Buscar

matriz_atividade_individual_economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade individual
	
	Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios
	Disciplina: Economia Empresarial
	Módulo: Atividade Individual
	Aluno: Roberta Grazziotin Rocha
	Turma: 08-21
	Tarefa: Realizar uma análise – sob a ótica da oferta e da demanda – sobre as possíveis implicações do atual momento do mercado no setor escolhido.
	INTRODUÇÃO
Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.
	
	A concentração de atividades econômicas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados de pecuária (atividade que corresponde a criação de animais par abate, compra ou venda) e agricultura (técnicas de cultivo com objetivo de produzir diversos produtos) é denominada agronegócio.
 A pandemia causada pelo vírus da COVID-19 fez com que diversos setores econômicos fossem prejudicados pelas restrições impostas às atividades econômicas, crises políticas, perdas de recursos humanos, mudanças de hábitos, dentre outros fatores. Ao contrário da maiorias dos setores econômico, o do agronegonócio não sofreu quedas em seus indicadores econômicos , segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 4,1% em 2020, o da agropecuária cresceu 2%. Sendo um dos poucos setores que continuaram com uma demanda crescente de exportação. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceria com a CNA, em 2020 o agronegócio brasileiro alcançou participação de 26,6% no Produto Interno Bruto do Brasil, contra 20,5% em 2019	
	O presente trabalho visa apresentar dados, sob a ótima da demanda e oferta, sobre o agronegócio brasileiro, trazendo uma conexão com a indústria de fertilizantes.
	CONTEXTO DO SETOR
Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.
	
	A lei de oferta e demanda é umas das métricas mais importantes no campo da Economia e através dela e das elasticidades, o empresariado detém o embasamento, necessário, para tomar decisões ade aumentar ou não o preço de um determinado produto e/ou aumentar não a produção de um produto. A demanda , definida por Dallagnol (2008) pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Já a oferta é a função oferta mostra uma correlação direta entre as quantidades ofertadas e nível de preços. O sucesso do agronegócio está ligado aos investimentos dos empresários do segmento para se tornarem mais competitivos no mercado internacional. As tecnologias inseridas no campo, como novas máquinas, uso de conhecimentos de genética e biotecnologia, aplicação de agroquímicos e fertilizantes de melhor qualidade, permitiram que os produtores tenham mais rentabilidade e economizem recursos. A fertilização tem um papel central nesses ganhos, sendo responsável por aproximadamente 40% do incremento do potencial produtivo das culturas
	Em se tratando de indústria de fertilizantes, o faturamento cresceu 10,65% em 2020, o que se atribui ao avanço de 11,51% da produção anual, uma vez que os preços reais, na comparação entre 2019 e 2020, recuaram 0,77%.
Fonte: Cepea/USP e CNA (Disponível em: cnabrasil.org.br)
	
	ANÁLISE MACROECONÔMICA
Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.
	
	Conforme Barros (2021), para o Brasil, os índices no agronegócio são de aumento de 3% em 2021, quando comparado ao ano de 2020. Uma proporção superior a 5% é necessária para trazer o PIB de volta ao nível baixo de 2019.Na perspectiva do agronegócio, na estimativa do Cepea, o PIB do agronegócio em 2020 também cairá cerca de 5%. Na estimativa do Cepea, a agropecuária crescerá 2,2% (em volume) em 2020 e na estimativa do Ipea aumentará 2,3%. O Ipea espera que o crescimento da agropecuária em 2021 seja de 1,5%. A Conab espera que a produção de grãos aumente 3,1% e, de fato, apenas a soja apresenta um destaque positivo de 7,1%.A alta do PIB do segmento também foi reforçada pelo maior volume de produção esperado para 2021, impulsionado sobretudo pela soja.
	De acordo com os dados obtidos com a Nagro credito agro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), porém, apontam um crescimento do PIB da Agropecuária mais otimista, da grandeza de 3% a.a., e o Valor Bruto da Produção (VBP) seria de aproximadamente R$ 903 bilhões, o que representa um crescimento de 4,2% a.a. em 2021 Outro indicador importante de ser observado, por estar relacionado ao aumento da demanda, é a taxa de crescimento da população.A projeção é de que a população brasileira cresça para 213,4 milhões de pessoas em 2021, para 214,75 em 2022, para 216,00 milhões em 2023 e para 217,19 milhões em 2024, como pode ser observado no gráfico 6.
	Conforme publicado pelo IPEA (2021), em 2022 a previsão de crescimento do valor adicionado (VA) será em torno de 3,4% ,frente aos 1,2% de 2021, perspectiva positiva resultado da projeção de crescimento em culturas como milho e soja (Fonte CONAB), recuperação na produção de bovinos e suínos.
	ANÁLISE MICROECONÔMICA
Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.
		Conforme Daltro Cela (2002) , os fatores que podem influenciar no preço de vendas e oscilações de mercado relacionado ao agronegócio são:
a) Meteorológicas: mudanças na precipitação, vento, geada, temperatura, calor, luz, etc .; 
b) Localização - do imóvel agrícola ao mercado Distância para facilitar a compra de insumos ou a venda de produtos finais.
c) Características do solo-topografia, fertilidade, profundidade, permeabilidade e erosividade , etc .;
d) Disponibilidade de infraestrutura: maquinários, equipamentos, ferramentas, edificações e edificações rurais, animais utilizados no processo produtivo, etc .; 
e) Recursos hídricos: Fornecem a quantidade necessária e qualidade aceitável de água na frequência relevante. Essas características determinam a necessidade de drenagem ou irrigação das lavouras; 
	Outro temas relacionados ao impacto da oferta/demans são as políticas públicas, sendo elas as políticas de subsídios, oscilações nos preços mínimos,acesso a crédito, concessão de incentivos regionais ou a determinadas culturas/atividades.
A microeconomia é dividida em :
· Teoria do Consumidor: restrição orçamentária, teoria ordinal da utilidade, maximização do consumidor, demanda do consumidor.
· Teoria da produão: tornar matéria-prima em produto de venda, váriaveis que influenciam o produto final, como transporte, na agropecuária podem aumentar em função das greves, altos preços e momento em geral também.
· Teoria da firma: reunião do capital e do trabalho em uma empresa para a produção, de acordo com a demanda. Foca nas organizações cujo objetivo seja produzir lucro.
Estruturas de mercado: concorrência perfeita, concorrência imperfeita, oligopólio e monopólio. Organização industrial no agronegócio.
	De acordo com Souza, Ivan (2019) por diminuir o poder de compra, o mau momento de uma economia faz com que a demanda diminua, já que as pessoas terão menos dinheiro para consumir os seus produtos. Você pode optar por poder reduzir custos, adaptar suas mercadorias para essa nova realidade ou mesmo alterar o preço.
	 
	CONCLUSÃO
Apresente uma conclusão justificando a sua análise.
	
	Avaliando os dados pesquisados, o agronegócio tem tendência a continuar com uma demanda alta de importação e exportação. Sendo um dos poucos setores, frete a crise enfretado possui tendência de crescimento.Números poderão ser afetdos caso haja mudanças nas previsões climáticas e exportações para países europeus.
	Se, por um lado, a desaceleração da taxa de crescimento do consumo das famílias associada à lenta recuperação da atividade econômica no Brasil ainda é o fator limitante para uma melhor atividade agrícola, por outro, a produção agrícola nacional segue em trajetóriade expansão.
	BARROS, G.S.C. PERSPECTIVAS MACROECONÔMICAS PARA O AGRONEGÓCIO EM 2021. 2021. Dísponivel em: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/opiniao-cepea/perspectivas-macroeconomicas-para-o-agronegocio-em-2021.aspx. Acesso em 09/09/2021.
CELLA, D. CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS AO SUCESSO DE UM EMPREENDEDOR RURAL . Dissertação de Mestrado – ESALQ/USP. 2002
CNA Brasil. PIB do Agronegócio alcança participação de 26,6% no PIB brasileiro em 2020Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/boletins/pib-do-agronegocio-alcanca-participacao-de-26-6-no-pib-brasileiro-em-2020. Acesso em 09/09/2021
DALLAGNOL, R. C. C. Apostila Economia I. FAG- FACULDADE ASSIS GURGACZ, Cascavel, 2008.
IPEA. 2021 . Projeção do valor adicionado do setor agropecuário para 2021 e 2022. Dísponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/tag/pib-agropecuario/ Acesso em: 24/09/2021.
SOUZA, I. MICROECONOMIA: COMO ISSO AFETA SEUS NEGÓCIOS!. 2019. Dísponivel em: https://rockcontent.com/br/blog/microeconomia/. Acesso em 09/09/2021
	
	1
	2 
	
	
	
	1

Continue navegando