Buscar

43d44616-d221-4370-b99f-623b7ec9b1a9

Prévia do material em texto

8
		Radiologia
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Teresópolis, RJ
2022
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Trabalho apresentado ao Curso (Radiologia) para a disciplina [Anatomia e Fisiologia Humana] 
Prof. 
Tutor:  Milena Castilho de Moraes Oliveira
Teresópolis
2022
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
3	CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade apresentar pesquisa feita sobre a proposta da prática da disciplina Anatomia e fisiologia Humana, cuja finalidade é obter informações sobre: às características anatômicas funcionais em um dos sistemas trabalhados; divisão do esqueleto, classificação dos ossos, quanto ao formato. Conhecimento a respeito do sistema ósseo relacionado com uma avaliação radiográfica; influência da constituição e densidade do tecido ósseo; divisão do esqueleto, classificação dos ossos, quanto a forma.
E ainda, falar sobre um dos temas propostos no roteiro a ser escolhido, no caso: Circulação. A importância da circulação sanguínea, se constituem por levar o sangue bombeado pelo coração através das veias e artérias que permeiam por todo corpo humano, possibilitando a vida fluir.
DESENVOLVIMENTO
Pesquisa sobre as principais características anatômicas mais evidentes são pele revestida por escamas impermeáveis, e a posição de locomoção junto ao solo corta em partes e o campo da biologia quer estudar a organização estrutural dos seres vivos os sistemas órgãos e tecidos que constitui em a aparência e aposição das várias partes substancias de que são feitos sua localização e a sua relação com as outras partes do corpo o termo anatomia e geralmente usado como sinônimo de anatomia humana. 
 Sistema esquelético apresenta como funções principais: promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais. Sabemos que a locomoção só e possível graças a uma ação coordenada de ossos músculos e a articulações. 
 Além, da sustentação do corpo são funções dos ossos armazenar cálcio e fosforo, produzir hemácias e leucócitos, armazenar cálcio e fosforo, produzir glicogênio, armazenar glicogênio, produzir hemácias e leucócitos.
 Constituição dos ossos, é a parte orgânica formada por 90% de colágeno e por uma substância a morfa que contem proteínas, que é a parte inorgânica presente em maior quantidade e constituída por cristais de hidroxiatita que dão maior resistência aos ossos. São compostos por sais minerais como: cálcio e fosforo.
 A revelação do filme radiográfico em um sistema de mamografia convencional é uma reação química onde as três etapas básicas constituem a formação da imagem latente, revelação da imagem e afixação da imagem.
 Tecido ósseo e um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular, calcificado a matriz óssea apresenta 50% de parte orgânica e 50%material mineral, 95% colágeno e aos proteoglicanos 
Divisão do esqueleto humano, o esqueleto pode ser dividido em duas porções: porção axial, porção apendicular.
 Classificação dos ósseos, didaticamente costuma-se classificar os ósseos de acordo com a sua forma em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
 Influência da constituição os ossos absorvem grande parte da radiação os ossos aparecem brancos na radiologia os demais órgãos aparecem na chapa na cor cinzas ou preto conhecimento do sistema ósseo sabemos que a locomoção, só é possível graças a uma ação coordenada de ósseos músculos e a articulações o sistema esquelético e essencial nesse processo de movimentação é formado por uma grande quantidade de ósseos perfeitamente interligados que recebe o nome de esqueleto.
Atividades proposta na prática da disciplina de anatomia e fisiologia humana: escrever sobre as características anatômicas funcionais de um dos sistemas trabalhados no roteiro 
O tema escolhido para a pesquisa foi Circulação
Uma ampla rede de vasos leva o sangue a todos os pontos do corpo abastecendo o organismo com nutrientes essenciais à manutenção da vida, a circulação sanguina e o resultado do trabalho coordenado do coração, dos pulmões e das paredes dos vasos sanguíneos que mantem o sangue em constante movimento dentro do corpo do ser humano. A circulação ocorre em um circuito fechado em que o sangue percorre todos os tecidos do organismo: exceto unhas cabelos e pelos; retorna ao coração, em uma pessoa adulta o sangue leva em média um minuto para percorrer todo o corpo. Microcirculação é o nome que se dá a troca de substancias solidas liquidas e gasosas entre o compartimento vascular e os tecidos do organismo na microcirculação, o sangue flui lentamente sob baixa pressão para possibilitar a realização dessa troca são os capilares que fazem a conexão entre o sangue arterial e o venoso formando um circuito fechado.
 Os capilares por sua vez são formados por um emaranhado de vasos finos muito ramificados e permeáveis dois circuitos o caminho entre o coração e os pulmões denominando-se circulação pulmonar ou pequena circulação. A viagem entre o coração e o resto do corpo recebe o nome de circulação sistêmica ou grande circulação. Paredes elásticas, as artérias possuem paredes elásticas, o que permite controlar a alta pressão do sangue provocada pelos batimentos cardíacos. 
Veias são vasos que levam o sangue venoso ao coração, veia cava inferior formada pela confluência das veias que por sua vez, são resultado da confluência de vênulas: profundas as artérias são mais profundas do que as veias, mas podem serem palpadas em alguns pontos do corpo: como no punho e no pescoço. As artérias circulam o sangue oxigenado, elas se ramificam até transformarem-se em capilares arteriais superficiais, os vasos venosos podem ser vistos e poupados com facilidade. Frágeis as veias são mais grossas, porém tem as paredes mais finas do que as artérias válvulas.
 Às veias, onde o sangue circula sob baixa pressão possuem válvulas que impedem o refluxo mantendo a direção do sangue rumo ao coração órgãos do sistema o coração e um órgão de espessas paredes musculares que bombeia o sangue pela rede circulatória nos pulmões ocorre a troca do gás carbônico presente no sangue venoso por oxigênio os rins filtram as impurezas e controlam o nível de água do sangue.
CONCLUSÃO
Conhecer as funções anatômicas e fisiológicas do corpo humano e o sistema de circulação que possibilitam compreender como é formado o esqueleto, as ramificações que são as veias e aterias que transporta o sangue fazendo a troca do sangue venoso pelo oxigênio. Sistema este vital para vida do ser humano com seu habitat.
A complexidade e organização das estruturas do corpo humano é fantástica, pois é uma máquina perfeita. Estudar sobre funções anatômicas e fisiológicas é de suma importância, tendo em vista que o profissional de radiologia precisa ter conhecimentos sobre cada função dos órgãos que compõem o corpo humano.
REFERÊNCIAS
CHAGAS, Barbin, Isabel Cristina. Anatomia e Fisiologia Humana. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Londrina. 2018. 
 
MARIEB, Elaine N. Anatomia e Fisiologia. Disponível em: 
<https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=OTVuzNwZ1IAC&oi=fnd&pg=PR8&dq=anatomia+e+fisiologia+humana&ots=hon_34_LZ&sig=agxRk1zVhcFjK1_0Oz19jKD83pE#v=onepage&q=anatomia%20e%20fisiologia%20humana&f=false> acesso em: 15 de março de 2022.
WOLTERS KLUWER. Human Anatomy Atlas. Disponível na: Biblioteca Virtual. Acesso em: 15 de março de 2022.

Continue navegando