Buscar

exame 2022

Prévia do material em texto

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE
Exame Normal
Data: 20 de Agosto de 2022
Disciplina: Comércio Internacional & Integração Económica Regional 
Curso: Gestão de Empresas 
3º Ano
Responde de forma clara a s seguintes questões, evitando rasuras 
1. No entender dos mercantilistas qual era o papel reservado ao comércio internacional?
Mercantilismo é uma teoria política - comercial desenvolvida na Europa entre os séculos XV e XVIII, durante a época Moderna, e que exaltava o valor absoluto do Estado e a criação da riqueza.
· Mercantilismo defendia o controlo do comércio internacional: necessidade de um fluxo de metais preciosos; controlo de consumo interno; incentivo de produção; protecção aduaneira;
· Enriquecimento: proibição das exportações de barras de outro e prata;
· Monopólio do comércio com o exterior: concentrar o comércio externo nas mãos do poder real ou através de companhias majestáticas.
No geral, o fim último do Mercantilismo era a obtenção de uma balança comercial superavitária, isto é, um excedente do valor das exportações sobre as importações. 
2. O comércio internacional tem um papel importante para o desenvolvimento dos países. Indique os principais desafios que os países em desenvolvimento enfrentam no comércio internacional. 
· Exportadores de matérias-primas;
· Fornecimento de mercadorias de forma não fixa.
· Contínuo aumento dos termos de troca das commodities.
· Ausência de uma economia de escala
· Mão-de-obra barata
· Uso de meios rudimentares de produção/fraco avanço tecnológico 
3. Políticas comerciais clássicas demonstram os benefícios do livre comércio, contudo a teoria protecionista nos diz que devemos proteger o nosso mercado de indústrias estrangeiras. Na sua opinião, concorda ou não com o livre comércio? Porquê? Apresente os argumentos a favor e contra a indústria nascente. 
Argumento correcto: concordar com o livre comércio
Argumento principal a favor do Proteccionismo:
Protecção da indústria nascente. Contudo, a falta de tecnologia e ao início da escala de produção reduzida podem levar uma determinada indústria a não chegar a se concretizar ou, se já em funcionamento, talvez não possa concorrer de forma bem-sucedida com empresas estrangeiras firmemente estabelecidas no mercado.
Argumento contra e favorável ao livre comércio: O Proteccionismo lesa a competitividade das empresas e prejudica os consumidores. Até quando saberemos que as empresas atingiram a sua maturidade para competir com empresas estrangeiras no mercado doméstico?
4. Quais são os objetivos da política da OMC e quais são os instrumentos principais para se conseguir esses objetivos?
Os objectivos da OMC são:
· a elevação dos padrões de vida
· a realização do pleno emprego
· o crescimento da renda real e efectiva demanda e
· a expansão da produção e do comércio de bens e serviços.
Os dois instrumentos principais, ou meios, para alcançar os objectivos da OMC são:
· os acordos para a redução das barreiras sobre comércio e
· a eliminação da discriminação.
5. Porque o processo de integração económica pode resultar em menor bem-estar do que a adopção de políticas comerciais independentes?
A integração económica regional pode provocar o desvio de comércio e levar à redução do bem-estar porque os produtos do resto do mundo, de certeza mais baratos, são preteridos a favor daqueles produzidos por um país do bloco regional.
1

Continue navegando