Buscar

Métodos de Valoração Ambiental

Prévia do material em texto

Métodos de Valoração Ambiental
Economia Ambiental
1
MÉTODOS DE FUNÇÃO DE PRODUÇÃO
Uma das técnicas de valoração mais simples e, portanto, largamente utilizada, é o método da função de produção. Neste método, observa-se o valor do recurso ambiental.
Z = F(X,E)
Onde: 	Z = produto
	X = conjunto de insumos formado por bens e serviços privados
	E = bem ou serviço ambiental gerado por um recurso ambiental
2
11/12/2019
2
Método da Produtividade Marginal
Este método indireto tem como princípio que alterações no estado de certos atributos ambientais podem influenciar, direta ou indiretamente, os custos. Portanto, o valor dessas variações na produtividade serve como uma estimativa do valor alterado ambiental que as provocou.
Nele atribui-se um valor de uso relacionando a quantidade ou a qualidade de um recurso ambiental .
3
11/12/2019
Método de Mercado de Bens Substitutos
A metodologia de mercado de bens substitutos parte do princípio de que a perda de qualidade ou escassez do bem ou serviço ambiental irá aumentar a procura por substitutos na tentativa de manter o mesmo nível de bem estar da população (DAMOTTA, 1998). Com base em mercados de bens substitutos podemos generalizar quatro métodos que são normalmente de fácil aplicação: Custos Evitados, Custos de Controle, Custo de Reposição e Custos de Oportunidade.
3
Método de Custos Evitados (MCE)
Gastos em produtos substitutos ou complementares para alguma característica ambiental podem ser utilizados como aproximações para mensurar monetariamente a “percepção dos indivíduos” das mudanças nessa característica ambiental (PEARCE, 1993).
4
11/12/2019
Método de Custos de Controle (MCC)
Custos de controle representam os gastos necessários para evitar a variação do bem ambiental e garantir a qualidade dos benefícios gerados à população. 
4
Método Custo de Reposição (MCR)
O MCR se baseia no custo de reposição ou restauração de um bem danificado e entende esse custo como uma medida do seu benefício.
5
11/12/2019
Método de Custos de Oportunidade (MCO)
O método do custo de oportunidade não valora diretamente o recurso ambiental, mas sim, o custo de oportunidade de mantê-lo, ou seja, vale para o produto, mas não para a sociedade.
5
MÉTODOS DE FUNÇÃO DE DEMANDA
Os métodos de função de demanda admitem que a variação da disponibilidade do recurso altera o nível de bem-estar das pessoas e, portanto, é possível identificar as medidas de disposição a pagar (ou aceitar) das pessoas em relação a estas variações.
6
11/12/2019
MÉTODOS DE MERCADOS DE BENS COMPLEMENTARES
Este método tem como princípio que alterações no estado de certos atributos ambientais podem influenciar, direta ou indiretamente, os custos. Portanto, o valor dessas variações na produtividade serve como uma estimativa do valor alterado ambiental que as provocou.
6
Obrigada!
Equipe: Beatriz Severo e Ítala Lopes
7

Continue navegando