Buscar

IFMA gestão escolar janayna

Prévia do material em texto

IFMA – CAMPUS SÃO LUÍS/CENTRO HISTÓRICO CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS COMPONENTE CURRICULAR: GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR TAREFA DE ARQUIVO ÚNICO
UNIDADES 1
Aluna: Janayna Bezerra
1) Nas escolas e nos cursos de formação, abordam-se conceitos de gestão da educação, gestão da escola, gestão educacional, gestão de sistemas e administração escolar. A partir dos textos de Paro (2002) e da leitura dos slides baseados na apostila de Dourado (2012), comente sobre o porquê da preferência, na literatura educacional, pelo uso do termo “gestão escolar” em lugar de administração escolar. 
2) Discorra sobre as características da reforma do Estado Brasileiro a partir dos anos 1990 e suas consequências para as políticas de gestão dos sistemas educacionais no Brasil. 
3) Oliveira e Vasques-Menezes (2018) realizaram um levantamento da literatura sobre o tema “gestão escolar”. Comente sobre os resultados encontrados pelas autoras.
Diante do contexto de Paro (2002), relata que a escola tem uma relação entre politica e educação escolar. Pois a escola não é totalmente neutra pois estar relacionada com a concepção do mundo e da sociedade. Apesar da escola estar dimensionada no âmbito do neutro, mas a uma inversão política relatando interesse dos setores dominantes. E possível mencionar o contexto da escola em forças de negócios. O aluno aprende o que convém o interesse do capital, e deixa de lado a concepção de mencionar ou estruturar o social e basear na força econômica e na opressão do domínio de uns sobre os outros de maneira brutal.
Levando em consideração alguns pontos de vista, tudo na nossa vida estar relacionado poder. Por que o ser humano ainda não compreendeu o processo de humanização, o povo em si deve saber o que é educação? A educação é não protelar os processos de aprendizado. A escola é para difundir conhecimento para que esse processo de socialização seja compreendido como uma equidade entre povo. 
Diante do texto de Oliveira e Vasques-Menezes (2018), a literatura que mais me chamou atenção foi de Libâneo (2007), onde prefere o termo gestão escolar na concepção sociocrítica de gestão escolar. Com isso relaciona o sistema que agrega pessoas, onde pode intencionar suas ações mediante os contatos sociais em que estabelece cada caráter a diferenciação do contexto político de forma democrática e nas tomadas de decisões diante da forma democrática. Então vários autores defende uma gestão escolar democrática a partir da coletividade mediante a participação e autonomia nas decisões e ações da escola. Em que destacam a importância desses fatores essenciais na construção de um espaço democrático almejando opiniões de cada grupo relacionado.

Continue navegando