade da Informação (Livro Verde) é:
		
	
	pesquisa e desenvolvimento para gerar apenas empregos para a nação.
	
	administração centrada unicamente nos interesses do governo.
	
	quadro regulatório para diminuir lucros dos empresários.
	
	isolamento do Brasil para preponderância entre os países latino-americanos
	 
	pesquisa e desenvolvimento para gerar conhecimento e riquezas para a nação.
		
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404185247)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No âmbito das organizações, o termo ´informatização´ é empregado de forma ampla para representar a utilização dos recursos de tecnologia de informação (TI). Weissbach (2003) define informatização como sendo o processo de aplicação gradual, crescente, planejada e sistemática do uso da TI em todas as funções da organização. Como observa Lim (2001), a avaliação do nível ou Grau de Informatização (GI) de uma organização constitui uma importante preocupação gerencial e envolve dificuldades, pois a informatização inclui muitos fatores intangíveis, tais como a qualidade da informação e a cultura da organização. (acesso a http://www.scielo.br/pdf/raeel/v6n2/v6n2a04.pdf, em novembro de 2010) A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste em uma afirmação correta é:
		
	
	A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
	 
	O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização
	
	O processo de sustentabilidade de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial do mero gasto com energia até ao uso planejado e sistemático dos recursos computacionais
	
	O mercado de trabalho para os profissionais de TI é próspero e apresenta muitas oportunidades. Apesar de nesse caso ser pouco importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades
	 
	O processo de informatização de uma organização não está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização

Outros materiais