Buscar

av de aprendizado ambiental aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2015.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo:
		
	
	
	
	
	a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
	
	
	o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente
	
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
	
	
	a proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;
	
	
	o acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		(FCC - 2012 - DEFENSOR PÚBLICO - SP) A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), após seus 30 anos de vigência, cumpre, de certa forma, o papel de Código Ambiental Brasileiro, assegurando normativamente:
		
	
	
	
	 
	O reconhecimento da legitimidade do Ministério Público para propor ação de responsabilidade civil e criminal em decorrência de danos causados ao ambiente.
	
	
	A caracterização da responsabilidade subjetiva do poluidor pela reparação ou indenização do dano ecológico causado.
	
	
	A consagração expressa do princípio da precaução.
	
	
	A exigência de licença ambiental e de estudo de impacto de vizinhança para atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
	
	
	A consagração da responsabilidade penal da pessoa jurídica.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		(FGV - Exame de Ordem - 2010.3 - MODIFICADA) O Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV é uma espécie do gênero Avaliação de Impacto Ambiental e está disciplinado no Estatuto da Cidade, que estabelece e enumera os instrumentos da política de desenvolvimento urbano. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
		
	
	
	
	 
	A elaboração de estudo de impacto de vizinhança não substitui a elaboração de estudo prévio de impacto ambiental, requerida nos termos da legislação ambiental.
	
	
	A Avaliação de Impacto Ambiental substitui a elaboração do estudo prévio de impacto ambiental.
	
	
	As atividades de relevante e significativo impacto ambiental que atingem mais de um Município são precedidas de estudo de impacto de vizinhança.
	
	
	O estudo de impacto de vizinhança só pode ser exigido em área rural pelo órgão ambiental municipal.
	
	 
	A Avaliação de Impacto Ambiental é exigida para analisar o andamento populacional e a geração de tráfego e demanda por transporte público advindos da edificação de um prédio.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) emitiu em março de 2013, em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. De acordo com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	 
	A Lei 6.938/81 dispõe que o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da PNMA e é considerado como uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
	
	
	O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). Esses padrões são estabelecidos através de Resoluções do IBAMA em consonância com o CONAMA
	
	
	Aos órgãos seccionais - órgãos ou entidades estaduais- cabem estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente o licenciamento de usinas hidrelétricas, localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados.
	
	
	a Política Nacional do Meio Ambiente visa à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, uma vez que compete a este ente a competência exclusiva para exigir o licenciamento ambiental
	
	 
	Compete ao IBAMA propor ao MMA - Ministério do Meio Ambiente- normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento ambiental.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
	
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
	
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		(CESPE - 2012 - MPE-TO - Promotor de Justiça) Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente incluem o:
		
	
	
	
	
	Zoneamento ambiental e o projeto de desenvolvimento de pesquisa biomarinha.
	
	
	Estudo de impacto ambiental e o manejo seletivo das espécies endêmicas.
	
	 
	Licenciamento ambiental e o zoneamento ambiental.
	
	
	Licenciamento ambiental, o zoneamento ecológico e o plano de manejo econômico das florestas.
	
	
	Relatório de impacto ambiental e o desenvolvimento de pesquisas biotecnológicas.