Buscar

DEFINIÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DEFINIÇÕES – ANTROPOLOGIA I
A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. A palavra tem o seguinte significado: antropo =homem e logia=estudo.
 
Estudo antropológico 
 
Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.
 
Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos. A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia. 
 
Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo.
 
Antropólogos famosos da história:
 
Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.
 
Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.
 
Claude Lévi-Strauss (1908-) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.
DEFINIÇÕES DE CONCEITOS ANTROPOLÓGICOS:
Antropologia Física – Também denominada de Antropologia biológica, é tida como uma ciência natural e se ocupa da análise de material colhido em escavações ou sítios arqueológicos, estando por isso profundamente relacionada com a Arqueologia e a Anatomia. Este ramo da Antropologia se ocupa também da observação do comportamento dos macacos e símios e das diferenças aparentes entre os seres humanos (epidérmica, pele, cor dos olhos, estatura, etc.).
Antropologia Social e Cultural – É uma ciência social (tal qual a sociologia e a psicologia) que estuda as características culturais dos povos (“cultura” é tida aqui como a manifestação dos hábitos, rotinas ou costumes de um povo) e a evolução de seus costumes, crenças, religiões, relacionamento familiar, manifestações artísticas, etc. O que acaba englobando áreas como a linguística, a própria arqueologia e a etnologia.
Antropometria – É o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes. Trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.
Paleontologia – É a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis.
Raciologia – Concepção de uma raça específica a partir do ser biológico.
Frenologia – Medição da parte craniana (usado mais na parte forense); desqualificado como ciência, pois é algo mais dedutivo. A Frenologia utiliza técnicas antropométricas visando prever padrões de inteligência e comportamento, baseando-se em premissas discutíveis.
Etnologia – Estuda a cultura dos chamados povos naturais.
Etnografia – Descrição da cultura dos povos.
Arqueologia – Os arqueólogos diferenciam-se dos paleontólogos porque não trabalham com restos de seres vivos - é uma ciência social. Um arqueólogo estuda as culturas e os modos de vida humana do passado a partir da análise de vestígios materiais.
Cultura e personalidade – século XX, a cultura se constitui através de vários fatores culturais (mais moralizada, coletiva).
 Outros termos associados à Antropologia são: Etnologia e Etnografia. Segundo Claude Lévi-Strauss (1908 - ?) ambas não constituem disciplinas diferentes da antropologia, apenas concepções ou níveis diferentes do mesmo tipo de estudo e, por isso, não deveriam nunca estar dissociadas. Ainda segundo Lévi-Strauss, a Etnografia seria o correspondente aos primeiros estágios da pesquisa, englobando o trabalho de campo e a observação; a Etnologia seria um nível acima, mais aprofundado, onde são feitas conclusões mais extensas que não seriam possíveis no primeiro momento (síntese), constituindo-se, pois, a Etnografia o passo preliminar à Etnologia. E, por fim, a Antropologia, seria o segundo e último passo da síntese, onde são abrangidas as conclusões da Etnografia e Etnologia.
Mito, Ritual e Simbolismo
Mito é uma narrativa moral. O real é uma representação que só é percebido por uma classificação. Quando usamos o mito não significa dizer que seja necessariamente uma falsidade para a antropologia, mas sim uma narrativa que faz racionalizar sobre uma sociedade de cada grupo que a compõe.
Ritual é uma ação compartilhada (coletiva), que se repete com alguma rotina e de caráter cerimonial. É através do ritual que o mito é lembrado
Simbolismo é uma coisa cujo valor ou significado é atribuído pelos seus usuários. Este valor nunca é determinado pelas características físicas do objeto em questão, isto é, de suas propriedades intrínsecas, mas sempre por algo arbitrário que se torna convencional. Por exemplo, a palavra VER. Nenhuma destas letras, juntamente ou separadas, indica uma ação de visualizar algo (em francês se diz VOIR, em inglês, TO SEE etc.). O sentido faz parte da valoração coletiva sobre algo, é imaterial, mas é preciso que alguma coisa física represente o sentido, perpassando nossa experiência.
Mitologia = O termo "mito" é frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma história falsa, mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade. No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente. Muitos estudiosos em outros campos usam o termo "mito" de forma um pouco diferente. Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional. Dá-se quatro tipos de teorias para a origem da mitologia:
1 – TEORIA BÍBLICA = Todas as lendas mitológicas têm suas origens nas narrativas das escrituras, embora os fatos tenham sido distorcidos e alterados
2 – TEORIA HISTÓRICA = Foram seres humanos reais, e as lendas e tradições fabulosas a elas são acréscimos e embelezamentos, surgidos em épocas posteriores.
3 – TEORIA ALEGÓRICA = Contém alguma verdade moral, religiosa ou filosófica, ou algum fato histórico, sob a forma de alegoria, mas que, com o decorrer do tempo passou a ser entendido literalmente.
4 – TEORIA FÍSICA = Os elementos ar, fogo, água, terra 
FONTES:
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/antropologia.htm
http://www.infoescola.com/ciencias/antropologia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropometria
http://www.brasilescola.com/filosofia/os-simbolos-comportamento-humano-na-antropologia.htm

Outros materiais