Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA Economia Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5
Climatologia e MeteorologiaClimatologia e MeteorologiaAtividade Discursiva: Economia Ambiental
Aluno: Vanderson Ferreira
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária
São Luís
2024
ATIVIDADE DISCURSIVA
Economia Ambiental
Como preconiza a Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Este artigo guarda em si todo um arcabouço de conscientização ambiental, visto que já em décadas anteriores a definição da importância do meio ambiente à sociedade era presente.
Muitas formas de conciliar o meio ambiente e a sociedade tem sido desenvolvidas, entre as quais as metodologias de valoração econômica.
Com base nisto, apresente os métodos de valoração ambiental que se baseiam nas preferências da sociedade pela disposição a pagar ou receber pela manutenção ou uso dos recursos ambientais e como estes se relacionam com o princípio da sustentabilidade.
Com base no enunciado, um método muito interessante de valor econômico atribuído à produção de água pode ser observado no Projeto Conservador das Águas desenvolvido no município de Extrema em Minas Gerais.
Esse projeto é de política pública municipal e tem diversos investimentos financeiros para a conservação ambiental através de um instrumento de pagamento por serviço ambiental. E nesse projeto, a pessoa responsável que vai ser o produtor rural terá que cumprir metas de conservação nas áreas de preservação e de restauração florestal em sua propriedade, além disso irá receber um apoio financeiro que será equivalente a 100 Unidades Fiscais de Extrema por hectare, tudo será de acordo com o Decreto municipal Nº 3.477/2019.
Enfim, esse projeto tem como objetivo de melhorar resultados ambientais, além disso irá permitir que os produtores que irão participar terão ganhos financeiros diretos das práticas de conservação.
image1.png

Continue navegando