Buscar

ATIVIDADES 1608

Prévia do material em texto

Sugestões de atividades aplicando a lei 10639/03
MATEMÁTICA , CIÊNCIAS E HISTÓRIA
MATEMÁTICA
Unidade Temática: Probabilidade e estatística 
Objeto conhecimento: Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados. 
Alfanumérico: (EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. 
GRÁFICO: HOMICÍDIO DE MULHERES NO BRASIL 
POSSÍVEIS QUESTÕES A SEREM ABORDADAS
1 - Em qual ano teve a maior taxa de homicídios de mulheres negras no Brasil? 
2 - Em qual ano teve a menor taxa de homicídios de mulheres brancas no Brasil? 
3 - No de 2013 a taxa de homicídios de mulheres negras aumentou ou diminui comparando com os anos anteriores? 
4- A diferença de taxa de homicídios entre mulheres negras e mulheres branca no ano 2012 foi de quanto? 
 
GRÁFICO: DISTRIBUIÇÃO DE ESTUDANTES SEGUNDO COR/RAÇA(%) NO BRASIL
POSSÍVEIS QUESTÕES A SEREM ABORDADAS
1 - Qual cor teve a maior porcentagem de estudantes? 
2 - Qual foi a porcentagem de estudantes da cor preta? 
3 - Qual é o resultado da soma das porcentagens de estudantes das cores parda, preta, amarela e indígena?
4 - Qual é a diferença de porcentagem de estudantes da raça branca e preta? 
CIÊNCIAS
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Objeto conhecimento: Sexualidade 
Alfanumérico:(EF08CI11X) Selecionar argumentos com bases científicas que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética) com intuito de promover a inclusão e combater preconceitos; 
(EF08CI10X) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de 
algumas IST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias 
Negros são mais suscetíveis a doenças evitáveis no Brasil- Por Gabriela Albach 
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população negra apresenta os piores indicadores de saúde se comparadas aos brancos. Infecções sexualmente transmissíveis, mortalidade de recém-nascidos antes dos seis dias de vida, hanseníase, mortes maternas e tuberculose são alguns problemas de saúde evitáveis mais frequentes nessa parcela da sociedade. 
Isso acontece porque a população negra vive com menos qualidade, conforme explica Lúcia Xavier, coordenadora da organização de mulheres negras Criola. 
Negros são mais suscetíveis a doenças evitáveis no Brasil- Por Gabriela Albach 
 O grupo é mais vulnerável a doenças porque está sob maior influência dos determinantes sociais de saúde, ou seja, as condições em que uma pessoa vive e trabalha, a insalubridade, as baixas condições sanitárias às quais está submetida, por exemplo. A soma desses indicadores de vulnerabilidade aumenta o risco de perder a vida”, comenta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população no país, representando 53,6% dos brasileiros. Atualmente, 80% da população cujo plano de saúde é exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS) é negra. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (2015), das pessoas que já se sentiram discriminadas por médicos ou outros profissionais de saúde, 13,6% destacam o viés racial da discriminação
Negros são mais suscetíveis a doenças evitáveis no Brasil- Por Gabriela Albach 
“Estudos mostram que o racismo não é uma questão vinculada especificamente ao SUS. Na rede privada, o racismo também está presente. A diferença nas taxas de mortalidade hospitalar é uma evidência”, salienta. 
Segundo o Ministério da Saúde, os óbitos por Aids em 2016 afetam mais negros (58,7%) que brancos (40,9%). Das mulheres gestantes diagnosticadas com sífilis, 59,8% eram negras e 30,6% brancas. No mesmo ano, 38,5% das notificações de sífilis adquirida ocorreram entre pessoas brancas e 42,4% em negras. 
Negros são mais suscetíveis a doenças evitáveis no Brasil- Por Gabriela Albach 
A hanseníase, doença infecciosa causada por bactéria cuja transmissão está relacionada a condições precárias de moradia e higiene, em 2014, teve 31.064 casos notificados, mais de dois terços na população negra. Nos registros de tuberculose, no mesmo ano, 57,5% das pessoas que apresentaram a doença eram negras. 
. 
Negros são mais suscetíveis a doenças evitáveis no Brasil- Por Gabriela Albach 
Fernanda Lopes, representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, destaca que doenças não são obras do acaso. “A condição de saúde é determinada por fatores econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais. Para se alcançar o estado de bem-estar, é preciso investimentos diversos dentro e fora do serviço de saúde. Se o racismo não for reconhecido e enfrentado, a juventude negra estará sempre vivenciando maior risco de adoecimento e morte”, conclui
Negros são mais suscetíveis a doenças evitáveis no Brasil- Por Gabriela Albach 
Em setembro do ano passado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) recomendou, na Conferência Sanitária das Américas, que os países-membros promovam políticas públicas capazes de abordar o fator étnico como determinante social da saúde. 
https://www.geledes.org.br/negros-sao-mais-suscetiveis-doencas-evitaveis-nobrasil/?gclid=EAIaIQobChMIvcvYs8Gg7AIViIiRCh25sA1rEAAYAiAAEgKBLvD_BwE 
POSSÍVEIS QUESTÕES A SEREM ABORDADAS
1 - Por que os negros são mais suscetíveis a doenças evitáveis no Brasil? 
2- Enormes desigualdades se manifestam entre negros e brancos, homens e mulheres nos mais diferentes espaços da sociedade (educação, saúde, mercado de trabalho, acesso a bens e serviços, etc.). Em sua opinião o que poderia ser feito para mudar a situação dos negros relatada no texto?
3- O acesso ao saneamento básico no Brasil ainda não é uma realidade para todos. Embora seja uma necessidade básica para a população. O que seria baixas condições sanitárias? 
POSSÍVEIS QUESTÕES A SEREM ABORDADAS
4- A hanseníase pode se apresentar com manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. Quando o nervo de uma área é afetado, surgem dormência, perda de tônus muscular e retrações dos dedos, com desenvolvimento de incapacidades físicas. Nas fases agudas, podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos, cotovelos e pés. O que causa a Hanseníase e como é transmitida? 
GRÁFICO: CAUSA DE ÓBITOS DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS SEGUNDO SEXO RAÇA/COR 
5 - Ao analisar o gráfico, o que se pode concluir, em relação aos brancos e negros, com os dados obtidos em relação à tuberculose e HIV? 
HISTÓRIA
Filme “Doutor Gama” conta história apagada de um abolicionista brasileiro 
POSSÍVEIS QUESTÕES A SEREM ABORDADAS
1 - O que acontece a Gama que muda totalmente sua vida?
2 - Qual a importância de sua amizade com Antônio?
3 - O que simboliza no início do filme a retirada de seus sapatos e ao final a personagem recebendo um par de sapatos?

Continue navegando