Buscar

Internet das coisas (IoT) - Taís Gonçalves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Internet das coisas
Aluno: Taís Gonçalves dos Santos
Curso: Administração
Matrícula: 47006692
Existe uma revolução da fórmula, como o ser humano vive e interage ao que esta ao seu redor, um mundo em que cada objeto ao seu redor irá interagir com você entre si e atravez da internet. O que está acontecendo hoje na sociedade é um processo de transformação muito acelerado, conhecido como Quarta Revolução Industrial. Em resumo, representa uma transformação na sociedade, em seus modelos econômicos, políticos, e no modelo da sociedade.
Isto é, a sociedade humana está em uma intensa transformação, pois o impacto da internet das coisas e outras novas tecnologias está mudando os hábitos, os comportamentos, e de uma maneira geral, a sociedade como um todo. De modo geral, Internet das Coisas é o termo que se usa para dizer que um objeto está ligado a internet, fazendo parte de uma rede, e com isso podemos definir alguma tarefa para esse objeto e programar ações que podem ser automaticamente acionadas.
A primeira grande vantagem da IOT é a possibilidade de automatizar e programar que atitudes você quer que o sistema adote, para o momento que tem que ser feito algo, como irrigar uma fazenda que está precisando de irrigação em uma determinada área do terreno. Além disso, a Internet das coisas aumenta a produtividade do campo. E, em um país como o Brasil, onde a agricultura é muito importante para a economia, um aumento de produtividade nesse setor impacta até o nosso PIB (Produto interno bruto). 
Segunda vantagem é que as cidades também estão recebendo inúmeros benefícios através do uso de sensores que captam informações e transmitem para uma rede. Um bom exemplo de aplicação de IOT é a coleta inteligente de lixo nas cidades inteligentes chamada de Smart city, essa é a terceira vantagem, possibilitar o desenvolvimento de sistemas que ajudam a sociedade a ter maior qualidade de vida, através de aplicações que monitoram a qualidade do ar, monitoram se o nível de água de um rio está subindo, monitoram e controlam a iluminação elétrica da cidade. Melhoria, eficácia e produtividade os dispositivos e software baseados na internet das coisas diminuem os erros nas realizações de operações e tarefas, promovendo a qualidade e o aumento do retorno sobre algum tipo de investimento, sendo esse a Quarta vantagem. Por ultimo a Redução de custos entra como sendo a Quinta vantagem, sistemas de automação, que usam apenas máquinas, reduzem custos operacionais e custos com pessoal, sendo assim é possível resolver quase tudo por meio da central de operações, sem precisar de estar no local, as empresas economizam em contratações, deslocamentos e horas extras.
Por outro lado, existem algumas preocupações e desvantagens que são sempre lembradas quando o assunto é o uso da Internet das Coisas. A segurança dos dispositivos e informações de cada usuário é a primeira dessas preocupações. Invasões, ataques e vírus também são uma preocupação recorrente. Nessa lista, constam ainda a privacidade e o compartilhamento de dados, a vulnerabilidade das Coisas e ransomware. Espera-se que a Internet das coisas seja ainda mais utilizada nos próximos anos, integrada a outras novas tecnologias, como a inteligência artificial. Os benefícios para a sociedade que precisa cada vez mais dessas aplicações, são inúmeros e esse. Assim, espera-se que leis como a LGPD e políticas públicas deem um fim que ainda exista no uso de aplicações de IOT. 
REFERÊNCIAS
· O que é internet das coisas - IoT <https://www.youtube.com/watch?v=s4DUFhNexbU>.
· IoT ou A Internet das Coisas <https://especialistadigital.com.br/iot-internet-das-coisas>.
· Apesar dos benefícios, IoT representa riscos à segurança digital <https://www.terra.com.br/noticias/dino/apesar-dos-beneficios-iot-representa-riscos-a-seguranca-digital,9c3899173a439e06fef9495e2f495b6dxnwsf26g.html>.

Continue navegando