Logo Passei Direto
Buscar

AOL 3 INSTRUMENTAÇÃO BIOMEDICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A urinálise, também chamada exame de urina tipo I, é um dos exames mais utilizados na triagem de doenças que acometem as vias urinárias. O resultado da análise das amostras pode auxiliar também no diagnóstico de doenças infecciosas e processos irritativos e inflamatórios. O exame também indica alterações em algumas doenças metabólicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise, pode-se afirmar que:
1. pacientes com síndrome nefrótica apresentam urina espumosa.
2. pacientes desidratados apresentam urina avermelhada.
3. amostras de urina entre o amarelo e o âmbar excluem patologias.
4. em condições normais, a urina elimina de 0,5 a 3,5 g de proteína em 24 horas.
5. amostras de urina colhidas após jejum prolongado apresentam glicose.

As talassemias-beta são decorrentes de uma alteração quantitativa da síntese das globinas-beta, sendo classificadas laboratorialmente como talassemias-beta zero quando não há síntese de globinas e talassemias-beta mais quando existe alguma taxa de síntese. Contudo, as globinas-alfa são sintetizadas normalmente e acumulam-se nos eritrócitos durante a eritropoiese, levando à agregação, precipitação e lesão da membrana celular.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, é possível afirmar que pacientes com talassemia-beta:
1. apresentam anemia.
2. desenvolvem leucemia.
3. apresentam comprometimento da coagulação.
4. exibem alteração plaquetária.
5. têm maiores riscos de desenvolver doenças autoimunes.

A coloração de Gram é utilizada para bacterioscopia da maioria das amostras biológicas, assim como das obtidas de culturas de microrganismos em meios sólidos ou líquidos, desde que seja realizada nas primeiras 24h de cultivo e em amostras clínicas recém-coletadas. Assim como a análise dos aspectos estruturais exibidos pelas colônias em meio sólido, a coloração de Gram é realizada nas etapas analíticas iniciais de caracterização dos microrganismos.
Com base nessas informações e nos estudos sobre aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise as afirmativas a seguir:
I. A coloração de Gram pode ser usada para contraindicar a utilização de antimicrobianos bactericidas.
II. Associada à coloração de Gram, a análise das características físicas das colônias permite a identificação da espécie de bactéria.
III. Um meio de cultura seletivo, utilizando altas concentrações de cristal violeta, permite selecionar bactérias com alto teor de ácido micólico na parede celular.
IV. As bactérias Gram-positivas coram-se de roxo pelo método de Gram.
1. I e IV.
2. I e II.
3. II e III.
4. I, II e IV.
5. III e IV.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes, como zinco, vitamina B12 e proteínas. Contudo, a anemia ferropriva, provocada pela deficiência de ferro, é responsável por 90% dos casos. O ferro é um nutriente fundamental para a produção da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte dos gases respiratórios. A hemoglobina é encontrada nas membranas plasmáticas dos eritrócitos e livres no sangue.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Doenças hepáticas crônicas podem levar o paciente a apresentar anemia.
II. A anemia é o sintoma de determinada doença.
III. A diminuição do número de leucócitos no sangue é uma causa de anemia.
IV. A diminuição dos valores de hematócritos são associadas às anemias.
1. I, II e IV.
2. I, III e IV.
3. II, III e IV.
4. II e IV.
5. I, II e III.

Ainda que a urina seja um produto residual, ela é um líquido que em condições de normalidade do sistema urinário apresenta-se estéril, livre de microrganismos. Em sua composição, além da água, encontram-se ureia, hormônios, enzimas, sais e outros minerais. A presença de reações inflamatórias ou infecciosas no sistema urinário, assim como alguns distúrbios metabólicos, alteram a composição da urina e pode ser investigada pela urinálise.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise utilizadas no laboratório clínico, analise os componentes que podem ser encontrados na urina listados a seguir e associe-os às suas respectivas características:
1) Eritrócitos crenados.
2) Células escamosas, transicionais e tubulares renais.
3) Cilindros leucocitários.
4) Proteinúria.
( ) Urina hipertônica.
( ) Atividade física.
( ) Urina normal.
( ) Doença inflamatória renal.

Os procedimentos que utilizam métodos para a demonstração de microrganismo diretamente na amostra do paciente são de grande interesse em microbiologia clínica, pois são geralmente rápidos. Por outro lado, essas técnicas apresentam uma limitação por oferecerem apenas o diagnóstico presuntivo, sendo necessário realizar o isolamento e a identificação do microrganismo para fazer o diagnóstico de certeza.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise os princípios dos testes listados a seguir e associe-os a suas respectivos técnicas:
1) Antígenos na superfície da bactéria.
2) Linfócitos T específicos.
3) Anticorpos no soro.
4) Anticorpos no látex.
( ) Reação de imunofluorescência.
( ) Reação de hemaglutinação.
( ) Reação intradérmica.
( ) Elisa.

O acompanhamento da equivalência entre sistemas analíticos na prática laboratorial inclui protocolos de comparabilidade, fazendo testes analíticos em amostras de pessoas doentes simulando as condições a serem AVALIADAS pelos sistemas analíticos na rotina. A seleção de materiais a serem usados nesses testes deve levar em conta a comutabilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de diagnóstico laboratorial, pode-se afirmar que o termo comutabilidade se refere:
1. à equivalência das relações entre resultados de diferentes sistemas analíticos.
2. a uma ferramenta estatística.
3. ao planejamento do controle de qualidade.
4. a um ensaio de proficiência.
5. a um critério de exatidão.

O mieloma múltiplo é uma doença caracterizada pela proliferação clonal anormal de um grupo específico de leucócitos chamados plasmócitos. Essas células se diferenciam a partir dos linfócitos B ativados e são responsáveis pela produção dos anticorpos nos órgãos linfoides secundários. Por isso, o paciente com mieloma múltiplo apresenta, em consequência à plasmocitose, produção exagerada de anticorpos monoclonais, os quais podem ser detectados em exames sorológicos e de urina. Em condições fisiológicas, o número de plasmócitos no sangue circulante é inferior a 20% dos leucócitos totais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O leucograma de pessoas com mieloma múltiplo apresenta leucocitose.
II. ( ) A confirmação da plasmocitose na medula óssea requer análise por mielograma.
III. ( ) O mieloma múltiplo é uma consequência de anemias não tratadas.
IV. ( ) A produção exacerbada de leucócitos está associada com as hemoglobinopatias.

Leia o trecho a seguir: “Embora seja encontrado, com frequência, no trato respiratório superior de indivíduos assintomáticos, o Streptococcus pneumoniae é um dos principais patógenos humanos, responsável por infecções graves, principalmente em crianças e idosos. […]. A parede celular dessas bactérias contém ácido teicoico, que também é conhecido como substância ou polissacarídeo C, ligado aos resíduos de ácido murâmico do peptideoglicano. O ácido lipoteicoico, também chamado de polissacarídeo ou antígeno F, está ligado aos lipídeos da membrana plasmática.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A caracterização de Streptococcus pneumoniae na amostra do paciente requer isolamento do espécime.
II. ( ) As bactérias Streptococcus pneumoniae, quando coradas pelo método de Gram, exibem cor vermelha.
III. ( ) A penicilina tem pouco efeito nas infecções provocadas por Streptococcus pneumoniae.
IV. ( ) A parede celular de Streptococcus pneumoniae não contém lipopolissacarídeo.

O exame físico da urina permite analisar seu aspecto, cor, turbidez e densidade, sendo que a análise química investiga a presença de moléculas normais que podem se apresentar em maiores quantidades em processos patológicos e serem exclusivas dessas condições. A análise microscópica do sedimento urinário, automatizada ou não, avalia a presença de células, cristais e cilindros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A etapa de análise física durante a urinálise avalia pontos como o aspecto, a cor e o volume da urina.
II. ( ) A quantificação de leucócitos na urina é determinada pela presença de esterase leucocitária.
III. ( ) A densidade da urina é avaliada com seu pH durante fase química de análise, sendo que pacientes desidratados apresentam menor densidade.
IV. ( ) Valores aumentados de urobilinogênio na urina são encontrados em pacientes com distúrbios hepáticos e hemolíticos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A urinálise, também chamada exame de urina tipo I, é um dos exames mais utilizados na triagem de doenças que acometem as vias urinárias. O resultado da análise das amostras pode auxiliar também no diagnóstico de doenças infecciosas e processos irritativos e inflamatórios. O exame também indica alterações em algumas doenças metabólicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise, pode-se afirmar que:
1. pacientes com síndrome nefrótica apresentam urina espumosa.
2. pacientes desidratados apresentam urina avermelhada.
3. amostras de urina entre o amarelo e o âmbar excluem patologias.
4. em condições normais, a urina elimina de 0,5 a 3,5 g de proteína em 24 horas.
5. amostras de urina colhidas após jejum prolongado apresentam glicose.

As talassemias-beta são decorrentes de uma alteração quantitativa da síntese das globinas-beta, sendo classificadas laboratorialmente como talassemias-beta zero quando não há síntese de globinas e talassemias-beta mais quando existe alguma taxa de síntese. Contudo, as globinas-alfa são sintetizadas normalmente e acumulam-se nos eritrócitos durante a eritropoiese, levando à agregação, precipitação e lesão da membrana celular.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, é possível afirmar que pacientes com talassemia-beta:
1. apresentam anemia.
2. desenvolvem leucemia.
3. apresentam comprometimento da coagulação.
4. exibem alteração plaquetária.
5. têm maiores riscos de desenvolver doenças autoimunes.

A coloração de Gram é utilizada para bacterioscopia da maioria das amostras biológicas, assim como das obtidas de culturas de microrganismos em meios sólidos ou líquidos, desde que seja realizada nas primeiras 24h de cultivo e em amostras clínicas recém-coletadas. Assim como a análise dos aspectos estruturais exibidos pelas colônias em meio sólido, a coloração de Gram é realizada nas etapas analíticas iniciais de caracterização dos microrganismos.
Com base nessas informações e nos estudos sobre aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise as afirmativas a seguir:
I. A coloração de Gram pode ser usada para contraindicar a utilização de antimicrobianos bactericidas.
II. Associada à coloração de Gram, a análise das características físicas das colônias permite a identificação da espécie de bactéria.
III. Um meio de cultura seletivo, utilizando altas concentrações de cristal violeta, permite selecionar bactérias com alto teor de ácido micólico na parede celular.
IV. As bactérias Gram-positivas coram-se de roxo pelo método de Gram.
1. I e IV.
2. I e II.
3. II e III.
4. I, II e IV.
5. III e IV.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes, como zinco, vitamina B12 e proteínas. Contudo, a anemia ferropriva, provocada pela deficiência de ferro, é responsável por 90% dos casos. O ferro é um nutriente fundamental para a produção da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte dos gases respiratórios. A hemoglobina é encontrada nas membranas plasmáticas dos eritrócitos e livres no sangue.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Doenças hepáticas crônicas podem levar o paciente a apresentar anemia.
II. A anemia é o sintoma de determinada doença.
III. A diminuição do número de leucócitos no sangue é uma causa de anemia.
IV. A diminuição dos valores de hematócritos são associadas às anemias.
1. I, II e IV.
2. I, III e IV.
3. II, III e IV.
4. II e IV.
5. I, II e III.

Ainda que a urina seja um produto residual, ela é um líquido que em condições de normalidade do sistema urinário apresenta-se estéril, livre de microrganismos. Em sua composição, além da água, encontram-se ureia, hormônios, enzimas, sais e outros minerais. A presença de reações inflamatórias ou infecciosas no sistema urinário, assim como alguns distúrbios metabólicos, alteram a composição da urina e pode ser investigada pela urinálise.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise utilizadas no laboratório clínico, analise os componentes que podem ser encontrados na urina listados a seguir e associe-os às suas respectivas características:
1) Eritrócitos crenados.
2) Células escamosas, transicionais e tubulares renais.
3) Cilindros leucocitários.
4) Proteinúria.
( ) Urina hipertônica.
( ) Atividade física.
( ) Urina normal.
( ) Doença inflamatória renal.

Os procedimentos que utilizam métodos para a demonstração de microrganismo diretamente na amostra do paciente são de grande interesse em microbiologia clínica, pois são geralmente rápidos. Por outro lado, essas técnicas apresentam uma limitação por oferecerem apenas o diagnóstico presuntivo, sendo necessário realizar o isolamento e a identificação do microrganismo para fazer o diagnóstico de certeza.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise os princípios dos testes listados a seguir e associe-os a suas respectivos técnicas:
1) Antígenos na superfície da bactéria.
2) Linfócitos T específicos.
3) Anticorpos no soro.
4) Anticorpos no látex.
( ) Reação de imunofluorescência.
( ) Reação de hemaglutinação.
( ) Reação intradérmica.
( ) Elisa.

O acompanhamento da equivalência entre sistemas analíticos na prática laboratorial inclui protocolos de comparabilidade, fazendo testes analíticos em amostras de pessoas doentes simulando as condições a serem AVALIADAS pelos sistemas analíticos na rotina. A seleção de materiais a serem usados nesses testes deve levar em conta a comutabilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de diagnóstico laboratorial, pode-se afirmar que o termo comutabilidade se refere:
1. à equivalência das relações entre resultados de diferentes sistemas analíticos.
2. a uma ferramenta estatística.
3. ao planejamento do controle de qualidade.
4. a um ensaio de proficiência.
5. a um critério de exatidão.

O mieloma múltiplo é uma doença caracterizada pela proliferação clonal anormal de um grupo específico de leucócitos chamados plasmócitos. Essas células se diferenciam a partir dos linfócitos B ativados e são responsáveis pela produção dos anticorpos nos órgãos linfoides secundários. Por isso, o paciente com mieloma múltiplo apresenta, em consequência à plasmocitose, produção exagerada de anticorpos monoclonais, os quais podem ser detectados em exames sorológicos e de urina. Em condições fisiológicas, o número de plasmócitos no sangue circulante é inferior a 20% dos leucócitos totais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O leucograma de pessoas com mieloma múltiplo apresenta leucocitose.
II. ( ) A confirmação da plasmocitose na medula óssea requer análise por mielograma.
III. ( ) O mieloma múltiplo é uma consequência de anemias não tratadas.
IV. ( ) A produção exacerbada de leucócitos está associada com as hemoglobinopatias.

Leia o trecho a seguir: “Embora seja encontrado, com frequência, no trato respiratório superior de indivíduos assintomáticos, o Streptococcus pneumoniae é um dos principais patógenos humanos, responsável por infecções graves, principalmente em crianças e idosos. […]. A parede celular dessas bactérias contém ácido teicoico, que também é conhecido como substância ou polissacarídeo C, ligado aos resíduos de ácido murâmico do peptideoglicano. O ácido lipoteicoico, também chamado de polissacarídeo ou antígeno F, está ligado aos lipídeos da membrana plasmática.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A caracterização de Streptococcus pneumoniae na amostra do paciente requer isolamento do espécime.
II. ( ) As bactérias Streptococcus pneumoniae, quando coradas pelo método de Gram, exibem cor vermelha.
III. ( ) A penicilina tem pouco efeito nas infecções provocadas por Streptococcus pneumoniae.
IV. ( ) A parede celular de Streptococcus pneumoniae não contém lipopolissacarídeo.

O exame físico da urina permite analisar seu aspecto, cor, turbidez e densidade, sendo que a análise química investiga a presença de moléculas normais que podem se apresentar em maiores quantidades em processos patológicos e serem exclusivas dessas condições. A análise microscópica do sedimento urinário, automatizada ou não, avalia a presença de células, cristais e cilindros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A etapa de análise física durante a urinálise avalia pontos como o aspecto, a cor e o volume da urina.
II. ( ) A quantificação de leucócitos na urina é determinada pela presença de esterase leucocitária.
III. ( ) A densidade da urina é avaliada com seu pH durante fase química de análise, sendo que pacientes desidratados apresentam menor densidade.
IV. ( ) Valores aumentados de urobilinogênio na urina são encontrados em pacientes com distúrbios hepáticos e hemolíticos.

Prévia do material em texto

Módulo B - 87320 . 7 - Instrumentação Biomédica - T.20221.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Michelle Mavis Morrey Duarte Silva
Nota final Enviado em: 19/05/22 10:47 (UTC-3)
10/10
Conteúdo do exercício
	
1. Pergunta 1
A urinálise, também chamada exame de urina tipo I, é um dos exames mais utilizados na triagem de doenças que acometem as vias urinárias. O resultado da análise das amostras pode auxiliar também no diagnóstico de doenças infecciosas e processos irritativos e inflamatórios. O exame também indica alterações em algumas doenças metabólicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise, pode-se afirmar que:
1. 
pacientes com síndrome nefrótica apresentam urina espumosa.
Resposta correta
2. 
pacientes desidratados apresentam urina avermelhada.
3. 
amostras de urina entre o amarelo e o âmbar excluem patologias.
4. 
em condições normais, a urina elimina de 0,5 a 3,5 g de proteína em 24 horas.
5. 
amostras de urina colhidas após jejum prolongado apresentam glicose.
2. Pergunta 2
As talassemias-beta são decorrentes de uma alteração quantitativa da síntese das globinas-beta, sendo classificadas laboratorialmente como talassemias-beta zero quando não há síntese de globinas e talassemias-beta mais quando existe alguma taxa de síntese. Contudo, as globinas-alfa são sintetizadas normalmente e acumulam-se nos eritrócitos durante a eritropoiese, levando à agregação, precipitação e lesão da membrana celular.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, é possível afirmar que pacientes com talassemia-beta: 
1. 
apresentam anemia.
Resposta correta
2. 
desenvolvem leucemia.
3. 
apresentam comprometimento da coagulação.
4. 
exibem alteração plaquetária.
5. 
têm maiores riscos de desenvolver doenças autoimunes.
3. Pergunta 3
A coloração de Gram é utilizada para bacterioscopia da maioria das amostras biológicas, assim como das obtidas de culturas de microrganismos em meios sólidos ou líquidos, desde que seja realizada nas primeiras 24h de cultivo e em amostras clínicas recém-coletadas. Assim como a análise dos aspectos estruturais exibidos pelas colônias em meio sólido, a coloração de Gram é realizada nas etapas analíticas iniciais de caracterização dos microrganismos.
Com base nessas informações e nos estudos sobre aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise as afirmativas a seguir:
I. A coloração de Gram pode ser usada para contraindicar a utilização de antimicrobianos bactericidas.
II. Associada à coloração de Gram, a análise das características físicas das colônias permite a identificação da espécie de bactéria.
III. Um meio de cultura seletivo, utilizando altas concentrações de cristal violeta, permite selecionar bactérias com alto teor de ácido micólico na parede celular.
IV. As bactérias Gram-positivas coram-se de roxo pelo método de Gram.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e IV.
Resposta correta
2. 
I e II.
3. 
II e III.
4. 
I, II e IV.
5. 
III e IV.
4. Pergunta 4
As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes, como zinco, vitamina B12 e proteínas. Contudo, a anemia ferropriva, provocada pela deficiência de ferro, é responsável por 90% dos casos. O ferro é um nutriente fundamental para a produção da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte dos gases respiratórios. A hemoglobina é encontrada nas membranas plasmáticas dos eritrócitos e livres no sangue.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Doenças hepáticas crônicas podem levar o paciente a apresentar anemia.
II. A anemia é o sintoma de determinada doença.
III. A diminuição do número de leucócitos no sangue é uma causa de anemia.
IV. A diminuição dos valores de hematócritos são associadas às anemias.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I, II e IV.
Resposta correta
2. 
I, III e IV.
3. 
II, III e IV.
4. 
II e IV.
5. 
I, II e III.
5. Pergunta 5
Ainda que a urina seja um produto residual, ela é um líquido que em condições de normalidade do sistema urinário apresenta-se estéril, livre de microrganismos. Em sua composição, além da água, encontram-se ureia, hormônios, enzimas, sais e outros minerais. A presença de reações inflamatórias ou infecciosas no sistema urinário, assim como alguns distúrbios metabólicos, alteram a composição da urina e pode ser investigada pela urinálise.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise utilizadas no laboratório clínico, analise os componentes que podem ser encontrados na urina listados a seguir e associe-os às suas respectivas características:
1) Eritrócitos crenados.
2) Células escamosas, transicionais e tubulares renais.
3) Cilindros leucocitários.
4) Proteinúria.
( ) Urina hipertônica.
( ) Atividade física.
( ) Urina normal.
( ) Doença inflamatória renal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
1, 4, 2, 3.
Resposta correta
2. 
1, 2, 4, 3.
3. 
2, 4, 3, 1.
4. 
4, 1, 3, 2.
5. 
3, 1, 2, 4.
6. Pergunta 6
Os procedimentos que utilizam métodos para a demonstração de microrganismo diretamente na amostra do paciente são de grande interesse em microbiologia clínica, pois são geralmente rápidos. Por outro lado, essas técnicas apresentam uma limitação por oferecerem apenas o diagnóstico presuntivo, sendo necessário realizar o isolamento e a identificação do microrganismo para fazer o diagnóstico de certeza.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise os princípios dos testes listados a seguir e associe-os a suas respectivos técnicas:
1) Antígenos na superfície da bactéria.
2) Linfócitos T específicos.
3) Anticorpos no soro.
4) Anticorpos no látex.
( ) Reação de imunofluorescência.
( ) Reação de hemaglutinação
( ) Reação intradérmica.
( ) Elisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
1, 4, 2, 3.
Resposta correta
2. 
1, 2, 4, 3.
3. 
2, 4, 3, 1.
4. 
4, 1, 3, 2.
5. 
3, 1, 2, 4.
7. Pergunta 7
O acompanhamento da equivalência entre sistemas analíticos na prática laboratorial inclui protocolos de comparabilidade, fazendo testes analíticos em amostras de pessoas doentes simulando as condições a serem AVALIADAS pelos sistemas analíticos na rotina. A seleção de materiais a serem usados nesses testes deve levar em conta a comutabilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de diagnóstico laboratorial, pode-se afirmar que o termo comutabilidade se refere:
1. 
à equivalência das relações entre resultados de diferentes sistemas analíticos.
Resposta correta
2. 
a uma ferramenta estatística.
3. 
ao planejamento do controle de qualidade.	
4. 
a um ensaio de proficiência.
5. 
a um critério de exatidão.
8. Pergunta 8
O mieloma múltiplo é uma doença caracterizada pela proliferação clonal anormal de um grupo específico de leucócitos chamados plasmócitos. Essas células se diferenciam a partir dos linfócitos B ativados e são responsáveis pela produção dos anticorpos nos órgãos linfoides secundários. Por isso, o paciente com mieloma múltiplo apresenta, em consequência à plasmocitose, produção exagerada de anticorpos monoclonais, os quais podem ser detectados em exames sorológicos e de urina. Em condições fisiológicas, o número de plasmócitos no sangue circulante é inferior a 20% dos leucócitos totais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em hematologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O leucograma de pessoas com mieloma múltiplo apresenta leucocitose.
II. ( ) A confirmação da plasmocitose na medula óssea requer análise por mielograma.
III. ( ) O mieloma múltiplo é uma consequência de anemias não tratadas.
IV. ( ) A produção exacerbada de leucócitos está associada com as hemoglobinopatias.
Agora, assinale a alternativa queapresenta a sequência correta:
1. 
V, V, F, F.
Resposta correta
2. 
F, F, V, V.
3. 
F, V, F, V.
4. 
V, F, V, V.
5. 
V, F, V, F.
9. Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“Embora seja encontrado, com frequência, no trato respiratório superior de indivíduos assintomáticos, o Streptococcus pneumoniae é um dos principais patógenos humanos, responsável por infecções graves, principalmente em crianças e idosos. […]. A parede celular dessas bactérias contém ácido teicoico, que também é conhecido como substância ou polissacarídeo C, ligado aos resíduos de ácido murâmico do peptideoglicano. O ácido lipoteicoico, também chamado de polissacarídeo ou antígeno F, está ligado aos lipídeos da membrana plasmática.”
Fonte: TRABULSI, L. R. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. p. 209-210. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aplicação das técnicas em microbiologia e patologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A caracterização de Streptococcus pneumoniae na amostra do paciente requer isolamento do espécime.
II. ( ) As bactérias Streptococcus pneumoniae, quando coradas pelo método de Gram, exibem cor vermelha.
III. ( ) A penicilina tem pouco efeito nas infecções provocadas por Streptococcus pneumoniae.
IV. ( ) A parede celular de Streptococcus pneumoniae não contém lipopolissacarídeo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
V, F, F, V.
Resposta correta
2. 
F, V, V, V.
3. 
F, V, F, V.
4. 
V, F, V, F.
5. 
V, V, V, F.	
10. Pergunta 10
O exame físico da urina permite analisar seu aspecto, cor, turbidez e densidade, sendo que a análise química investiga a presença de moléculas normais que podem se apresentar em maiores quantidades em processos patológicos e serem exclusivas dessas condições. A análise microscópica do sedimento urinário, automatizada ou não, avalia a presença de células, cristais e cilindros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação das técnicas em urinálise, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A etapa de análise física durante a urinálise avalia pontos como o aspecto, a cor e o volume da urina.
II. ( ) A quantificação de leucócitos na urina é determinada pela presença de esterase leucocitária.
III. ( ) A densidade da urina é avaliada com seu pH durante fase química de análise, sendo que pacientes desidratados apresentam menor densidade.
IV. ( ) Valores aumentados de urobilinogênio na urina são encontrados em pacientes com distúrbios hepáticos e hemolíticos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 
V, F, F, V.
Resposta correta
2. 
F, V, V, V.
3. 
F, V, F, V.
4. 
V, F, V, F.
5. 
V, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina