Buscar

ECONOMIA, MERCADO FINANCEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Economia, Mercado Financeiro e de Capitais
Curso: Logística 
Segundo Lacombe (2004) a microeconomia está relacionada ao rigor empenhado no destino das produções, e aos benefícios que materiais e serviços podem oferecer, bem como as cotações absolutas e relativas de determinado produto, e o aprimoramento dos recursos econômicos, desta forma, compreender os impactos orçamentários atrelados a microeconomia é de fundamental importância para determinar o crescimento ou a queda de um mercado, como por exemplo o de petróleo e soja que são impactantes na produção de inúmeros subprodutos. O petróleo em 2020 representou cerca de 31% do consumo mundial de energia, de acordo com pesquisa realizada pela BP[footnoteRef:1], já a soja de acordo com a EMBRAPA[footnoteRef:2] teve uma produção de aproximadamente 365 milhões de toneladas no mundo, dos quais o Brasil representa cerca de 50% de toda a produção. Apesar dos números micro economicamente falando ainda há um grande déficit de produtividade que impactam o desempenho de empresas e consumidores em relação a escassez de recursos, sendo os atores principais desta problemática os prestadores de serviços e consumidores, deixado a cargo da microeconomia a difícil tarefa de consolidar estudos que viabilizem oferta e demandas adequadas, tais como preços de produtos e o equilíbrio da competitividade dos fornecedores. [1: Grupo Fornecedor de combustíveis para transporte e geração de energia, considerado um dos maiores grupos de energia do mundo, atuante também no ramo de serviços.] [2: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, responsável pelo desenvolvimento agropecuário do Brasil. ] 
Diferente da microeconomia que está mais focada em escalas menores da economia como os indivíduos familiares e as empresas, a macroeconomia como o nome já refere, estuda os valores macros da economia, levando em consideração os aspectos, regionais, nacionais ou mundiais dos valores agregados da produção e do mercado, podemos exemplificar no ramo da macroeconomia os impactos que uma redução de exportação pode causar ao mercado mundial como ocorreu recentemente com a guerra da ucrânia com a retenção de fornecimento de gás para países europeus imposta pela Rússia, é importante considerar que os impactos macroeconômicos afetam diversos setores, impactam no PIB, e no ganho de capital de um País, como no caso exemplificado, podemos ainda destacar as perdas com as mortes, desemprego, taxa de juros e até mesmo retenção de moedas e recessões econômica como as que estão sendo impostas a Rússia, afetando toda a economia do País e de seus consorciados pelo mundo.
Com este estudo compreendemos que a microeconomia está relacionada a uma visão individual sobre economia, serviços e produtos, e a macroeconomia se preocupa com a visão global dos impactos econômicos, sendo ambas uma determinante para a análise econômica geral, portanto, o indivíduo, as empresas e os produtores são peças fundamentais de uma engrenagem que impacta o mercado. 
REFERÊNCIAS
MENDES, Carlos. Introdução à Economia. Educapes. 186 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401353/1/introducao_a_economia-3ed-miolo-online-atualizado.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.
D’ANGELO , Guido; LUGONES, Alberto . O petróleo e os preços agrícolas. Mais Soja. 2021. 186 p. Disponível em: https://maissoja.com.br/o-petroleo-e-os-precos-agricolas/. Acesso em: 20 mai. 2022.
QUEM somos. BP.com. Disponível em: https://www.bp.com/pt_br/brazil/home/quem-somos.html. Acesso em: 20 mai. 2022.
SOJA em números : safra 2020/21. embrapa.br. Disponível em: https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos. Acesso em: 20 mai. 2022.
MAGALHÃES BONANÇA CORRÊA, ANDRÉ . O conceito de expectativa no pensamento macroeconômico. acervodigital UFPR. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/37630/MONOGRAFIA06-2014-2.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.
ESCOLA, Equipe Brasil. "Macroeconomia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/macroeconomia.htm. Acesso em 20 de maio de 2022.
BEZERRA, Juliana . Microeconomia e macroeconomia. Diferença.com. Disponível em: https://www.diferenca.com/microeconomia-e-macroeconomia/#:~:text=A%20microeconomia%20%C3%A9%20o%20ramo,ou%20global%20como%20um%20todo.. Acesso em: 20 mai. 2022.

Continue navegando

Outros materiais