Buscar

AV1 - Atividade Contextualizada de Físico-Química - Carlos Henrique Lima de Sousa - 01229692

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FÍSICO-QUÍMICA
Nome Completo: Carlos Henrique Lima de Sousa
Matrícula: 01229692
Curso: Engenharia Elétrica
	De acordo com Zaions (2011) no século XIX houveram grandes invenções que revolucionaram a indústria, como eletricidade, máquinas a vapor e motores, e devido ao aumento da complexidade das máquinas, tornou-se necessário aumentar a especialização dos operadores e mantenedores, assim como os recursos para as atividades de manutenção. Nesse século a produtividade das indústrias e a disponibilidade das máquinas era baixíssimo, ou seja, gastavam-se muitos recursos para uma produção pequena e as máquinas não estavam disponíveis para a operação por todo o período planejado, devido ao alto índice de manutenção corretiva.
	Atualmente vivemos a era da internet, para Schwab (2016) estamos atualmente na quarta revolução industrial, onde as máquinas se conectam a internet e alimentam informações por meio de sensores cada vez menores e mais baratos e essas informações acarretam em decisões automáticas pré-programadas pela inteligência artificial da máquina. Com toda essa evolução, as empresas estão atualmente criando bancos de dados e gerenciando-os por meio de softwares para auxiliar nas tomadas de decisões, onde com base nos históricos e nas variações de gráficos é possível uma maior assertividade nas decisões, obtendo uma maior produtividade e um menor custo.
	Com a automação industrial ganhando força no Brasil, a tendencia é reduzir ao máximo a intervenção humana nos processos industriais, como a quantidade de acessos as máquinas, esse tipo de visão é benéfico em vários aspectos, como a segurança do trabalho, pois reduz o risco de acidentes, e a produtividade, pois a máquina consegue em sua grande maioria produzir mais que o humano.
Schwab (2016) afirma que a quarta revolução industrial possui quatro grandes impactos que são as expectativas dos clientes estarem mudando; os produtos estarem sendo melhorados pelos dados melhorando a produtividade dos ativos; o surgimento de novas parcerias; e os modelos operacionais estarem se transformando em modelos digitais. Contudo vale ressaltar que essa quarta revolução industrial permite a redução dos custos operacionais, com a redução do desperdício, a redução dos custos de manutenção, com a aplicação da manutenção preditiva, consequentemente a redução da indisponibilidade de máquina e o aumento da eficiência e produtividade das indústrias. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
167 p.
ZAIONS, Douglas Roberto. Gestão da Manutenção. Joaçaba: Unoesc Virtual, 2011. 102 p.

Continue navegando