Buscar

Para determinar a pressão atmosférica, a experiência mais famosa é a do físico Evangelista Torricelli (1608-1647). Nessa experiência, completa-se u...

Para determinar a pressão atmosférica, a experiência mais famosa é a do físico Evangelista Torricelli (1608-1647). Nessa experiência, completa-se um tubo de ensaio com mercúrio e o emborca, sem deixar entrar ar, em um recipiente com mercúrio também, conforme a figura a seguir demonstra.

A experiência mais famosa para determinar a pressão atmosférica é a do físico Evangelista Torricelli (1608-1647).
Nessa experiência, completa-se um tubo de ensaio com mercúrio e o emborca, sem deixar entrar ar, em um recipiente com mercúrio também.

Essa pergunta também está no material:

Fisica Termodinâmica Ondas e Ótica
167 pág.

Física II Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na experiência de Torricelli, o tubo de ensaio é preenchido com mercúrio e, em seguida, é invertido e colocado em um recipiente com mercúrio. O mercúrio no tubo desce até uma certa altura, deixando um espaço vazio acima dele. Esse espaço é chamado de vácuo parcial. A altura do mercúrio no tubo é determinada pela pressão atmosférica, que equilibra a pressão exercida pelo mercúrio no recipiente. A pressão atmosférica pode ser calculada a partir da altura do mercúrio no tubo, utilizando a fórmula P = ρgh, onde P é a pressão atmosférica, ρ é a densidade do mercúrio, g é a aceleração da gravidade e h é a altura do mercúrio no tubo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais