Buscar

Avaliaçao I de Ludico e Musicalização na Educação Infantil

Prévia do material em texto

1
Nas sociedades indígenas, a maioria dos momentos lúdicos sempre fez parte do cotidiano das aldeias. Sobre os tipos de atividades em que podemos perceber esses momentos, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Nos banhos de rio.
B
Nas aventuras em cima das árvores.
C
Nas atividades de pesca e caça.
D
Na falta de conectividade com a natureza.
2
A afetividade pode ser conceituada como todo o domínio das emoções, dos sentimentos, das experiências sensíveis. A criança deseja e necessita ser amada, acolhida, aceita e ouvida. Sobre a importância da afetividade na escola, analise as sentenças a seguir:
I- O papel do educador no ensino infantil é proporcionar às crianças experiências lúdicas, prazerosas, diversificadas e enriquecedoras para fortalecer a sua autoestima e desenvolver as suas capacidades.
II- Os jogos, nas mãos do educador, são um excelente meio de formar a criança.
III- A afetividade é estimulada por meio da vivência, na qual o educador estabelece um vínculo de afeto com o educando.
IV- A criança necessita de estabilidade emocional para se envolver com a aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
3
O professor não pode ser um peça estática na sala de aula, preocupado apenas com o repasse de informações, mas, sim, um mediador da aprendizagem, que está aberto  a inovações, mostrando-se eficaz e comprometido, espontâneo e criativo no seu fazer educacional, fazendo a diferença no ensino. 
Como o professor pode usar o lúdico no seu planejamento de aula?
A
O professor não deve se valer de jogos e brincadeiras em sua atividade cotidiana, pois elas devem ser mais direcionadas ao momento da educação física.
B
Jogos e brincadeiras são uma forma de entretenimento para as salas de aula.
C
O uso de jogos e brincadeiras deve estar aliado ao ensino dos conteúdos escolares, além de tornar as aulas mais produtivas e atrativas.
D
O uso de jogos e brincadeiras é apenas para momentos de descontração na classe.
4
O universo infantil está presente em cada um de nós. As experiências que vivenciamos na infância deixam marcas para o resto de nossas vidas. Essas marcas podem ser positivas ou negativas, variando proporcionalmente de acordo com as vivências e estímulos recebidos. Sobre o papel do professor no desenvolvimento da ludicidade, analise as sentenças a seguir:
I- Na escola, essas experiências ganham uma amplitude maior, pois, dependendo da mediação proporcionada pelo professor, da valorização das ações lúdicas e do estímulo que o professor oferece, elas podem desenvolver o pensamento crítico e criativo da criança, tornando a aprendizagem agradável e tranquila.
II- Os educadores têm o dever de assegurar a sobrevivência dos sonhos e promover a construção do conhecimento alicerçado ao prazer de viver, à alegria de descobrir o novo.
III- O professor precisa proporcionar atividades lúdicas que contribuam para o desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil.
IV- O professor não pode ser uma peça estática na sala de aula, preocupado apenas com o repasse de informações, mas, sim, um mediador da aprendizagem, que está aberto a inovações, mostrando-se eficaz e comprometido, espontâneo e criativo no seu fazer educacional, fazendo a diferença no ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
5
Passou a ser reconhecido como uma das formas utilizadas para o estudo do comportamento humano. Assim, a definição deixou de ser um  simples sinônimo de jogo, porque as implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo. 
Do que estamos falando?
A
Jogo.
B
Brincadeira.
C
Lúdico.
D
Musicalização.
6
É importante ressaltar que, para um melhor entendimento do sentido do lúdico, é necessário ter claro que existe uma forte influência cultural de cada região, povoado etc., isto é, a compreensão do lúdico depende do modo de vida de cada agrupamento humano. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Apenas conhecer o modo de brincar das crianças de antigamente já é o suficiente.
B
Apenas conhecer as brincadeiras já é o suficiente.
C
Nesse aspecto é que se destaca a importância da valorização dos costumes, brincadeiras e o modo de vida das crianças, independentemente das questões socioculturais.
D
Apenas conhecer a cultura de cada povo já é o suficiente.
7
A ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, pois o brinquedo é uma essência da infância, e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Ludicidade é um termo utilizado na educação infantil e que tem origem na palavra latina "ludus", que significa jogo e esse conceito compreende os jogos e brincadeiras, se restringindo apenas a elas.
B
Atividades lúdicas não proporcionam a possibilidade de que as crianças aprendam e desenvolvam suas capacidades através das brincadeiras, e da imaginação e fantasia próprias do mundo infantil.
C
Independente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida das crianças, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos em que a realidade e o faz de conta se confundem.
D
O processo lúdico de aprendizagem deve ser prazeroso e não deve levar em consideração a individualidade de cada criança.
8
A ludicidade estimula uma aprendizagem com enriquecimento de experiências, pois possibilita um trabalho interdisciplinar em que se desenvolvem habilidades de reflexão, cooperação, enfatizando valores e conhecimentos, através de brincadeiras produtivas, estimulando o imaginário do aluno. Dessa forma, o lúdico torna o momento de ensino algo agradável, prazeroso, divertido e ao mesmo tempo rico em conhecimentos. De acordo com Kishimoto (2002, p. 146), “[...] por ser uma ação iniciada e mantida pela criança, a brincadeira possibilita a busca de meios, pela exploração ainda que desordenada, e exerce papel fundamental na construção de saber fazer”. De acordo com o entendimento da afirmação de Kishimoto, sobre como a aprendizagem através do lúdico na Educação Infantil pode ser considerada uma forma integral de desenvolvimento da criança, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: KISHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2002.
A
Desenvolvimento parcial da criança.
B
Reduz a agressividade.
C
Leva ao autoconhecimento.
D
Desperta a imaginação.
9
Os jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que, ao mesmo tempo que divertem, promovem o desenvolvimento intelectual, físico e moral de uma criança. Como são realizados em grupos, os jogos ensinam a cooperação, o trabalho em equipe e a sociabilidade. Para as crianças, os jogos são uma experimentação da vida real. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os jogos não permitem erros e assim não ajudam as crianças a compreenderem as consequências de suas ações.
B
As crianças aprendem a seguir regras, a respeitar o seu momento e o dos colegas, desenvolvem sua habilidade de comunicação e a expressão dos sentimentos e emoções.
C
Os jogos e brincadeiras são laboratórios onde as crianças não são estimuladas a arriscar, a criar e a inovar.
D
As crianças não aprendem através de jogos e brincadeiras a lidar com as perdas, frustrações e a desenvolver seu raciocínio lógico.
10
No Jogo Simbólico, a criança se desenvolve a partir da assimilação do real, isto é, através da representação, da imaginação, do mundo do faz de conta. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Essa fase se desenvolve do segundo ao sexto ano de vida da criança.
B
É comum nessa fase crianças utilizarem objetos, como um cabo de vassoura para transformá-lo num cavalo.
C
Caracteriza-se pelo surgimento do reflexoatravés da repetição de gestos e movimentos simples.
D
Nesse estágio, as crianças não conseguem seguir regras.

Continue navegando