Buscar

ECONOMIA, MERCADO FINANCEIRO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Economia, Mercado Financeiro e de Capitais
Curso: Tecnologia em Processos Gerenciais
A Microeconomia estuda como consumidores, famílias, indústrias e empresas se comportam com as mudanças do mercado e como a distribuição da produção afeta as classes sociais de modo geral. A macroeconomia, estuda o comportamento da economia de forma global como um todo, considerando os impactos mundiais de aspectos econômicos.
A microeconomia possui relatividade com o destino das produções, como a utilização dos bens de consumo e como podem ser utilizados e os impactos que ela oferece para a sociedade comum, (Lacombe, 2004), sendo responsável por avaliar como estão os preços e como produtos são consumidos, no ambiente empresarial ela avalia como recursos estão sendo utilizados e o impacto que a má utilização pode representar para o desenvolvimento ou desempenho de mercado de uma empresa. Para analisar e consolidar pesquisas de campo e mercado a microeconomia utiliza da avaliação de três teorias, a de consumidor que avalia preferencias e comportamentos para determinar se um produto vai ou não ser consumido. Teoria da produção, que tem como foco os inputs e outputs de matérias primas, e como ela será utilizada após sua transformação, verificando custos e subsídios, como gastos com modais por exemplo. E teoria da firma que é focada em produção de lucro tendo em seu volume de produção o acumulo de capital para desenvolvimento de projetos específicos. Sendo as três teorias delimitadas ao estudo do público-alvo, da demanda, preço, fatores de produção e análise de mercado.
A macroeconomia estuda o impacto global de ações econômicas, tendo foco em inflação, PIB, Selic, desemprego, câmbio e consumo regional e global, esses indicadores citados são determinantes para determinar se a economia de um país vai bem ou mal, tendo impacto direto em custos, importações, exportações acordos bilaterais entre países e investimentos (DE SOUZA, 2019), o que ocorre é que quando esses fatores estão com índices baixos podem afetar mercados de bens e serviços, o mercado de trabalho, o mercado monetário, mercado de títulos e mercado de divisas, sendo estes os cinco principais pilares que conduzem a estrutura macro econômica.
Em uma avaliação macro dos termos macro e microeconomia, considero que cada vez mais a Macroeconomia se aproxima da Microeconomia (HEINECK, 2010), pois possuem em comum fatores que relacionam ambientes que estão interlaçados conduzindo sua importância para os aspectos, famílias, organizacionais, de governo, exportadores e importadores, e como todos estes se matem no mercado, em tempos de crescimento e em tempos de crise.
REFERÊNCIAS
LACOMBE, Francisco. Dicionário de administração. São Paulo: Saraiva, 2004.
ESCOLA, Equipe Brasil. "Macroeconomia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/macroeconomia.htm. Acesso em 09 de junho de 2022.
WARREN, Redação . O que é macroeconomia . warren. 2020. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2022.
DE SOUZA, Ivan. Microeconomia: Como ela afeta os seus negócios!. rockcontent. 2019. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2022.
HEINECK, Luiz . Macroeconomia. canal. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/f44eac1c342f808fdaa38114781ded37.pdf. Acesso em: 9 jun. 2022.

Continue navegando